O perfil de Todibo e a sua ambição no Benfica

Jean-Clair Todibo foi, esta terça-feira, apresentado como novo jogador do Benfica e mostrou ambições de chegar longe na Liga Europa ao serviço das águias.

«Estou muito feliz, fui muito bem recebido. É o topo. Do futebol português conheço o Benfica, o FC Porto e o Sporting, sei que o Benfica ganhou duas Ligas dos Campeões e tem 37 campeonatos nacionais. São a melhor equipa do campeonato português e jogam sempre para ganhar. Quero fazer o maior número de jogos, chegar o mais longe possível na Liga Europa e, claro, ganhar o campeonato», apontou o defesa-central francês em entrevista à BTV.

Quem é Jean-Clair Todibo?

Nascido a 30 de dezembro de 1999 em Caiena, na Guiana Francesa, o defesa-central Jean-Clair Todibo, reforço do plantel profissional do Sport Lisboa e Benfica, vem diretamente de um colosso do futebol europeu – o FC Barcelona.

O novo jogador das águias – que chega por empréstimo de um ano – começou desde cedo a dar os primeiros toques na bola e sempre aliou outros desportos ao futebol. Wrestling, judo e atletismo eram apenas algumas das modalidades praticadas.

Todibo Perfil Jogador SL Benfica 2020/21

United antes de voar no Toulouse

Com nove anos de idade, Todibo sofreu um acidente que quase o impedia de continuar a jogar futebol. “Estava a sair de casa para ir para o judo. Atravessei a estrada e um carro atropelou-me. Foi um grande acidente, mas já faz tudo parte do passado”, explicou o central, que recuperou a 100 por cento e deu os primeiros passos no FC Les Lilas 93

Recentemente, numa entrevista à revista desportiva francesa “Onze Mondial“, Todibo falou sobre o seu percurso futebolístico e não só. Revelou que, antes do início do seu trajeto profissional, chegou a “treinar” no Manchester United.

Foi um sonho tornado realidade, mas, na verdade, ainda não tinha feito nada. Foi apenas um treino de captação. Tudo correu bem, mas não fui escolhido. Não sei por que razões, até hoje não recebi nenhuma explicação”, contou.

primeiro contrato profissional do defesa-central seria oferecido pelo Toulouse…

Todibo Perfil Jogador SL Benfica 2020/21

A sua estreia como profissional aconteceu a 19 de agosto de 2018, num jogo contra o Bordéus. Nessa temporada, Todibo atuou em nove partidas pela equipa B e dez pela principal. Curiosamente o único golo do central como profissional aconteceu no ano de estreia.

30 de setembro de 2018, e a jogar com menos um atleta, o Toulouse perdia em casa do Rennes por 1-0, todavia, aos 88′ tudo mudou. Todibo subiu ao “terceiro andar”, correspondeu da melhor forma ao cruzamento e cabeceou sem hipótese para o golo do empate.

Todibo Perfil Jogador SL Benfica 2020/21

Muitos interessados, um destino: Barcelona 

Não tardou que os holofotes fossem apontados ao jogador natural da Guiana Francesa. O Manchester City andava atrás do defesa-central depois de perceber que o seu contrato estava prestes a expirar. Segundo as notícias da altura, Liverpool e Wolverhampton mantinham-se atentos à situação, tendo em conta que seria uma operação acessível e possivelmente rentável a médio prazo. 

Em cena entrou um outro clube que chamou a atenção de Todibo. As palavras de Eric Abidal e Ernesto Valverde foram determinantes para convencer o agora jovem de 20 anos a assinar pelo FC Barcelona.

Todibo Perfil Jogador Benfica 2020/21

“É um atleta que consegue jogar em várias posições. É bom pelo arcalmo com bola e muito jovemSerá um jogador-chave no futuro“, declarou Eric Abidal, na altura diretor-desportivo dos blaugrana, no momento da contratação.

Apesar de reconhecer toda a sua qualidade, o treinador Ernesto Valverde nunca fez de Todibo um dos indiscutíveis do Barcelona. Gerard Piqué e Samuel Umtiti davam as garantias que o técnico necessitava, por isso o Todibo teve poucas oportunidades para demonstrar o porquê de ter sido contratado.

Ele é muito forte e muito rápido. Não tem receio de sair a jogar com a bola nos pés. Tem qualidade para melhorar ainda mais como jogador”, comentou Valverde.

Todibo Perfil Jogador SL Benfica 2020/21

Matthäus: “O melhor defesa-central que vi em muito tempo”

Com o jogador tapado por grandes nomes do futebol europeu, o Barcelona aceitou emprestar Todibo aos alemães do Schalke 04. A chegada à Bundesliga trouxe uma nova realidade para o atleta, mas também mais minutos numa das principais ligas do Velho Continente.

O atleta realizaria dez jogos pelos “Die Konigsblauen“, e, no momento em que se soube da sua chegada ao futebol germânico, o site oficial da Bundesliga e um dos históricos da Alemanha teceram vários elogios à contratação.

Todibo é o melhor defesa-central que já vi em muito tempo. Aos 20 anos de idade ele é incrivelmente calmo e encontra sempre soluções interessantes dentro das quatro linhas”, referiu Lothar Matthäus, ex-internacional alemão com mais jogos (150) pela Mannschaft. 

O site oficial da Bundesliga destacou a “velocidadea força e qualidade técnica“, adiantando mesmo que o atleta faz lembrar Marcel Desailly na sua melhor forma: “Partilham a habilidade de poder jogar tanto no eixo defensivo como a médio-defensivo.” 

Todibo Perfil Jogador SL Benfica 2020/21

O sonho de qualquer francês…

Jean-Clair Todibo conta, à data da entrada no SL Benfica, com cinco internacionalizações pela seleção Sub-20 da França. Jogou em quatro amigáveis e um desafio referente ao Campeonato do Mundo de Sub-20, em 2019.

A estreia ocorreu a 20 de março de 2019 num amigável contra a Argentina, contudo, o grande objetivo do atleta de 20 anos é chegar à seleção A. “É um sonho para qualquer jogador francês. Eu quero chegar lá, mas sei que tenho de percorrer um caminho. Tenho um caminho longo pela frente“, confidenciou.

Todibo Perfil Jogador SL Benfica 2020/21

“Invencível”: o ritual antes dos jogos

É sabido que cada jogador tem as suas crenças ou até rituais antes dos jogos. Para Todibo, esta situação não é diferente. O atleta ouve sempre uma determinada música antes de todas as partidas em que participa. “Invencible“, de Pop Smoke, é a escolha do atleta.

“Oiço a música antes de todos os jogos para motivar-me. Gosto da ideia de sentir-me invencível. Gosto desta música porque quando a oiço deixa-me muito mais motivado. Quando oiço a frase ‘sinto-me invencível‘, penso, para mim mesmo, que nenhum atacante vai levar a melhor sobre mim, porque me sinto invencível”, confessou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.