Jorge Jesus prepara mexidas em todos os sectores do plantel

Perante a oficialização de Jorge Jesus como o novo líder da equipa técnica das águias a partir da próxima temporada, SAD e treinador preparam-se – depois da assinatura do contrato ficar fechada, o que deve acontecer lá para o final da semana – para debater e colocar em prática o plano de ação tendo em vista o reforço do plantel.

Luís Filipe Vieira como que prometeu uma carta branca ao técnico de 65 anos, ou seja haverá uma reformulação profunda na equipa em comparação com o onze que esta temporada foi utilizado por Bruno Lage e Nélson Veríssimo. Jesus conhece bem o plantel encarnado, tem estado a estudá-lo, tem já à sua disposição o mapa de todos os jogadores que estiveram emprestados e sobre quem terá também palavra a dizer quanto ao futuro deles, mas acima de tudo tem ideias bem definidas sobre o que o que pretende ter no plantel de 2020/21:

Guarda-redes experiente

Tome-se por base os planteis dirigidos pelo treinador português nos últimos anos: a filosofia de Jesus para a baliza assente essencialmente em dar a titularidade a um guarda-redes experiente (Júlio César, chegou ao Benfica com 35 anos) com nunca menos de 27/28 anos, e com 1,90 m no mínimo. Vlachodimos preenche o requisito altura (1,91 m), já quanto à idade (26) pode ter de convencer o novo treinador que é o homem certo, com nervos de aço, para o setor.  As águias têm já um acordo acertado com Helton Leite, brasileiro do Boavista, de 29 anos, perto dos 30, e com 1,96 m. A concretizar-se a transferência daquele que foi o melhor guardião da Liga nos últimos meses, seguramente Jesus irá ponderar bem a quem entregar a titularidade na próxima época.

Defesa ganha altura

É um dos princípios básicos das equipas de Jesus: ter uma referência, um patrão, no eixo central de cada um dos setores (da baliza ao ataque). Durante a primeira passagem pela Luz, Luisão foi o líder da defesa (e também do onze) e é alguém à imagem dele que Jesus procura. Ezequiel Garay, defesa central argentino de 33 anos, homem que Jesus bem conhece e que fez dupla com Luisão com quem jogava de olhos fechados, pode estar também de regresso. Mas Jesus irá querer outro central.

Para as alas, vai querer também ganhar altura tanto na direita como à esquerda. Prepara-se, por isso, para pedir dois laterais.

Weigl, caso especial

Em janeiro, de férias em Portugal, na altura em que o Benfica acabara de contratar Julian Weigl, Jesus analisou o alemão na CMTV: «É um grande jogador, um jogador que na primeira fase tem saída de bola fantástica, não treme. Pode ter pressão que não treme. Tem ainda um defeito no jogo dele que terá de ser ensinado pelo treinador mas é uma aposta segura, não tenho dúvidas. Que defeito? Isso não digo.» Jesus terá a oportunidade para trabalhar com Weigl, reforço que chegou à Luz a troco de €20 milhões e que em abono da verdade não conseguiu ainda cativar os adeptos encarnados. Será um desafio extra para o português colocar o alemão a render ao nível do que fazia no Dortmund e quiçá fazer dele o patrão do meio campo à imagem de jogadores como Javi García, Witsel ou Matic, embora fisicamente Weigl tenha características diferentes. Mas o meio-campo até poderá ser um dos setores onde irão registar-se mais mexidas. Alguém com perfil semelhante ao de Gerson, estrela de 23 anos do Flamengo, será alvo.

Goleador

Com Pedrinho, extremo direito do Corinthians, contratado, os flancos poderão conhecer também reformulação. Mas é também o homem golo que será alvo de intensa procura. Jesus sempre jogou com dois homens na frente, um mais incisivo e o segundo avançado mais móvel (Cardozo/Saviola; Jonas/Lima, lembram-se? Ou Gabigol/Bruno Henrique, no Flamengo). Bruno Henrique, é precisamente, nome que Jesus gostava de ver na Luz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.