O apagão silencioso de Branimir Kalaica

Contratado pelo Benfica para a época de 2016-2017, Branimir Kalaica chega do Dínamo de Zagreb com rótulo de futuro grande defesa-central. O croata chega da equipa B do clube croata direto para a equipa B encarnada, e o que mais saltava à vista eram a sua estatura para a idade e a sua grande qualidade no jogo de cabeça.

Kalaica fez uma primeira temporada no Benfica que deixava antever um grande futuro na Luz e uma muito breve promoção ao plantel principal. Ao ponto de Rui Vitória o ter premiado com a sua estreia na última partida da Liga NOS no bessa, que o gigante croata agradeceu com o golo do empate diante os axadrezados… de cabeça. Este jogo consagrou também o jogador com um título de Campeão Nacional pelas águias. Um jogo. Um golo. Um título. Uma média que não é para todos.

Quando se esperava uma maior aparição do central na equipa principal, a época seguinte foi algo decepcionante, apesar de treinar com os “principais”. Mas com Luisão, Jardel, Lisandro López e o português promissor Rúben Dias (vá-se lá perceber porquê), Kalaica vai caindo para quinta opção, e torna-se cada vez mais uma opção para a equipa secundária das águias.

2018-2019 trouxe mais do mesmo. Desta vez o croata é assumidamente um jogador “secundário”, apenas com uma nuance de ter alinhado em duas partidas da nova equipa de sub-23. nem Rui Vitória o voltou a chamar, nem Bruno Lage o considerou para algo mais que a 2ª Liga.

A época 2019-2020chega com renovada esperança. Com um estatuto de promessa demorada a emergir, esta época seria a de dar tudo para a tão desejada promoção, ou sair para jogar noutro nível mais alto. Só teve meia época por culpa de uma pandemia que deixou todos em casa, situação mais difícil quando não estás na tua terra natal. Se a pandemia já foi um percalço demasiado pesado para a evolução de muitos, as notícias de um sismo de 5,3 na escala de Richter na cidade onde reside a sua família, pesaram ainda mais na moral do jovem defesa. Felizmente sem danos para estes: “Tenho falado com os meus familiares. A situação na Croácia piorou por causa do sismo na minha cidade. Destruiu muitas casas, mas, graças a Deus, os meus familiares estão bem. Espero que consigam ultrapassar estes momentos difíceis”, afirmou, à BTV.

Ainda em periodo de confinamento e já com prazo para o regresso do futebol previsto, o Benfica começa a receber contactos de outros clubes para saber da situação do jogador. O gigante escocês Celtic Glasgow torna-se o principal interessado no defesa encarnado de 22 anos, após ver sair o norueguês Kristoffer Ajer para o Leicester: “O Benfica é um dos clubes de topo da Europa e tem sempre jogadores talentosos nos seus quadros. Ele é alto, jovem, encaixa perfeitamente no perfil de jogador que o Celtic precisa e o preço que podem pedir por ele está dentro daquilo que podem pagar”, referiu Noel Whelan, antigo avançado inglês, em declarações ao Football Insider. “Não há certezas quanto ao futuro de Ajer, se vai ou não para o Leicester, mas este é um reforço que poderá revelar-se necessário”, assinalou.

Além do Celtic, também o Watford e o Leeds foram referidos como potenciais candidatos à contratação de Kalaica, cujo contrato com o Benfica é válido até junho de 2022.

Kalaica, central de 22 anos e internacional sub-21 croata, torna-se num nome referenciado pelos azuis do B SAD já durante o mês de Setembro. Mas esses rumores só fazem sentido se o clube lisboeta deixar sair algum dos seus actuais centrais, onde existem ecos vindos da Turquia sobre alguns dos seus activos.

O mercado fecha já neste dia 6 de Outubro e nada se sabe sobre o futuro de Kalaica. para já zero aparições nas fichas de jogo. Nem na equipa principal já com Jorge Jesus, nem na equipa B ou sequer no grupo envolvido no escação sub-23.

Eis alguma exibições de Kalaica antes de chegar e já com a camisola do Benfica:

Onde andas tu, Branamir Kalaica? Qual o teu futuro?

Nuno Alexandre Costa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.