“Foi uma vitória categórica do Benfica, sempre por cima do jogo”

Jorge Jesus saiu bem satisfeito com a vitória do Benfica na Polónia, até pela qualidade que reconheceu ao adversário. No entanto, para o treinador, as águias estão muito fortes. Reconheceu o mister nas flash interview.

«Foi uma vitória categórica do Benfica, esteve sempre por cima do jogo. O Lech durante um ano só perdeu aqui um jogo, é uma equipa atrevida, fez-nos dois golos e foi a equipa que conseguiu fazer mais remates à nossa baliza. Mas também pagou caro o seu atrevimento. Fizemos quatro golos e poderíamos ter feito mais», disse na habitual flash interview.

Confrontado com a ambição de chegar à final da competição, Jorge Jesus referiu: «O nosso objetivo é chegar à final, mas temos de ir jogo a jogo. Depois da fase de grupos entram equipas de Champions. Esta equipa é melhor que o PAOK, mas o Benfica está mais forte.  Tivemos alguns momentos complicados, mas sentiu-se sempre que poderíamos marcar golos.»

Jorge Jesus não tem dúvidas sobre a qualidade de Darwin Núñez, considerando mesmo que o avançado uruguaio vai ser de top mundial.

«O Darwin é um miúdo, tem 21 anos. Há muita coisa do jogo que ainda vai aprender comigo no Benfica. Mas toda esta capacidade de decisão, execução, finalização, velocidade… Se foi o mais caro da história do Benfica [24 milhões de euros], com a pandemia não sei mas seria também o jogador mais caro a sair do Benfica. Este miúdo vai ser top no mundo e, infelizmente para mim, vou perdê-lo em pouco tempo», disse Jorge Jesus na flash interview à Sport TV.

Ao quinto jogo, nem um mês depois de ter chegado à Luz, Nicolás Otamendi foi o capitão do Benfica na segunda parte do jogo com o Lech Poznan. Jorge jesus explicou que se tratou de uma opção sua.

«O capitão, na minha opinião, deve saber transmitir liderança ao grupo. Quando cheguei ao Benfica já estavam distribuídos os capitães, eram cinco contando com o Samaris. Saíram dois, o André Almeida [lesionado] e o Rúben Dias [transferido para o Manchester City], mas eu, quando chego a um clube, coloco sempre um dos novos. Só podia ser o Otamendi, porque o Vertoghen não sabe falar português», justificou.

Na flash interview à SIC, o treinador, porém, foi confrontado pelo facto de a sua escolha não ser bem recebida pelos adeptos, uma vez que Otamendi jogou anteriormente pelo FC Porto. Resposta de Jorge Jesus: «Se os adeptos andarem a pensar onde jogou o Otamendi, onde jogou o Gabriel… então não têm jogadores. Têm os que começam aos 10 anos no Seixal e não têm nada. Não têm jogadores, não têm treinador, não têm ninguém… O futebol não é isso. (…) Isso já não existe no mundo e em Portugal também tem de acabar.»

Jorge Jesus fez, em conferência de Imprensa, a análise ao Lech Poznan-Benfica (2-4), jogo da 1.ª jornada do Grupo D da Liga Europa.

Jorge Jesus elogiou a exibição do Benfica na vitória frente aos polacos do Lech Poznan (2-4),  na ronda inaugural do Grupo D da Liga Europa. O técnico destacou o valor e o “atrevimento” do adversário, naquela que considera uma “vitória categórica” dos encarnados. 

Além de explicar as razões que o levaram a entregar a braçadeira de capitão a Otamendi, em conferência de Imprensa na Polónia, o técnico mostrou ainda não ter dúvidas sobre a qualidade de Darwin, considerando mesmo que o avançado uruguaio vai ser “de top mundial”.

Lech Poznan-Benfica Liga Europa

Análise ao jogo

“A caminhada é jogo a jogo, não sei onde vamos chegar. Foi uma vitória categórica da equipa do Benfica, que teve sempre por cima do jogo e do resultado, sabendo que jogávamos com um adversário que realizava o quinto jogo para as competições europeias e tinha ganhado todos os jogos aqui. Aliás, durante um ano, esta equipa só perdeu um jogo aqui. Sabia que queríamos começar com uma vitória, sabendo que íamos encontrar uma boa equipa. Foi vice-campeã da Polónia, não é o campeonato do Luxemburgo nem de outros países, é um campeonato forte. É um adversário atrevido, tanto que marcou dois golos. Mas pagou pelo seu atrevimento. Fizemos quatro golos, mas podíamos ter feito mais. Do ponto de vista ofensivo, fizemos um excelente jogo, fazer quatro golos fora numa competição europeia é sempre bom.”

“FIZEMOS QUATRO GOLOS, MAS PODÍAMOS TER FEITO MAIS”

“Tivemos, durante o jogo, alguns momentos complicados, mas sentia-se que o Benfica poderia marcar a qualquer momento e foi o que aconteceu. Mas é verdade que tivemos mais problemas defensivamente do que temos tido no campeonato em Portugal. Esta equipa mete seis/sete jogadores em cima da nossa última linha e colocou-nos alguns problemas. Para além de ter gostado muito da equipa do Benfica, gostei muito do nosso adversário. Não jogámos sozinhos, jogámos com uma equipa com muito valor.

Lech Poznan-Benfica Liga Europa

“DARWIN? ACERTÁMOS EM CHEIO!”

Estreia a marcar e… um hat-trick!

“Estamos encantados com o jogo dele e com a vitória do Benfica. Além dos quatro golos, foi importante o Darwin ter marcado pela primeira vez – e logo três! Está a demonstrar no campeonato português a sua qualidade para assistir os companheiros para golo. Hoje foi a vez dele. Fez um jogo de outro patamar. Temos a certeza de que contratámos um grande jogador, que no futuro será um jogador top mundial. Acertámos em cheio. Ele é um miúdo, tem 21 anos, há muita coisa do jogo que ele não sabe e ainda vai aprender. Mas toda esta capacidade de decisão, de execução, de finalização e de velocidade… Se este jogador foi o mais caro da história do Benfica, sem pandemia seria também a venda mais cara do Clube. Infelizmente para mim, se calhar em pouco tempo vou perdê-lo.”

Otamendi como capitão

“Como sabem, quando cheguei ao Benfica, os capitães já estavam distribuídos. Eram cinco [Jardel, Pizzi, André Almeida, Rúben Dias e Samaris], saíram dois – André [Almeida, por lesão] e o Rúben Dias – e eu quando chego a um clube o facto de esse clube ter três ou quatro capitães pelo tempo, não me diz nada. Eu é que escolho os capitães e escolho sempre um novo. Dos cinco quero um que tenha chegado. Hoje só podiam ser dois, Otamendi ou Vertonghen, pela experiência. Vertonghen só sabe falar inglês, Otamendi fala português e como no jogo o sub-capitão podia ser ele, foi por esse motivo. Na minha opinião, o capitão tem de saber transmitir ao grupo toda uma liderança, pela experiência e personalidade, independentemente da idade. Vai continuar a ser um dos cinco capitães.”

Lech Poznan Benfica Liga Europa

“ACREDITO MUITO NO NUNO TAVARES”

Saída de Grimaldo para a entrada de Nuno Tavares

“É verdade que acredito muito no Nuno [Tavares], acho que vai ser um jogador de futuro, não só do Benfica, mas também na Seleção Nacional. Claro que hoje ainda não está pronto para isso, há muita coisa a aprender, mas a pouco e pouco vamos-lhe dando jogo. Hoje senti que não estava a ser fácil para o Grimaldo parar o jogador que estava a atuar na zona dele e pensei que o Nuno Tavares – pelo seu poder físico – pudesse parar mais o jogo daquele jogador. O Grimaldo é um jogador muito forte ofensivamente. Foi esse o motivo da mudança dele pelo Nuno [Tavares], acreditei que o Nuno quando entrasse ia parar aquele lado direito da equipa do Lech.”

Lech Poznan-Benfica Liga Europa

Substituição de Pizzi

Foi por opção. Estava a ver o jogo e – não que o Pizzi estivesse a jogar mal – percebi que poderia haver alguma facilidade de ganhar aquele corredor com um jogador com mais largura, com outras características que não aquelas que o Pizzi tem. O Pizzi é um jogador mais de espaço interior. A ideia foi meter o Rafa, nem avancei para o Pedrinho porque também não é um jogador muito de corredor, é mais de espaço interior. Foi uma mudança tática e estratégica, de acordo com aquilo que o jogo estava a ditar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.