Aves-Benfica em risco de não se realizar

O Aves-Benfica, da 33.ª jornada da Liga, agendado para esta terça-feira, às 21.15 horas, está em risco de não se realizar. Um cenário que, a concretizar-se, será rude golpe na já empobrecida imagem do emblema de Santo Tirso – nos últimos tempos acumularam-se as rescisões de contrato devido a incumprimentos salariais -, condenando, igualmente, a credibilidade da competição.

A hipótese de não realização do desafio começou a ser levantada ao início da tarde de ontem, depois de se conhecer a intenção da SAD do Aves,  liderada por Wei Zhao e Estrela Costa, de impedir a equipa dirigida por Nuno Manta de treinar e de não cumprir o protocolado com a Direção-Geral da Saúde, que obriga à despistagem para Covid-19 a 48 horas e a 24 horas antes de cada compromisso oficial. De acordo com a vogal executiva da sociedade, a anulação do seguro desportivo sustentou a decisão, que abrangerá também o desafio com o Portimonense.

«A SAD estava a fazer esforços para ultrapassar esta situação, mas hoje [ontem], por volta da hora de almoço, pedimos para serem cancelados os treinos. No passado dia 17, através dos Seguros Caravela, fomos notificados de que a apólice estaria anulada. Estamos impedidos de fazer jogos por não ter apólice de seguro de trabalho. O regulamento de competições não permite efetuar sequer treino ou jogo sem seguro, por causa de possível acidente de trabalho. Não reunimos a verba para pagar os seguros e não compareceremos aos seguintes jogos e cancelámos os treinos. Isto é um motivo de força maior. Não podemos fazer nada. Enquanto esta situação não estiver resolvida não podemos entrar em campo», alegou Estrela Costa, em declarações na TV.

António Freitas, presidente do clube, envolveu-se no processo e desmentiu a SAD. «O dr. Pedro Proença e a dra. Sónia Carneiro, da Liga, prontificaram-se a ajudar, na sexta-feira, em reuniões nas quais estive presente. Conseguiram que fosse possível que alguém ficasse responsável pelo pagamento dos seguros. Criaram-se condições para que o Aves chegue ao fim do campeonato», afirmou, mostrando-se incomodado por Estrela Costa «inventar razões para inviabilizar os dois próximos jogos» – «não sei com que razões…»

Os futebolistas, mesmo assim, compareceram no estádio equipados para se treinarem – ultrapassando as decisões da SAD -, estiveram com a equipa técnica e conversaram com António Freitas que os sensibilizou para a necessidade de dignificarem o clube e para a integridade da prova.

«Disseram-me que estão disponíveis para ir a jogo. Se não estivessem nem sequer tinham feito os testes ao Covid-19. Frisaram que isso só acontecia pelo respeito muito grande que têm pelo clube e pelo seu historial, não pela SAD», sublinhou o presidente.

Mais tarde, o plantel cumpriria os exames no pavilhão contíguo, cedido pelo clube, pois as instalações da SAD tinham sido, entretanto, encerradas. Evitou-se, assim, que, desde logo, o jogo com o Benfica ficasse comprometido. Mas hoje novo está prometido novo impasse: há treino agendado para a tarde e o rastreio ao Covid-19 terá de ser repetido.

António Freitas ainda deixou um desabafado: «Essa senhora [Estrela Costa] devia ter vergonha de entrar nesta terra e neste estádio. Essa senhora e Wei Zhao, que não manda nada, pois ela é que me disse que articula tudo isto. Não quero criar problemas senão ela não saía do estádio. O povo é sereno e promete-me que daqui a pouco vai embora em paz.»

O que ainda resta de tranquilidade na Vila das Aves está ameaçado, pois no ar pairou a suspeita de a SAD não abrir as portas do estádio para a realização do encontro. «A tolerância tem limites. Aí deixo de procurar conter as pessoas. Não quero confusões, mas a paciência tem limites», atirou António Freitas.

Recorde-se que de acordo com o Regulamento Disciplinar, o Aves, se não for a jogo e o caso for enquadrado como falta de comparência, além de multa, «será punido com a sanção de derrota no jogo a que não compareceu e subtração de todos os pontos até então obtidos na competição» por se tratar de um dos três últimos jogos do Campeonato. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.