Benfica mete a quinta… vitória seguida na Liga NOS

Detentor do melhor ataque da prova (15 golos), o Benfica, com uma atuação firme, superou o Belenenses SAD na 5.ª jornada da Liga NOS, ganhando por 2-0 no Estádio da Luz. Seferovic e Darwin coloriram o resultado que valeu a quinta vitória do líder, um pleno de triunfos que, nesta fase do Campeonato, não acontecia há 38 anos (desde 1982).

Com algumas (poucas) modificações no onze, tomando como referência as escolhas feitas na quinta-feira passada aquando do jogo (e da vitória) em Poznan na Liga Europa, o Benfica teve Weigl (centro) e Rafa (direita) como caras novas no meio-campo, além de Seferovic, que partilhou o eixo do ataque com Darwin.

Benfica Belenenses 5.ª jornada Liga NOS

O 4x4x2 arquitetado por Jorge Jesus caiu sobre a zona defensiva do Belenenses SAD nos primeiros instantes do desafio e depressa desbloqueou o marcador.

Ao minuto 6, num lance de ataque com rápida circulação de bola, a ofensiva alongou-se pela esquerda, com Everton no comando e Rafa a dar continuidade, abrindo na direção da linha lateral para o cruzamento de Grimaldo. O esférico sobrevoou depois os centrais e pingou na zona do segundo poste, onde Seferovic, de cabeça, concluiu com êxito (1-0). O internacional suíço anotou o seu quarto golo no Campeonato!

Benfica Belenenses 5.ª jornada Liga NOS

A equipa benfiquista abafava o adversário e o segundo golo esteve para ser celebrado ao minuto 9, quando se viu Everton a acelerar, a romper na área e a chutar de pé direito. O guarda-redes André Moreira esticou-se e, por instinto, negou o 2-0 com a perna esquerda. O canto cedido acabou por ser um mal menor para o visitante.

Perto da meia hora, mais uma jogada acelerada do Benfica, com Everton a assistir, com um toque de cabeça, a finalização de Darwin. O remate (um cabeceamento) saiu à figura do guardião André Moreira.

Dentro do último quarto de hora da etapa inicial, o Belenenses SAD começou a libertar-se da pressão benfiquista e a procurar a grande área contrária. Tentou a sua sorte em remates de zonas exteriores e conquistou um par de cantos, com a organização defensiva dos anfitriões a superiorizar-se.

Os encarnados, que viram Taarabt espreitar a baliza do Belenenses SAD num remate de fora da área aos 43′, terminaram a primeira parte com 61% de posse de bola, mas apenas um golo faturado.

Benfica Belenenses 5.ª jornada Liga NOS

O Benfica entrou na segunda parte apostado em desnivelar o resultado, mas o Belenenses SAD, bem arrumado taticamente, comprovou que é uma equipa difícil de bater, espreitando eventuais contragolpes venenosos, que as águias não consentiram.

Jorge Jesus alterou o conteúdo do coletivo aos 58′: saíram Taarabt e Seferovic, entraram Pizzi e Waldschmidt. E o avançado alemão, muito bem servido por Everton, ficou a centímetros do golo aos 63′, com o remate rasteiro na área, pela esquerda.

A equipa benfiquista apertava e o 2-0 adivinhava-se. Darwin marcou ao minuto 65, mas a jogada foi invalidada por fora de jogo. E o avançado voltou à carga aos 69′, recebendo um passe de Rafa e disparando com força, mas André Moreira sacudiu para canto.

Má notícia para os encarnados aos 70′Grimaldo, ao efetuar um carrinho, lesionou-se no tornozelo esquerdo, foi retirado de maca do relvado e substituído por Nuno Tavares (73′).

Benfica Belenenses 5.ª jornada Liga NOS

As águias atacaram, procuraram as redes do Belenenses SAD e foram compensadas aos 75′. No comando do ataque, Waldschmidt mostrou visão e precisão num passe a rasgar a linha defensiva adversária, explorando a velocidade e a codícia de Darwin, que, em velocidade, superou o central Tomás Ribeiro e o guarda-redes André Moreira, batendo o esférico para dentro da baliza. Foi o primeiro golo do camisola 9 do Glorioso nesta Liga NOS (depois do hat-trick europeu na passada quinta-feira…), e também a primeira assistência de Waldschmidt no Campeonato.

Samaris e Pedrinho foram a jogo aos 78′, rendendo Everton e Rafa. Jorge Jesus refrescava o meio-campo do Benfica, que tinha a partida e o adversário na mão. Controlando os acontecimentos por completo, as águias averbaram mais três pontos e tornaram a não sofrer golos na Liga NOS.

Benfica Belenenses 5.ª jornada Liga NOS

Com este resultado, o Benfica continua na liderança do campeonato com 15 pontos, mais cinco que Sporting (menos um jogo) e FC Porto. Já o Belenenses SAD é o 15.º classificado com cinco pontos.

Já na próxima quinta-feira, 29 de outubro, há novo desafio no Estádio da Luz, mas relativo à Liga Europa, com o Benfica a receber o Standard Liège na 2.ª jornada do Grupo D (20h00).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.