Benfica com mão cheia de razões para estar optimista

Foi com uma mão-cheia de golos (e que golos!) que o Benfica deu o pontapé inicial na Liga NOS 2020/21. Do outro lado, um Famalicão brioso, mas que nada pôde fazer perante a superioridade das águias e a inteligente teia montada por Jorge Jesus. O 1-5 final premiou um Benfica que solidifica processos e cresce com naturalidade.

Frente a frente Sport Lisboa e Benfica e FC Famalicão na partida de abertura da Liga NOS 2020/21, um duelo inédito até então no arranque da prova. Jorge Jesus tinha avisado na antevisão para a competitividade da competição e não se enganou, tal como não o fez relativamente ao Benfica que desejava ver em campo, mais fortemelhor e com processos mais solidificados do que no desafio anterior. E assim foi!

Ora, e olhando precisamente para Salonica, foi com quatro mudanças no onze (que identificamos a negrito) que as águias se apresentaram no Estádio Municipal de Famalicão. Odysseas, André Almeida, Rúben, Vertonghen, Grimaldo, Gabriel, Taarabt, Rafa, Everton, Waldschmidt e Darwin foram os eleitos para o pontapé inicial da Liga… e os primeiros minutos não enganaram!

Famalicao-Benfica Liga NOS 1.ª jornada

Benfica ambicioso, pressionante, a surgir logo na primeira linha de construção do Famalicão, a sufocar autenticamente um adversário que cedo percebeu que não teria vida fácil. De todo…

E a primeira oportunidade para as águias surgiu logo aos 7 minutos. Falta sobre Rafa, que servido por Gabriel perigosamente se isolava, e livre para Taarabt bater. Bola bem direcionada pelo marroquino, com Darwin a subir ao primeiro andar, a cabecear, mas o esférico saiu por cima da trave da baliza à guarda de Zlobin. Nova oportunidade no minuto seguinte! Waldschmidt foi lançado por Everton e, em lance individual, numa transição rápida, rematou perigosamente, mas ao lado… A bola acabou por beijar as malhas laterais.

Cheirava a golo! E o golo não tardou, a dar expressão, de forma justa, à superioridade encarnada.

Minuto 19, jogada rápida de entendimento entre Darwin (assistência) e Waldschmidt, com o avançado n.º 10 da equipa comandada por Jorge Jesus, na cara de Zlobin, a não perdoar. Finalização de belo efeito, com o esférico a ser picado sobre o guardião e a morrer no fundo das redes. Estava feito o 0-1.

Famalicão-Benfica Liga NOS 1.ª jornada

E resposta pronta do outro lado da barricada, com o ex-Benfica Guga a testar os reflexos de Odysseas. Remate forte e inesperado, com o grego a mostrar serviço e a resolver.

Minutos de plena intensidade, bom futebol e mais um golo, desta feita com Everton a rematar para o 0-2 (21′). Rafa desmarcou André Almeida na direita e o lateral cruzou atrasado para o remate do reforço brasileiro à entrada da grande área. Sem hipótese: rasteiro e colocado.

A vencer por 0-2 e a mostrar qualidade e muita vontade, o Benfica não tirou o pé do acelerador e as oportunidades continuaram a suceder-se, com a frente atacante das águias a colocar os nervos em franja ao sector mais recuado dos famalicenses.

Famalicao-Benfica Liga NOS 1.ª jornada

Em cima dos 40′, falta sobre Taarabt. Livre muito perigoso, descaído para a direita, com Grimaldo a pegar no esférico e, convictamente, a chamar a si a responsabilidade! E rapidamente percebemos porquê: irrepreensível! Remate na gaveta para o 0-3 favorável ao Benfica, corria o minuto 42.

Luís Godinho apitou para o intervalo, com as águias a vencerem e a convencerem, depois de uma primeira metade de grande qualidade… e o Benfica não marcava 3 golos nos primeiros 45 minutos fora de casa em jogos da Liga desde 2017/18 (CD Tondela, vitória por 1-5). Bons prenúncios…

A segunda metade começou com mais do mesmo, ou seja, com muito, muito Benfica! E mais um golo, pois claro. Velocidade, intensidade e muita vontade, com Rafa, servido por Everton, a concluir de forma certeira mais uma belíssima jogada de envolvimento coletivo. 0-4 para os encarnados, resultado justo… e que esteve muito perto de ser dilatado aos 58′. Passe teleguiado de Grimaldo, com Waldschmidt, de cabeça, a oferecer a Zlobin, ainda que por instinto, a defesa da noite. Mas o bis do alemão acabaria mesmo por surgir… e que jogada (66′)!

Tudo ao primeiro toque, mais um excelente entendimento entre Darwin (duas assistências nesta noite) e Waldschmidt, com o camisola 10 a rematar com estrondo para uma mão-cheia de golos: 0-5.

Famalicao-Benfica Liga NOS 1.ª jornada

Ora, numa noite de muitos tentos, e sem que nada o fizesse esperar, os anfitriões também tiveram sucesso na finalização. Rúben Lameiras insistiu, cruzou para área e Guga, livre de marcação, rematou para o tento de honra (1-5).

Com cinco substituições possíveis, e face ao desgaste da partida na Grécia, Jorge Jesus fez todas as mexidas e, não obstante, a qualidade e motivação dentro das quatro linhas mantiveram-se. Pizzi (60′), Nuno Tavares (72′), Vinícius (72′), Weigl (76′) e Diogo Gonçalves (76′) foram a jogo e também eles mostraram serviço e, acima de tudo, que todos são opção.

Até ao apito final, mais um par de boas oportunidades de golo, com Nuno Tavares e Vinícius muito perto do sexto, e, a fechar, Lameiras disparou ao ferro da baliza de Odysseas. Triunfo justo, da melhor equipa em campo nesta noite: 1-5.

Famalicao-Benfica Liga NOS 1.ª jornada

O Benfica entra assim com chave de ouro na Liga NOS 2020/21, como o míster desejara na antevisão, e soma os três primeiros pontos na competição. Benfica eficaz, sólido, coeso e que traduziu em golos a superioridade, qualidade e o que produziu e construiu dentro das quatro linhas. O caminho faz-se caminhando…

Na próxima jornada o Sport Lisboa e Benfica defronta a formação do Moreirense. Esta partida está marcada para as 18h30 de sábado, dia 26 de setembro, no Estádio da Luz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.