Ministro húngaro na Luz para homenagear Guttmann, Fehér e Eusébio

O Sport Lisboa e Benfica, representado pelo vice-presidente João Varandas Fernandes, recebeu, nesta quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Péter Szijjártó, acompanhado do embaixador da Hungria em Portugal, Miklós Halmai.

Faz praticamente um ano (11 de agosto 2019) desde a última presença de Péter Szijjártó no Estádio da LuzNuma outra realidade, sem pandemia, na altura a comitiva húngara teve a oportunidade de assistir ao arranque da Liga NOS, num recinto completamente lotado.

Em 2020, sem esse contexto ser possível, há coisas que nunca mudam, há memórias vivas, recordações que não se apagam e homenagens que se impõem.

Visita Estádio da Luz Ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Peter Szijjártó

“É UMA HONRA PARA O SL BENFICA RECEBER ESTA VISITA”

A comitiva húngara foi recebida com toda a formalidade na Porta 18 do Estádio, tendo sido realizada uma homenagem aos malogrados e saudosos Béla Guttmann e Miklós Fehér, bem como a Eusébio da Silva Ferreira.

É uma honra estarmos a receber a visita do senhor ministro dos Negócios Estrangeiros no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, não só pelo passado, mas pelo presente e pelo futuro. Temos uma relação de estima, de amizade, de viver grandes emoções, uma relação profunda e muito forte com a Hungria“, disse Varandas Fernandes aos jornalistas presentes, reforçando o “momento importante de solidariedade e união entre os dois povos“.

Visita Estádio da Luz Ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Peter Szijjártó

“ESTE É UM MOMENTO DE SOLIDARIEDADE E UNIÃO ENTRE OS DOIS POVOS”

“Estamos aqui, de uma forma muito solidária, para prestar homenagem a dois grandes símbolos da nação húngara, Béla Guttmann, que foi para nós um extraordinário treinador, e ao atleta Miklós Fehér, cujo falecimento em campo constitui uma tragédia para todos, benfiquistas, portugueses e amantes do desporto”, explicou o vice-presidente do Clube.

Receber o senhor ministro dos Negócios Estrangeiros é receber todo o povo húngaro e em simultâneo toda a comunidade desportiva e todos os cidadãos húngaros que apreciam verdadeiramente o desporto. Esta homenagem conjunta a símbolos vivos, que respeitamos muito, é também um grande polo de ligação entre os dois países, uma ligação que se manterá“, concluiu.

Visita Estádio da Luz Ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Peter Szijjártó

“UMA HOMENAGEM CONJUNTA A SÍMBOLOS VIVOS, UMA LIGAÇÃO QUE SE MANTERÁ”

Péter Szijjártó também falou à Comunicação Social presente, fazendo questão de agradecer ao Clube e ao Presidente pela receção e homenagem, uma tradição que se mantém e se repete…

Muito obrigado pela forma como têm cuidado da herança húngara presente no Benfica. Somos uma nação pequena, mas estamos extremamente orgulhosos por termos feito parte e contribuído de forma decisiva para a construção e desenvolvimento das grandes nações europeias futebolísticas, tais como Portugal, Espanha, Itália”, começou por dizer, especificando de seguida os laços com o Glorioso.

Aqui, temos uma herança muito rica! Sete dos 37 títulos de Campeão Nacional do Benfica foram ganhos com treinadores húngaros, dois títulos de Campeões Europeus ganhos com Béla Guttmann, ele que trouxe Eusébio para o Benfica”, realçou o ministro, recordando ainda a final europeia ganha frente ao Real Madrid (5-3), onde o também húngaro Ferenc Puskás marcou três golos, contra os dois de Eusébio… “Temos muitas coisas em comum”, disse de forma taxativa.

Visita Estádio da Luz Ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Peter Szijjártó

“MUITO OBRIGADO PELA FORMA COMO TÊM CUIDADO DA HERANÇA HÚNGARA”

“Temos também uma tragédia em comum, a morte de Miklós Fehér, com 25 anos, a jogar pelo Benfica. Um jogador talentoso e, mais importante ainda, uma grande pessoa, um homem bom“, recordou, fechando a sua breve intervenção parabenizando o SL Benfica por ser o clube mais popular e titulado de Portugal e agradecendo, mais uma vez, a forma como tem honrado a memória húngara.

Logo após a homenagem aos compatriotas, seguiu-se uma reunião de trabalho, habitual no protocolo, e uma visita à Catedral, tudo isto naquela que foi a primeira paragem do ministro nesta visita oficial a Portugal, ele que seguiu diretamente do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para o Estádio da Luz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.