Jesus não deverá mexer muito na baliza das águias

É sabido que a chegada do mister Jorge Jesus, aliado ao final desastroso de época das águias, vai levar a uma limpeza anunciada no balneário. O TerceiroAnel.blog vai agora fazer uma análise ao actual plantel encarnado, e tentar antever aquele que será o conjunto de jogadores que irão reformular o futebol do Benfica. 

Os jogos começam a ser ganhos a partir de trás. Este é um chavão conhecido e que nenhum treinador se atreve a desmentir. E Jorge Jesus sabe-o bem, e sabe também que é onde o Benfica mais teve dificuldades nos últimos tempos. O desinvestimento qualitativo do plantel nos últimos anos, pós… Jesus, foi mais visível precisamente nos sectores mais recuados. Numa visão estratégica de promoção e para mais tarde transferir, e com isso salvaguardar as finanças da SAD, o Benfica focou-se mais em atletas que jogam em posições mais vendáveis, e por daí o descurar da aposta em investimento em jogadores de posições mais recuadas. 

Jorge Jesus quer ganhar e a sua vinda é uma mudança de paradigma no futebol benfiquista. Depois da sua saída, o paradigma seguinte, com passagens por Rui Vitória e Bruno Lage, rendeu muitos milhões com a promoção de jovens da formação, e com isso as contas da SAD chegam a um conforto inigualável na história do Benfica e do futebol em Portugal. Com novas condições de atacar o mercado, é altura para assumidamente atacar também a vertente desportiva com o intuito de dominar amplamente a nível interno, e assim poder sonhar com algo mais a nível internacional com a Champions na mira. 

Cada plantel tem em média três guarda-redes, mais os que pode contar das equipas secundárias (B ou sub-23). Com a questão da titularidade resolvida desde a contratação de Odysseas Vlachodimos, o mister terá de decidir quem o acompanha para a próxima época. Mile Svilar e Zlobin foram os companheiros de posição do greco-germânico mas sem lhe fazer sombra. Qualquer um deles, talvez fruto da sua inexperiência, não se mostraram ao mesmo nível que Odysseas, e o treinador português já terá esse feedback da estrutura. 

Garantida deverá estar a saída de pelo menos um destes jovens guardiões. Talvez até dos dois. Nesta fase das suas carreiras, estar parado não é a melhor solução. Isto pese embora Svilar ter optado por jogar sempre pela equipa secundária e na 2ª Liga. Mas a contratação de um guarda-redes que não permita Vlachodimos descansar à sombra das redes, é um dado adquirido. A imprensa nos últimos meses tem vindo a avançar que as águias já terão acordado a contratação do boavisteiro Hélton Leite, jogador que deve igualmente agradar a Jesus pelos seus 1.95 metros e qualidade entre e fora dos postes. A comunicação entre treinador, quarteto defensivo e guarda-redes também é uma mais valía pelo facto de Hélton ser brasileiro. 

Com a chegada de mais um guardião, falta saber quem terá via aberta para uma transferência ou cedência. Há também a possibilidade de sairem os dois, fazendo as águias ir ao mercado outro jogador nessa posição e com muita experiência. É conhecido a vontade de JJ ter sempre um guarda-redes com estas características. No Benfica teve Artur Moraes, Júlio César ou Paulo Lopes. No Flamengo foi buscar Diego Lopes. Sendo que tanto Odysseas como Hélton Leite são jogadores na casa dos 25 anos, esta possibilidade não estará de todo descartada. Ainda assim, a nossa aposta vai para a aposta para 2020-2021, com a baliza entregue a Odysseas Vlachodimus, Hélton Leite e Zlovin (conta como jogador formado localmente para a UEFA), e com o empréstimo de Mile Zlobin. 

Nuno Alexandre Costa 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.