Jorge Jesus desvaloriza vantagem para Porto antes de jogar no Bessa

Na véspera da visita do Benfica ao terreno do Boavista, em jogo da 6.ª jornada da Liga NOS, Jorge Jesus alertou para a qualidade do adversário, garantindo que “é uma equipa que tem mais valor do que aquilo que a classificação reflete”.

Em conferência de Imprensa no Benfica Campus, o treinador encarnado reforçou a total confiança em Gilberto e Diogo Gonçalves (opções para a lateral direita), analisou a adaptação de Everton ao futebol português, assumindo-se satisfeito com a prestação do extremo, e avaliou ainda o momento dos rivais na competição, considerando que todos os candidatos ao título estão sujeitos a atravessar momentos menos bons.  

Disse que o Benfica tinha feito a melhor exibição coletiva diante do Standard Liège. Os Benfiquistas podem esperar ainda mais?

Senti que foi o melhor jogo feito pela equipa até à data. O melhor jogo porque, em tudo aquilo que definimos como momentos do jogo, a equipa esteve bem. Trabalhamos diariamente e, tal como todas as equipas, o Benfica ainda vai melhorar. Agradou-me a exibição. A equipa teve momentos de jogo muito bonitos. 

Jorge Jesus Treinador do Benfica Antevisão jogo com Boavista

“EVERTON TEM CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS”

O Boavista vale mais do que aquilo que a classificação demonstra?

O Boavista é um clube carismático. É um clube com tradição no futebol português. Tem mais valor do que aquilo que a classificação reflete, mas isso são momentos que as equipas têm. O Boavista tem neste ano jogadores muito conhecidos, portanto, vamos encontrar uma equipa complicada e um jogo muito difícil como normalmente é no Bessa. Este desafio não vai fugir à regra.

Esperava à 6.ª jornada estar com mais cinco pontos do que o FC Porto? Poderão ser oito em caso de vitória no Bessa… O que pode significar se o Benfica conseguir essa distância? 

Neste momento, vamos para a 6.ª jornada com cinco pontos [de avanço], falta-nos fazer o sexto jogo. É isso que conta agora. Se esperava? Esperava que a equipa tivesse o rendimento que está a ter e esperava, como é normal, ganhar todos os jogos. Em relação à pontuação dos rivais, são fatores dos campeonatos e dos jogos. Vai acontecer a todos.

Jorge Jesus Treinador do Benfica Antevisão jogo com Boavista

Com André Almeida lesionado, quem dá mais garantias para o lado direito da defesa, Gilberto ou Diogo Gonçalves?

São dois jogadores cuja componente ofensiva é mais forte do que a defensiva. Neste momento, são as duas opções que temos para a posição de lateral-direito. O Gilberto, nos dois jogos que fez depois da lesão do André [Almeida], esteve sempre bem. O Diogo também jogou bem contra o Standard Liège, tendo sido o primeiro jogo que fez naquela posição comigo. Os jogadores dão-nos garantias absolutas. Estou tranquilo em relação a um e a outro.

“GILBERTO E DIOGO [GONÇALVES] DÃO-NOS GARANTIAS ABSOLUTAS”

Everton é dos jogadores mais utilizados. Como está a ser a sua adaptação?

O Everton tem características especiais e é por isso que fez sempre a diferença nos jogos que realizou no Grémio e até na seleção brasileira. Está a adaptar-se. O futebol europeu é muito mais exigente em conquistar espaço sem ser individualmente. Ele sente que há menos espaço para jogar aqui do que aquele que há no Brasil. Mas não é só ele. O Pedrinho e o Gilberto também se estão a adaptar. São três jogadores que ainda não atingiram o nível deles, mas são atletas com muito talento. O Everton é de seleção e é um jogador a quem exigimos mais porque conhecemos todas as capacidades que tem. Ele hoje já tem algo que no Brasil não fazia tanto. Falo da componente defensiva. No Grémio pouco defendia e o jogo ofensivo passava muito por ele. Aqui no Benfica tem de ter outros movimentos defensivos que por vezes o afastam um pouco mais das zonas do golo. São as ideias da equipa, e ele, a pouco e pouco, está a adaptar-se. Tem estado nos jogos todos e ainda não lhe dei muito descanso. O rendimento dele ainda não está no seu máximo, mas é um rendimento sempre alto. Isso é que faz a diferença nos grandes jogadores.

Jorge Jesus Treinador do Benfica Antevisão jogo com Boavista

O que é que está a fazer com que o FC Porto tenha perdido tantos pontos?

As três equipas grandes nem sempre começam bem. É normal. O facto de não começar bem não quer dizer que não acabe melhor. O Campeonato está na 6.ª jornada, faltam muitos pontos e a qualquer momento se perde pontos. São momentos que as equipas têm. Não me surpreende nada. O Benfica tem é de procurar somar vitórias. Estamos focados no que temos de fazer e não valorizo muito o facto de os nossos rivais poderem perder mais pontos. Sabemos que é um campeonato grande e, durante a competição, todos vão viver momentos melhores e piores. Neste momento está a acontecer com o FC Porto.

“OS JOGOS DOS MEUS ADVERSÁRIOS NÃO SÃO TEMA PARA MIM”

Está surpreendido por o Sporting ser o rival mais próximo do Benfica na classificação?

Os três grandes são sempre candidatos a serem vencedores do Campeonato. Isto é algo recorrente, mas, como é normal, nem todos começam bem. Não estou surpreendido com a prestação do Sporting até então, está dentro do normal, tal como o Benfica está dentro do normal. A única anormalidade aqui, neste momento, é o FC Porto, contudo, a qualquer momento pode recuperar. O que está a acontecer com eles, também pode acontecer ao Benfica e ao Sporting durante a época.

Jorge Jesus Treinador do Benfica Antevisão jogo com Boavista

Pode comentar a arbitragem do jogo entre o Paços de Ferreira e o FC Porto?

Eu vi alguns lances, mas não vi o jogo. O que me importa analisar ou, possivelmente, criticar, se o tiver de fazer, vai ser nos jogos em que o Benfica está inserido. Os jogos dos meus adversários não são temas para mim. Há alguns casos, nomeadamente na 1.ª Liga, onde há decisões do VAR e da arbitragem que temos de melhorar. Há que pensar nisso e ver o que se pode fazer para melhorar. Mais do que isso não me compete a mim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.