Plantel terá férias curtas a pensar na Champions

O título mais do que provável para o FC Porto e o avanço para o Sporting a poucos jogos do fim do campeonato deixa o segundo lugar quase certo para o Benfica e o acesso à Liga dos Campeões só será possível via terceira pré-eliminatória e play-off de acesso. O que, por força do Covid-19, traz problemas acrescidos à planificação da temporada.

A UEFA marcou a terceira pré-eliminatória para 15 e 16 de setembro. Devido à pandemia, e para condensar calendário, a UEFA eliminou a segunda mão das pré-eliminatórias, e apenas os play-offs serão a dois jogos. Um risco acrescido, portanto.

A Liga 2020/2021 ainda não tem data marcada para arrancar, sendo que os dias 13 e 20 de setembro são os mais prováveis. E a Supertaça, entre FC Porto e Benfica, será adiada para data a anunciar por acordo entre os clubes e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), justamente para não sobrecarregar as equipas.

O último jogo oficial das águias é a 1 de agosto, em Coimbra, com o FC Porto, na final da Taça de Portugal. A primeira ideia dos encarnados passava por duas semanas de férias até ao início da pré-temporada. Com o campeonato a terminar a 25 e 26 deste mês, a maioria das equipas terá esse tempo de descanso. Mas a final da Taça de Portugal implica mais uma semana de trabalho.

Dessa forma, as águias ponderam menos dias de descanso, de forma a terem quatro a seis semanas de trabalho até ao primeiro jogo oficial da temporada, que, muito provavelmente, será o da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Isso implicaria o regresso aos treinos ainda na primeira quinzena de agosto.

Mas o mês de agosto traz problemas logísticos acrescidos a várias equipas. Lisboa recebe a final a oito da Liga dos Campeões, e o Seixal é um dos locais de treino prováveis para as formações que se vão instalar em Lisboa. UEFA e FPF reservaram oito hotéis na zona da capital, e, à partida, a capacidade hoteleira do Benfica Futebol Campus não será necessária.

A pandemia do Covid-19 impede um estágio no estrangeiro – a International Champions Cup foi cancelada devido ao coronavírus – e até a realização de jogos particulares envolvem uma logística acrescida, com a realização de testes de diagnóstico. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.