Águia quer voar mais alto, mas precisa de novas asas

Este Benfica de 2019-2020 foi de extremos. Se na primeira volta sob o comando de bruno Lage a águia voava para uma liderança folgada e incontestada, a segunda volta, já sob o efeito pós-pandemia, a equipa atingiu o extremo oposto exibicional. Este facto custou, talvez tardiamente, o lugar de Lage no comando dos encarnados. 

Baixa de forma, falta de pontaria, de pernas, concentração ou muito azar, a verdade é que foi gritante a ausência de cruzamentos de qualidade ou de facto, no ataque da equipa. Desta forma não há avançado que resista à falta de golos. 

Falando de cruzamentos, esta crónica aborda precisamente as asas da águia, que costumam ser factor desiquilibrador em épocas transactas. Já nesta temporada que termina com a final da Taça de Portugal contra o FC Porto., teve um défice de qualidade nas faixas mais ofensivas. Na esquerda foram alternando Rafa com Cervi, e na direita Pizzi…com Pizzi. Verdade que na primeira volta ainda haviam Caio Lucas e por vezes até Gedson Fernandes. Ambos acabariam por sair por empréstimo. Caio ainda se percebe, já Gedson… 

Três extremos mais o proscrito entretanto recuperado Zivkovic, e a espaços Jota, mostraram-se manifestamente pouco para a exigência de um Benfica que se queria dominador e vencedor. Na próxima época, já com Jorge Jesus no comando, a conversa terá de ser obrigatoriamente outra. Do mister, regressado à Luz, espera-se uma limpeza no balneário e uma aposta na qualidade em quantidade. Afinal, o objectivo será vencer tudo a nível interno e ter uma prestação condigna na Champions. 

Na ala esquerda já se falou que precisa de altura, pois tanto Rafa como Cervi são de estatura baixa. Falou-se ainda que, havendo mercado para Rafa, uma transferência traria mais milhões para equilíbrio do plantel. Um deve ficar, e Jesus gosta da raça que os argentinos emprestam ao jogo. Logo Cervi deverá ficar no Benfica. Rafa não está garantido, a não ser que o mister tenha planos para o internacional campeão europeu por Portugal. 

O lado direito é igualmente uma incógnita. Pizzi foi nos últimos anos dono e senhor incontestado na posição. A subida de performance nos golos e nas assistências não deram hipóteses aos concorrentes enquanto existiam. Não é previsível que Zivkovic fique na Luz, nem que Caio Lucas regresse. Quem regressa de certeza, e até ver, é Diogo Gonçalves. Depois de uma grande época no Famalicão, onde por um golo não se conseguiu apurar ineditamente para a Liga Europa, o jovem formado pelas águias pode ter uma palavra a dizer a Jesus. Palavra essa que terá de ser repetida nos trabalhos de pré-época. Quem também regressa é Nuno Santos, depois de emprestado ao Moreirense, e que alinha em qualquer posição ofensiva. Mas este também deverá ver vetada a sua entrada no plantel, pelo menos nesta época. Nova rodagem é previsível. Garantido está o reforço Pedrinho vindo do Corinthians. A contratação está feita mas a garantia de ficar no plantel não é ainda segura. Foi o próprio Jorge Jesus que o disse ainda no Brasil. Em terras de veracruz existem vários melhores que ele. Um caso a seguir no mercado de verão. 

Jorge Jesus quer reforçar as alas com qualidade e os alvos estão apontados. Entre Bruno Henrique do Flamengo, Ewerton “Cebolinha” do Grêmio, ou outro qualquer, a verdade é que devem chegar dois ou três jogadores para as faixas. Municiar o ataque com qualidade, e saber chegar à baliza com chances de facturar, são obrigações nas equipas de Jesus. Até porque não é garantido que Pizzi fique na direita do ataque. Recorde-se que foi com o mister Jesus que Pizzi aprendeu a jogar no miolo e na posição oito. A regressar a esta posição, muitos nomes cairão fora do plantel. 

Nuno Alexandre Costa 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.