Benfica questiona legalidade regulamentar das 5 substituições

Foi na passada terça-feira que, oficialmente, a Liga deu a conhecer a aprovação das cinco substituições por equipa, nas últimas dez jornadas do campeonato, bem como o aumento de sete para nove jogadores no banco de suplentes – 20 na ficha de jogo. A aprovação, recorde-se, aconteceu «depois de deliberação da Direção da Liga Portugal, tendo em conta a Circular 19 do International Football Association Board, de 8 de maio de 2020» e após a Liga ter proposto a medida dos clubes, tendo obtido a aprovação de todos eles.

Porém, numa reunião, esta quinta-feira, dos clubes com Sónia Carneiro, diretora-executiva da Liga, dois emblemas mostraram-se renitentes em relação à legalidade da medida ter sido aprovada em sede de Direção da Liga e não estar, até à data, regulamentado. Benfica e Marítimo levantaram essa questão e, com receio de eventuais impugnações, o clube da Luz deixou mesmo a ideia de que, enquanto não houver uma garantia formal e oficial, equaciona manter 18 jogadores e 3 substituições.

Hoje haverá nova reunião entre as mesmas partes e, não havendo possibilidade de colocar estas questões no regulamento antes de dia 9, data marcada para a AG da Liga, está em cima da mesa a possibilidade das cinco substituições caírem na próxima jornada.

Este receio dos clubes está relacionado com o Decreto-Lei 18-A/2020, publicado a 23 de abril, e que conferiu às federações desportivas o poder de tomarem medidas imediatas face à pandemia do Covid-19. Acontece que, à luz da lei, permanece a incógnita se esse poder permite à Liga efetuar as mesmas em sede de Direção e não em AG dos clubes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.