Hoje dá-se a ressurreição de Jesus no Benfica

Jorge Jesus dá, formalmente, início, hoje, a partir das 17 horas, à segunda experiência no Benfica. Depois de um divórcio traumático, no verão de 2015, o treinador de 66 anos e Luís Filipe Vieira reconciliam-se para o grande desafio de fazer ressuscitar o futebol dos encarnados, reduzido a cinzas depois do recomeço do campeonato após a pandemia, com o derradeiro golpe aplicado pelo FC Porto, sábado, na final da Taça de Portugal.

O presidente das águias nunca esqueceu Jorge Jesus. Andou uns tempos «de violeta» com Jesus, assim chegou a descrever o confronto verbal e jurídico com o treinador, mas nunca o esqueceu, nem deixou de alimentar a possibilidade de um regresso. Essa sombra sempre pairou sobre Bruno Lage, para não se recuar aos últimos tempos de Rui Vitória. Mesmo quando Vieira prometeu, em abril, que  Bruno Lage seria o treinador da próxima época independentemente do que acontecesse. Com a falência do futebol da equipa, Vieira regressou a Jesus. Já o tinha tentado contratar em janeiro de 2019, quando o técnico estava no Al Hilal, da Arábia Saudita. Divergências financeiras e os bons resultados de Lage adiaram o reencontro que agora se consuma.

Vieira, desta vez, abre os cordões à bolsa. Não só pagará €3 milhões limpos por cada ano dos três de contrato como aceitou toda a equipa técnica proposta por Jesus. Ao todo são mais sete elementos a integrar a estrutura do futebol profissional – João de Deus, braço direito de Jesus desde que este se separou de Miguel Quaresma e Raul José, é o principal adjunto, como acontecia no Al Hilal e no Flamengo; Tiago Oliveira encarrega-se das movimentações defensivas; Mário Monteiro é o preparador físico que há muitos anos trabalha com Jesus e já esteve com ele na Luz; Márcio Sampaio, preparador físico, coordenava a análise e controlo de treino; Rodrigo Araújo e Gil Henriques são analistas; e, além deles, junta-se ainda Evandro Mota, mental coach brasileiro que também já trabalhou com o português no Benfica. Da atual equipa técnica mantêm-se Pietra e o treinador de guarda-redes Fernando Ferreira, que contará com um colaborador a tempo inteiro.

Luisão está também de volta ao balneário do Benfica. O antigo defesa-central e capitão dos encarnados vai ser assessor de Jorge Jesus e estará diariamente com o plantel. O brasileiro de 39 anos trabalhou seis temporadas com Jesus, sempre elogiou o trabalho do novo treinador e, agora, regressa para ter um papel ativo junto do técnico e dos jogadores.

Luís Filipe Vieira tinha a intenção de recuperar Luisão para uma função de auxílio da nova equipa técnica. A experiência de 16 temporadas no Benfica e a capacidade de liderança de Luisão, também entendeu Jesus, podem ser mais bem aproveitadas. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.