Otamendi apresentado para “dar a vida em campo pelo Benfica”

Nicolás Otamendi é reforço do Sport Lisboa e Benfica até 2023 e foi apresentado, nesta noite de terça-feira, no Benfica Campus. O internacional pela Argentina, que vai jogar com a camisola 30, fica blindado por uma cláusula de rescisão no valor de 30 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (21h19), a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informou a celebração de um contrato de trabalho desportivo com Otamendi. O vínculo é válido até 30 de junho de 2023 e inclui uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

O defesa-central de 32 anos, que chega do Manchester City, prometeu “defender o Benfica até à morte”. Otamendi deixou elogios a Jorge Jesus, que considera ser um “treinador ganhador”, revelou a conversa com Bernardo Silva e garantiu estar “preparado” para ser opção do técnico no jogo de domingo, no Estádio da Luz…

Apresentação oficial Otamendi

“PROMETO DAR O MELHOR DENTRO DE CAMPO E SACRIFICAR-ME PELA EQUIPA”

Qual é o sentimento por chegar ao Sport Lisboa e Benfica? O que pode acrescentar a esta equipa?

Quero agradecer ao Presidente, ao Rui Costa e ao Tiago Pinto por terem tratado deste meu regresso a Portugal. Trago experiência e tentarei fazer as coisas o melhor possível. Espero que o Benfica continue a crescer. Venho para ajudar os meus companheiros para que a equipa possa funcionar da melhor forma ao longo da temporada.

Que opinião tem sobre o técnico do Benfica, Jorge Jesus?

É um treinador ganhador, demonstrou isso ao longo de todos estes anos e esperamos que esta época – que é uma nova etapa para mim – consigamos colocar o Benfica no lugar mais alto.

Apresentação oficial Otamendi

Como espera ser recebido quando reencontrar a equipa do FC Porto?

Em cada equipa em que joguei, defendi a camisola como única, com profissionalismo, tentando crescer, quer a nível futebolístico, quer pessoal, e deixar uma boa imagem. Agora visto a camisola do Benfica e vou defendê-la até à morte ou até ao dia em que tenha de sair.

É o mesmo jogador de há uns anos ou está ainda melhor devido à experiência que adquiriu?

Com o passar dos anos alcançamos maior experiência. Seja no clube ou a nível internacional, tive a sorte de poder desfrutar e jogar em várias equipas. Sempre fui muito profissional e sempre darei o melhor de mim para que os objetivos traçados no início da temporada sejam cumpridos.

Otamendi Benfica

“JORGE JESUS É UM TREINADOR GANHADOR”

O que o levou, aos 32 anos, a vir para o Benfica? O que é que este clube significou para si neste momento da sua carreira?

Foi quem se interessou por mim. Mostrou-me o projeto que tem, falei com a minha família, obviamente são decisões conjuntas… Mas o que me interessou foi o projeto e, obviamente, queria voltar a ter a continuidade que todos os jogadores precisam num clube, para competir e estar na seleção argentina. Venho em busca disso, com muita vontade de cumprir os objetivos.

Como espera ser recebido pelos adeptos do Clube?

Creio que os adeptos do Benfica irão-me receber da melhor forma. Dando tudo em campo, os adeptos acabam por dar o mérito. Tratarei de dar o melhor de mim dentro das quatro linhas para que a equipa funcione bem e que os adeptos fiquem satisfeitos.

Apresentação oficial Otamendi

Como viu as declarações de Pinto da Costa, que disse que Otamendi tem história no FC Porto?

Tenho a sorte de, em cada clube onde joguei, sair pela porta da frente. Isso faz obviamente parte do passado, hoje é o presente e as conquistas ficam sempre na memória. Mas vou tentar ajudar a que o Benfica cresça e suba o mais alto possível. Vamos dar o melhor de nós.

Pediu alguns conselhos a Bernardo Silva, Ederson e João Cancelo? Que futuro prevê para o Rúben Dias?

Quando foram divulgadas as notícias da minha ida para o Benfica, o Bernardo disse-me que ia para a melhor equipa do mundo. O Ederson e o João também me falaram muito bem do Clube. Eles já defenderam esta camisola, portanto são opiniões que, na hora de decidir por uma equipa, ajudam imenso. Estou muito feliz de estar aqui e espero poder desfrutar dentro do campo. O Rúben irá para uma grande instituição, que está muito bem organizada. Uma organização que luta por todos os títulos onde está inserida. O Pep Guardiola é um treinador exigente, que vai tratar de melhorar as qualidades dele. Desejo-lhe o melhor.

Apresentação oficial Otamendi

“VOU DEFENDER A CAMISOLA DO BENFICA ATÉ À MORTE”

Sente-se preparado para entrar em campo já no domingo? Já viu jogos do Benfica nesta temporada?

Uma pessoa trata sempre de se informar sobre o clube para onde vai, conhecer os companheiros e a equipa. Vai ser uma temporada longa e quero adaptar-me o mais depressa possível. Se vou jogar já? Sim, sinto-me preparado. Não tenho jogado, mas tenho treinado, portanto, estou capaz se o treinador decidir que quer que jogue no domingo.

Passaram seis anos desde que saiu de Portugal. Que avaliação que faz do campeonato português?

Já tive a oportunidade de jogar neste Campeonato. É uma competição bastante disputada, sobretudo entre Benfica, FC Porto, Sporting e SC Braga. Qualquer equipa pode ganhar e tudo depende da nossa prestação dentro de campo. Temos de ter a mentalidade de que em cada fim de semana é para ganhar, seja qual for a competição.

Otamendi Benfica

Há pouco disse que queria mostrar em campo aos adeptos do Benfica que está com todo o compromisso no clube…

Estou sempre disposto a dar o melhor de mim para que a equipa funcione da melhor maneira, e hoje estou feliz por estar aqui. Aos adeptos prometo dar o melhor dentro de campo e sacrificar-me pela equipa, para que o Benfica continue a crescer.

Agora o perfil do jogador

Nascido a 12 de fevereiro de 1988 em Buenos Aires, na Argentina, o defesa-central Nicolás Otamendi, reforço do plantel profissional do Sport Lisboa e Benfica em 2020/21, conta com inúmeros troféus no seu palmarés.

Internacional argentino, o novo camisola 30 do Benfica começou o seu trajeto no mundo do futebol aos sete anosOtamendi realizou a sua formação no Vélez Sarsfield, tendo integrado a equipa principal em 2007/08.

Perfil Nicolás Otamendi SL Benfica Futebol

Foi com 20 anos que Otamendi se estreou na equipa principal do “El Fortín“. Decorria o dia 10 de maio de 2008 quando o Vélez Sarsfield derrotou, em casa, o Rosário Central por 2-1. Contudo, no início do percurso desportivo houve outro desporto que despertou a atenção do mais recente reforço para o plantel comandado por Jorge Jesus.

Perfil Nicolás Otamendi SL Benfica Futebol

Futebol… e o boxe para fortalecer os músculos

O jogador encarnado sempre acreditou que iria ter sucesso no futebol, todavia, aos 15 anos decidiu começar a praticar boxe num ginásio sediado nos arredores de Buenos Aires, mais concretamente no bairro de La Paloma. Para Otamendi, esta era uma maneira de fortalecer os seus músculos visando ainda melhorar o seu desempenho dentro das quatro linhas.

As boas exibições começaram a chamar a atenção de vários clubes, e Otamendi entrou em Portugal pelo FC Porto. De 2010 a 2014 (fevereiro), totalizou 126 jogos oficiais e apontou dez golos.

Percurso

Quadro Percurso Desportivo Otamendi Benfica

Os elogios de um histórico argentino

Otamendi é um dos centrais modernos, ele tem tudo e sempre gostei muito das prestações dele.” Quem o diz é Roberto Ayala, ex-jogador de futebol e um dos históricos da seleção das pampas. Para ele, a solidez da linha defensiva argentina está garantida com a mais recente contratação das águias. 

Em 2014, o Valência assegurou a aquisição de Otamendi, mas o processo só foi concluído depois do fecho da janela de inverno do mercado de transferências. Este cenário levou a que o clube espanhol tivesse de emprestar o central até ao final da temporada. O Atlético Mineiro foi o emblema que acolheu o defesa, para delírio dos adeptos brasileiros, que viram o internacional argentino em 19 jogos (com um golo apontado) até voar em direção à La Liga.

Perfil Nicolás Otamendi SL Benfica Futebol

O interesse do Real Madrid

Brilhou… e a passagem pelo Valência foi rápida. Realizou 40 jogos, foi dos defesas em maior destaque no campeonato espanhol e no final da época houve notícias sobre o interesse do Real Madrid na sua contratação, no sentido de salvaguardar uma eventual partida de Sergio Ramos para o Manchester United. Mas quem avançou mesmo por Otamendi, e para ganhar a corrida, foi o Manchester City, para satisfação do treinador da altura, Manuel Pellegrini

“Como futebolista, o Nicolás tem todas as qualidades para ser um sucessoÉ forteé excelente nos cortes e é muito dotado tecnicamente. Ele é um dos titulares de uma das melhores seleções do mundo”, enalteceu o técnico chileno.

Perfil Nicolás Otamendi SL Benfica Futebol

“Um guerreiro, não tem medo de nada”, diz Guardiola

“Há que ser corajoso, e o Nico é. Um dos seus pontos fortes é a capacidade de se antecipar em todos os níveis. Ele é brilhante e ainda pode ser melhor. Nesta posição específica é normal que a maturidade futebolística chegue durante os trinta anos”, explicou Martín Demichelis, ex-jogador do Manchester City e da seleção da Argentina.

Engane-se quem pense que a adaptação de Otamendi ao futebol inglês foi complicada ou até… demorada. Logo no primeiro ano realizou 49 jogos, aliás, 2015/16 foi mesmo a temporada em que o atleta mais jogou pelos citizens. O argentino é um atleta que tem uma elevada taxa de utilização nos campeonatos europeus. Seja em Portugal, Espanha ou Inglaterra, contou sempre com 30 ou mais jogos por época

Apesar dos números bastante positivos, com Pep Guardiola ao leme da equipa do City voou ainda mais alto.

Perfil Nicolás Otamendi SL Benfica Futebol

“O Otamendi é um jogador que me deixou impressionado. Ele tem a mentalidade de um guerreiro e é um verdadeiro super-homem. Não tem medo de nada. É um dos jogadores com a mentalidade mais forte que já conheci na minha vida. É um atleta que só quer aprender. Ele sempre foi muito forte nos duelos aéreos e quer saber bastante sobre a construção de jogo. Se ele perde algum desafio, diz logo que quer a bola para ele e quer jogar novamente. Sempre dei muito valor a essas características num atleta”, explicou Guardiola, em declarações ao site “Bleacher Report“.

Representou as cores do City por 210 ocasiões e esteve presente na conquista de duas Ligas (Premier League), uma Taça de Inglaterra, quatro Taças da Liga e duas Supertaças.

Perfil Nicolás Otamendi SL Benfica Futebol

Estreia na seleção e em primeira classe!

Nicolás Otamendi começou a cativar as atenções internacionais, mas também do selecionador argentino, com as suas exibições ao serviço do Vélez Sarsfield. Diego Maradona, um dos mais atentos, convocou-o para a seleção da Argentina um ano depois de se estrear pela equipa principal do clube que o formou.

A estreia (e como titular) decorreu diante do Panamá em 20 de maio de 2009, um jogo em Santa Fé e que terminou com um resultado de 3-1. A viagem até ao local do desafio proporcionou aquele que seria o primeiro momento de empatia entre o jogador e o selecionador.

“Íamos de avião para Santa Fé e havia sete lugares em primeira classe, que foram distribuídos pelos jogadores. Graças a um sorteio, calhou-me um lugar. Alguns disseram que tinha de deixar o lugar, porque era a minha primeira vez na seleção. Maradona aproximou-se de Emiliano Papa – atualmente a jogar no Arsenal de Sarandí – e disse: “Vê o Otamendi… Uma convocatória e já viaja em primeira classe“, contou o central numa reportagem realizada pela revista “El Gráfico”.

Otamendi já chegou às sete dezenas de internacionalizações pela albiceleste, apontou quatro tentos e esteve presente nas mais importantes provas mundiais. Fez parte das escolhas para os Campeonatos do Mundo de 2010 e 2018 e para as Copas América de 20152016 e 2019.

Perfil Nicolás Otamendi SL Benfica Futebol

O significado (peculiar) das tatuagens

Já sabemos que para alguns dos jogadores a imagem é um fator determinante ao longo das suas carreiras. Para Otamendi esta questão não é esquecida, isto porque o reforço das águias é um apaixonado pela arte da tatuagem. Em 2016, em declarações ao jornal “The Independent“, o defesa-central revelou que a “aparência pode ser um fator-chave para dar mais agressividade à imagem“. E prosseguiu… “A barba e as tatuagens ajudam nesse sentido.” 

Otamendi é um grande fã de tatuagens, e pelo seu corpo há desenhos com significados familiaresreligiosos e citações, porém, foram os desenhos feitos nas suas costas que chamaram a atenção. Isto porque o internacional argentino tem tatuado nas suas costas algumas das personagens mais icónicas das séries de que mais gosta, como “Breaking Bad“, “Vikings” e “Peaky Blinders“.

Perfil Nicolás Otamendi SL Benfica Futebol

“As pessoas perguntam-me sempre sobre as minhas tatuagens. Fiz a primeira quando tinha 14 anos, e cada uma tem um significado para mim. O meu irmão e os meus filhos estão ali e o rosto da minha avó também. Mas, quando eu vejo uma imagem que me encanta, faço mais uma”, revelou.

Carreira recheada de títulos

Aos 32 anosNicolás Otamendi soma 20 títulos ao serviço de clubes. Desde cedo se destacou nos vários emblemas e campeonatos por onde passou.

  • 2 Ligas inglesas (2017/18 e 2018/19)
  • 1 Taça de Inglaterra (2018/19)
  • 4 Taças da Liga inglesa (2015/16, 2017/18, 2018/19 e 2019/20)
  • 2 Supertaças inglesas (2018 e 2019)
  • 3 Ligas Portuguesas (2010/11, 2011/12 e 2012/13) 
  • 1 Taça de Portugal (2010/11)
  • 4 Supertaças Cândido de Oliveira (2011, 2012, 2013 e 2014)
  • 1 Liga Europa (2011)
  • 2 Ligas Argentinas Clausura (2009 e 2011)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.