Jesus na análise ao jogo e às palavras de Bernardo Silva

A equipa do Sport Lisboa e Benfica enfrentou o Belenenses SAD na 5.ª jornada da Liga NOS. Após o triunfo por 2-0 no Estádio da Luz, o treinador Jorge Jesus analisou, em conferência de Imprensa, a exibição do conjunto que lidera.

Após o jogo com o Belenenses SAD, foi Jorge Jesus instado a comentar a publicação de Bernardo Silva nas redes sociais, em que o antigo jogador do Benfica deixa críticas ao trabalho da Direção de Luís Filipe Vieira no passado recente. Estava dado o mote para Jesus contar «a verdade» sobre a saída de Bernardo da Luz.

«Durante muitos anos nunca quis falar muito sobre o Bernardo Silva, porque ele durante muitos anos se meteu comigo do ponto de vista da relação treinador/jogador. Comigo tudo bem, agora com o presidente do clube que o ajudou a crescer, que dá todas as condições aos jovens como ele de sair para clubes melhores, é de uma ingratidão muito grande. O pior defeito que o Homem pode ter é ser ingrato. Pode ter ideias diferentes, não pode é ser ingrato», argumentou o treinador das águias, em conferência de imprensa.

«Às vezes ele dava-me umas facadazinhas sobre a posição de lateral-esquerdo. O que eu vou dizer é a verdade. Fui eu que subi o Bernardo Silva à equipa principal do Benfica, levei-o para a digressão de pré-época. Quando chegámos a Portugal ele perguntou-me quais eram as ideias que tinha para ele. Queria saber se jogava. Perguntei-lhe: ‘Sai o Nico [Gaitán] ou o Salvio e jogas tu?’ Tenho possibilidade de sair e peço ao mister que me deixe sair. Tenho um contrato no Mónaco onde posso ganhar vinte vezes mais do que no Benfica, preciso de ajudar a minha família e preciso que o mister me deixe sair. Disse-lhe que falasse com o presidente. Esta é que foi a verdade de o Bernardo Silva ter saído do Benfica. Não foi por o ter metido a lateral esquerdo. Everton chegou agora e já fez alguns treinos a lateral esquerdo para aprender. Estou a contar a verdade passados estes anos todos porque ele foi ingrato com o presidente do Benfica, não soube compensar aquilo que o Benfica e o presidente fizeram por ele», criticou.

Na passada quinta-feira, o Benfica foi à Polónia vencer o Lech Poznan, por 4-2, no arranque da fase de grupos da Liga Europa. Esta segunda-feira, na Luz, impôs-se ao Belenenses SAD por dois golos sem resposta. Qual o desfecho preferido de Jorge Jesus?

«Se o estádio tivesse público queria 4-2, como não tem prefiro 2-0. O espetáculo é importante mas valorizo muito a qualidade defensiva da minha equipa. Cinco jogos, cinco vitórias. É uma entrada forte da equipa do Benfica. É preciso dar continuidade, temos jogos de três em três dias, há sinais de fadiga e vou ter de mexer mais na equipa», antecipou, em conferência de imprensa.

Mas logo fez a ressalva: «Não me posso queixar, o Benfica tem plantel para isso. Se tivermos de mudar onze, jogam outros onze.»

Grimaldo saiu de maca no jogo com o Belenenses SAD. Jorge Jesus não sabe ainda qual a gravidade da lesão do lateral esquerdo espanhol, mas sabe quem está na linha da frente para o substituir, se tal for necessário.

Questionado sobre se Franco Cervi poderá ser uma alternativa para a posição, respondeu: «Caso seja necessário. Não sei a gravidade da lesão, sei que foi no tornozelo. Espero que não seja nada de grave. O lugar vai ser do Nuno [Tavares]. A não ser numa situação de emergência. Se a lesão for prolongada teremos de fazer adaptações. Cervi? Se tiver de ser, será. Na pré-época ele fez jogos nessa posição.»

Face à lesão grave de André Almeida, a que se junta agora a dúvida em torno de Grimaldo, estará Jorge Jesus perante um desafio para formar a linha defensiva do Benfica?

«Com a saída do Rúben Dias, do André e agora do Grimaldo só ficou o Vertonghen, que também entrou na equipa. Temos trabalhado a equipa do ponto de vista defensivo, e hoje [frente ao Belenenses SAD] esteve melhor do que na Polónia [com o Lech Poznan]. Os polacos colocaram questões que o Belenenses não colocou, hoje foi mais fácil», referiu.

Seferovic e Darwin formaram a dupla atacante do Benfica frente ao Belenenses SAD. O suíço abriu a contagem na primeira parte, o uruguaio fez o segundo das águias, após assistência de Waldschmidt, que entrara para o lugar de Seferovic.

«Darwin é um menino, tem 20 anos. Tem jogado todos os jogos os 90 minutos. É jovem mas não é de ferro. Não sei se o vou lançar na quinta-feira. Não foi só com Darwin e Waldschmidt que a equipa começou a jogar melhor, com a entrada do Pizzi também começou a ter mais bola», analisou Jorge Jesus.

«Seferovic e Waldschmidt têm características diferentes. Luca não jogou de início porque também já estou a pensar no jogo de quinta-feira [com o Standard Liège]. Estou a pensar sempre à frente. Luca entrou e também fez a diferença. O Luca põe o Darwin a jogar mais, por isso é que são eles a dupla», sublinhou.

«Neste jogo apostei no Seferovic porque o Belenenses joga com três centrais. Se ganhássemos os corredores laterais podíamos aproveitar o facto de ele ser forte no jogo aéreo. Fez um golo e as coisas correram como planeado», assinalou.

Gabriel foi ausência notada no meio-campo do Benfica frente ao Belenenses SAD. Jorge Jesus atribuiu a ausência do brasileiro à alta rotação com que disputa todos os jogos. Quinta-feira, frente ao Standard Liège, estará de regresso ao onze. Salvo qualquer imponderável.

«Gabriel fez os 90 minutos nos últimos três jogos. Vai jogar quinta-feira. Tinha de lhe dar alguma folga, no corredor central é o nosso jogador mais intenso quando não temos bola», realçou o treinador dos encarnados.

Julian Weigl foi titular no dérbi lisboeta.

«Julian tem outras características, é mais refinado tecnicamente no primeiro passe, e fez um belíssimo jogo. Se nada acontecer até quinta-feira, agora com isto do Covid nunca se sabe, Gabriel vai jogar», antecipou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.