Voleibol e Futsal unidos à distância

Em isolamento social, as equipas de Voleibol e Futsal do Benfica aguardam pacientemente pelo término desta pandemia que parou o mundo. Sem saber qual o desfecho das competições onde estão inseridos, os treinadores das duas modalidades, Marcel Matz e Joel Rocha, falaram sobre o momento actual.

Numa altura em que a pandemia de COVID-19 é o centro de todas as preocupações e reflexões, Marcel Matz, treinador da equipa de voleibol do Benfica, concedeu uma entrevista, por videochamada, à BTV, onde abordou algumas consequências desportivas.

As sessões de trabalho funcional nos domicílios pessoais têm sido seguidas por todos os elementos do plantel. “Os jogadores têm realizado um treino adaptado em casa para manterem a condição física, mas sabemos é complicado manter a forma que eles vinham a demonstrar”, frisou Marcel Matz.

“Ninguém sabe ainda o que vai acontecer”

“Estávamos a realizar uma temporada tão boa quanto a do ano passado, ainda não tínhamos perdido nenhum jogo para o Campeonato Nacional, por isso, tínhamos boas chances de conquistar o título. Com a participação na Liga dos Campeões, a nossa rotina de treino mudou um pouco. Inserimos novas dinâmicas, fazendo com que a evolução dos jogadores acontecesse. Estes métodos estavam a surtir efeito e, de um momento para o outro, tudo mudou. O Benfica pediu-nos, de maneira acertada, para pararmos com tudo. Os jogadores ainda têm uma expectativa sobre aquilo que poderá acontecer. Tento até conversar com eles de uma maneira mais superficial porque também não sei o que vai acontecer. Primeiro há que resolver este problema de saúde.”

“No Brasil também se receia”

“O Brasil é um país enorme e neste momento está a haver muita guerra política. Há muita preocupação com a economia, mas o principal foco tem de ser a resolução desta pandemia. A minha família e os meus amigos, no Brasil, estão muito preocupados e têm receio do que poderá vir a acontecer nos próximos dias. Este é um dilema que todas as pessoas vivem.”

“Adiamento de Tóquio 2020: uma decisão sensata”

“O Japão é um país diferente. Eu vivi lá durante um ano e, por curiosidade, a equipa que eu treinei já estava novamente de volta aos trabalhos. Relativamente aos Jogos Olímpicos, o seu adiamento foi a decisão mais sensata neste momento. Arriscar realizar uma competição deste nível levaria a que a qualidade estivesse pior. É claro que haveria disputa pelas medalhas, mas os atletas gostam de bater recordes nestas competições e as condições não seriam as melhores.”

“Todos sentimos falta dos jogos”

“Vamos estar juntos brevemente. É difícil para um benfiquista estar afastado das competições, porque os adeptos gostam muito do Benfica. Todas as pessoas que gostam de desporto estão a sentir uma grande falta dos jogos.”

Recém-eleito 4.º melhor treinador do mundo em 2019, Joel Rocha revela como reagiu à atribuição do prémio da “Futsal Planet”, uma notícia positiva quando todos vivemos esta fase de recolhimento face à pandemia de COVID-19.

Prémio partilhado com equipa técnica e jogadores 

“Era já um orgulho muito grande estarmos nomeados. É sinónimo de trabalho de muita gente, em primeiro lugar do clube que representamos, que tem dimensão mundial e que nos dá todas as condições de trabalho. Somos a quarta melhor equipa técnica do mundo, a quarta equipa do mundo que tem à sua disposição qualidade, e quantidade suficiente para fazer bons trabalhos e ter bons desempenhos. É um motivo de satisfação muito grande. Quero partilhar este prémio com toda a equipa técnica e com todos os jogadores que têm feito parte deste percurso, porque na realidade são eles que acreditam… Estou satisfeito, honrado e grato. Estamos a falar de nomeações que foram atribuídas perante todo o mundo do futsal e são pessoas que votam e que não têm conotação clubística ou nacional. Estamos a falar de votantes de todo o mundo, e acaba por ser um reconhecimento para todos os envolvidos.”

Acompanhamento e treinos coletivos virtuais

“Temos trabalhado naquilo que nos é possível. Mesmo estando em isolamento, continuamos a saber distinguir aquilo que é o privilégio de uma equipa técnica multidisciplinar como tem o Benfica. Apesar de estarmos em casa, temos um acompanhamento ao minuto de uma equipa que nada nos deixa faltar. Posso até confidenciar que o futsal do Benfica já fez hoje três treinos coletivos, onde estamos neste tipo de contacto virtual, cada um nas suas casas, a fazer aquilo que o nosso fisiologista vai propondo. Estamos cerca de uma hora sempre juntos pela manhã e estamos a tentar minimizar aquilo que são perdas normais e naturais do ponto de vista físico para que quando voltarmos à competição o possamos fazer da melhor forma possível. Temos também um acompanhamento muito próximo daquilo que é a parte da nutrição. E depois o gabinete de psicologia, que também está sempre à disposição de todos aqueles que possam começar a sentir alguma insegurança, impaciência…”

Ficar claramente à defesa é ficar em casa!

“No ano passado, a final do Campeonato decidiu-se no jogo cinco, na negra. E eu tenho a certeza que aquela bola que, a sete segundos do fim, foi ao nosso poste e saiu, foi pela força e o ambiente do Pavilhão. Porque quando o Pavilhão da Luz está cheio, o Benfica joga sempre com mais um. É uma sensação de conforto e inspiração que os nossos atletas acabam por sentir dentro de campo. É uma força extra. Nesta altura, para este jogo, contra um adversário praticamente invisível, que não sabemos onde está, de onde vem ou quem o possa trazer, estamos todos convocados. E a melhor forma de abordar este jogo é ficar claramente à defesa, e ficar à defesa é ficar em casa. Porque quanto mais tempo ficarmos em casa e melhor nos defendermos deste vírus, mais depressa podemos sair para chegarmos ao sucesso. Temos de ficar em casa, proteger-nos, a nós, à nossa família, para, quando voltarmos, podermos fazer as coisas com satisfação e alegria.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.