No centro vai estar a virtude do plantel do Benfica

Jorge Jesus foi apresentado esta segunda-feira numa cerimónia que teve lugar no Benfica Campus, embora esteja já a trabalhar em Lisboa sobre o plantel do Benfica com que pretende trabalhar no arranque da próxima época de 2020-2021.

Já aqui falámos do que poderá ser o sector mais recuado das águias, onde se esperam muitas mexidas. Mas é no miolo do terreno que o plantel está mais reforçado, o que não signifique que os actuais jogadores nesta posição tenham o seu lugar garantido.

Fala-se muito do interesse das águias no jovem médio do Flamengo Gerson. Trabalhou com Jesus no mengão, e o mister vê capacidades nele para dinamizar o motor encarnado. Mas Gerson, a vir, terá muita concorrência. Não tendo características defensivas, a sua posição cai mais na esfera de craques como Gabriel, Taarabt ou mesmo Samaris.O grego pode também jogar mais recuado no meio campo ou mesmo a central, o que agrada ao novo técnico encarnado. Foi Jorge Jesus que trouxe o internacional helénico para a Luz, e por isso conhece bem as suas capacidades. Conhecido também do técnico é o regressado Fejsa. O internacional esteve meia época no Alavés de Espanha e ajudou a sua equipa na luta pela manutenção na La Liga. Mas o sérvio é mais defensivo, e terá a concorrência, para além do já referido Samaris, também Florentino e o reforço de inverno, o internacional alemão Julein Weigl.

Quem deverá estar de regresso são também Alfa Semedo (outro médio defensivo ou central) e ainda o croata Krovinovic, regrassado de uma grande época onde ajudou à promoção do West Broomwich Albion á Premier League. O primeiro é alto mas franzino, e não dete ter chances de ficar no plantel. Já o segundo é habilidade imensa, embora a sua baixa estatura possa ser um entrave à sua escolha para formar o próximo plantel encarnado.

Em suma, Jorge Jesus terá de escolher para a posição intermediária mais recuada, entre Weigl, Florentino, Samaris ou Alfa Semedo. Isto se não vier mais ninguém. Arão do Flamengo joga aqui e já foi ventilado na imprensa como estando também nas cogitações do ex-técnico do Fla. Já um pouco mais à frente, as opções sairão de entre Gabriel, Krovinovic, Adel Taarabt e ainda, lá está, Gerson.

Com imenso mercado está Florentino, que para além de clubes da Premier League tem sempre o AC Milan à perna. No caso do clube milanês a hipótese pode até promover um negócio que envolva a vinda do brasileiro ex-Flamengo, Lucas Paquetá. Este alinha como médio mais ofensivo ou segundo avançado. Samaris tem igualmente mercado mas já fez saber que pretende ficar em Portugal, e é sempre um jogador possante e útil. É também um dos jogadores mais influentes do plantel. Já Fejsa, o sérvio terá de testar á sua condição física. Só na sua máxima plenitude terá hipóteses de contar para Jorge Jesus.

Certo estará para já o alemão Julien Weigl, a quem o mister já deixou rasgados elogios ainda quando estava ao serviço da turma do Rio de Janeiro. A capacidade de passe e intercepções de Florentino podem jogar também a favor do jogador formado no Seixal. Gabriel é talvez a grande incógnita. Com a vinda provável de um reforço como Gerson, e depois de um final de época penoso do luso-brasileiro, a permanência deste poderá estar em causa.

De lembrar ainda que com Jorge Jesus na sua passagem anterior pelas águias, Pizzi jogou na posição oito. Hoje joga a extremo direito. Falta saber se o mister pretende voltar a apostar no “rei das assistências” nesta posição intermediária. Se for esse o caso, outro nome saltará fora das opções para a próxima temporada.

Luís Filipe Vieira já fez saber ao novo técnico encarnado que dinheiro não é problema para reforçar o plantel. Mas a possibilidade de facturar com alguns atletas excedentes pode ajudar nesse investimento. Ou até reforçar. De todos estes jogadores, onde não estamos a contar com David Tavares,Paulo Bernardo, Tiago Dantas ou qualquer outro nestas posições vindos da formação ou empréstimos, haverão saídas para obter retorno. A decisão será no entanto de Jorge Jesus.

Nuno Alexandre Costa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.