Questões laterais para Jesus resolver

Aqui no TerceiroAnel.blog já abordámos aquilo que pode vir a ser a constituição do trio de guarda-redes do Benfica para 2020-2021, assim como os defesas centrais para a renovada equipa encarnada. Hoje vamos analisar o futuro das laterais das águias, nesta revolução a levar a cabo pelo mister Jorge Jesus. 

Na nossa percepção, apenas André Almeida deverá ter lugar assegurado no plantel encarnado, no que aos laterais diz respeito. Jogador importante trazido para o Benfica pelas mãos de Jesus, e um dos capitães da equipa, o defesa direito de 29 anos é também um jogador polivalente, pois pode igualmente jogar no lado esquerdo, a médio defensivo ou médio direito. Jogadores de flexível utilidade todos os treinadores gostam. 

Mas o nosso leitor deve estar nesta altura a questionar sobre Grimaldo. Indiscutível nos últimos anos nesta equipa, o lateral esquerdo de 24 anos contratado às escolas do Barcelona, chegou à Luz com Rui Vitória. Nunca chegou a ser orientado pelo novo treinador das águias. Grimaldo tem no entanto duas questões que podem gerar uma saída deste plantel para a próxima época. A primeira é o facto de Jesus gostar dos seus jogadores de alta estatura, com especial importância na defesa. Com apenas 1.71 metros, e imenso mercado por grandes clubes europeus, o jogador deverá gerar um encaixe extra para atacar o mercado de verão, e dar altura a esta defesa. 

Com estatura bastante razoável temos os jovens Tavares. Nuno tem 20 anos e 1.83 metros. Tomás tem 19 anos ainda, e 1.87 metros. Se Jesus ficou conhecido na sua primeira passagem pelas águias por não apostar na formação, aqui esse deve bem ser o caso. Não por serem da formação, mas pela sua juventude e logo inexperiência para a exigência do mister neste sector. Apesar de serem dois laterais de grande qualidade para a idade, e com diversas chamadas às seleções das diversas categorias jovens, ambos deverão ter de fazer pela vida noutras paragens. Na perspectiva deverá estar o empréstimo de ambos a outros clubes onde possam jogar mais tempo e evoluir. Recorde-se que Tomás Tavares nem sequer fez estágio com as águias, passando diretamente dos juniores para o plantel principal. É preciso tempo para crescer… jogando. 

Reforços vão chegar. Entre dois a três (se Grimaldo sempre for embora) laterais são esperados na Luz. Para já os nomes mais fortes chegam do Brasil, onde Jesus se tornou profundo conhecedor. Para o lado esquerdo é falado Caio Henrique. Jogador do Grêmio de Porto Alegre, o jogador de 22 anos é visado também pelo rival do Porto para substituir a saída de Alex Telles. Do lado oposto, a mira é apontada a um alvo antigo do mister para o Flamengo, e que agora pode atravessar o Atlântico rumo a Lisboa. O fluminense Gilberto tem 27 anos e oferece qualidade à faixa direita, fazendo antever dias difíceis para André Almeida manter a titularidade. A dificuldade nesta contratação prende-se apenas pelo facto do seu passe estar dividido pelo clube carioca e pela Fiorentina de Itália. A necessidade financeira da turma brasileira aliado às boas relações entre águias e o clube de Florença, deverão no entanto serem suficientes para ultrapassar qualquer dificuldade. 

Em suma, e caso Grimaldo permaneça na Luz, a lateral direita deverá ser composta por André Almeida e Gilberto, sendo que no lado esquerdo Grimaldo terá a concorrência de Caio Henrique. Isto fazendo fé nos rumores actuais. A única coisa que parece certa é a saída de Nuno e Tomás Tavares.

Nuno Alexandre Costa 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.