SAD do Benfica entre as que estão a ser alvo de buscas pela PJ

As instalações das SAD de Benfica, Sporting CP e Santa Clara estão a ser alvo de buscas na manhã desta segunda-feira. Segundo noticia a edição online da revista Sábado, em causa estarão processos relacionados com três jogadores líbios: o extremo esquerdo Hamdou Elhouni, o médio defensivo Mohamed Al-Gadi e o médio ofensivo Muaid Ellafi.

Os três jogadores passaram pelo clube dos Açores, sendo que Hamdou Elhouni chegou a ser transferido para o Benfica, em 2016. O valor da transferência não foi anunciado publicamente e Elhouni acabou logo por ser emprestado ao Chaves e, mais tarde, cedido a custo zero ao Aves.

A Polícia Judiciária também realiza esta manhã buscas na SAD do Sporting.

As autoridades investigam a eventualidade de ter havido branqueamento de capitais no período compreendido entre 2011 e 2014.

O processo terá a ver com a entrada de capital na SAD do Sporting por parte da empresa Holdimo.

No total, a operação levada a cabo esta manhã por Ministério Público (MP), Polícia Judiciária (PJ) e Autoridade Tributária (AT) terá conduzido a 20 buscas, entre as quais empresas e residências particulares, sobretudo em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. Os crimes que estão a ser investigados no processo são fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais, falsificação de documento, participação económica em negócio e recebimento indevido de vantagem.

V. Setúbal, Aves. Marítimo e Paços de Ferreira também estarão a ser alvo desta investigação.

A Procuradoria-Geral da República confirmou, sem revelar clubes e nomes envolvidos, a realização de buscas no âmbito de investigações relacionadas com negócios do futebol. Em causa, pode ler-se, estão factos suscetíveis de integrarem crimes de participação económica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva no fenómeno desportivo, fraude fiscal qualificada e branqueamento.

Eis o comunicado na íntegra:

«Ao abrigo do disposto no art.º 86.º, n.º 13, al. b) do Código de Processo Penal, confirma-se a realização, no âmbito de investigações dirigidas pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), de 29 buscas, sendo:

– oito domiciliárias;
– uma, a uma fundação;
– seis, a instalações de três sociedades desportivas;
– nove, a outros tipos de sociedade;
– três, a dois clubes desportivos; e
– duas, a dois escritórios de advogados.

Decorrem em vários locais do país e contam com a participação de magistrados do Ministério Público e dos tribunais de Instrução Criminal, inclusive, o Central e elementos da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária.

Nos inquéritos investigam-se factos suscetíveis de integrarem crimes de participação económica em negócio ou recebimento indevido de vantagem, corrupção ativa e passiva no fenómeno desportivo, fraude fiscal qualificada e branqueamento.

Estão em causa negócios de diversa natureza, todos relacionados com o futebol profissional e relativos, nomeadamente, a contratos de parceria de cooperação financeiro-desportiva e respetivos aditamentos bem como a acordos de alteração de contrato de parceria.

Investigam-se ainda a aquisição dos direitos desportivos e económicos dos jogadores por parte de clubes nacionais de futebol, empréstimos concedidos a um destes clubes e a uma sociedade desportiva por um cidadão de Singapura com interesses em sociedades sediadas nas Ilhas Virgens Britânicas e a utilização das contas do mesmo clube e de outro, para a circulação de dinheiro.

As investigações incidem igualmente sobre o envolvimento de outros tipos de sociedades (algumas ligadas ao setor imobiliário), o pagamento em dinheiro de prémios de jogo, a satisfação de dívidas pessoais de dirigentes, a utilização por estes de valores dos clubes e a omissão declarativa de operações fiscalmente relevantes.

As investigações prosseguem sob direção do Ministério Público com a coadjuvação da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária.

Lisboa, 9 de novembro de 2020»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.