“Feito histórico” no feminino destacado na News Benfica

Pela primeira vez na nossa história todas as equipas femininas do nosso Clube estão na Primeira Divisão!

É notória a tendência crescente de participação feminina no desporto. A presença mais acentuada de mulheres nos estádios e pavilhões e a notoriedade das competições e atletas femininas são reflexo desse fenómeno, para o qual o Sport Lisboa e Benfica tem contribuído decisivamente.

É longa a história do Benfica na promoção e desenvolvimento da vertente feminina do desporto. Porém, apesar do enorme sucesso de algumas das suas equipas, como foi o caso das “Marias” no voleibol nas décadas de 60 e 70, do andebol nos anos 80 e início dos 90, ou do râguebi já neste século, tratou-se de apostas que se viriam a revelar inconsequentes, marcadas, por vezes, pela interrupção abrupta do investimento e subsequente abandono do panorama competitivo.

Na última década, a aposta benfiquista no desporto feminino teve um novo impulso, beneficiando do impacto e sucesso que várias atletas, apoiadas no âmbito do projeto olímpico, atingiram, e do reconhecimento da responsabilidade social que um clube com a grandeza do Sport Lisboa e Benfica deve sempre assumir.

Esta aposta centrou-se, numa primeira fase, no basquetebol, futsal e hóquei em patins, com as duas últimas a darem enorme retorno desportivo. Somos heptacampeões nacionais no hóquei em patins, além de campeões europeus em 2015, e tricampeões nacionais no futsal. Na temporada passada, vencemos, pela primeira vez, uma competição ao mais alto nível no basquetebol.

Entretanto a atividade no andebol e voleibol, curiosamente aquelas em que tínhamos maior tradição, foi finalmente retomada. As nossas atletas começaram por disputar as divisões inferiores, como sinal de respeito do Sport Lisboa e Benfica por todos os clubes que já integravam os quadros competitivos.

A ambição de alcançar o patamar superior nestas modalidades foi concretizada no andebol e, agora, também no voleibol, perfazendo o pleno das modalidades de pavilhão no primeiro escalão de cada uma delas. Trata-se de um feito inédito na nossa história que muito nos orgulha e, simultaneamente, nos responsabiliza, pois é bem sabido que, qualquer que seja a equipa do Benfica em campo, o objetivo terá de ser sempre o da vitória.

Realce-se, ainda, que a forte aposta no feminino não se extingue nos pavilhões. Todas as modalidades incluídas no projeto olímpico têm vindo a contar com o contributo de cada vez mais mulheres, recentemente estreámo-nos no futebol, com sucesso imediato, e há ainda a nossa equipa de polo aquático, que tem acrescentado títulos e troféus ao nosso vastíssimo e muito diversificado palmarés.

Em boa hora, finalmente, o Benfica assumiu uma posição de liderança no apoio ao desenvolvimento da vertente feminina do desporto, uma aposta que será para manter e reforçar.

P.S.: Não perca hoje, às 19 horas, a presença de Jorge Jesus na TVI, onde será entrevistado por Cristina Ferreira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.