Varandas Fernandes sublinha a resposta positiva e afirmativa “do mundo do desporto em geral”

Vice-presidente do SL Benfica, Varandas Fernandes exerce profissionalmente como médico-cirurgião ortopédico. Neste tempo em que o mundo luta contra a COVID-19, deixa uma palavra de força do sector da saúde e apela ao sentido de responsabilidade de todos os portugueses.

Em declarações à BTV, Varandas Fernandes sublinha a resposta positiva e afirmativa “do mundo do desporto em geral” e, mais do que nunca, realça a solidariedade como um dos valores a respeitar e a dinamizar na primeira linha de atuação individual e coletiva.

Exemplo motivador neste contexto de ajuda, para se fazer a diferença no combate à pandemia, é a “extraordinária doação decidida pelo Presidente Luís Filipe Vieira de contribuir com um milhão de euros para a compra de equipamento médico para o Serviço Nacional de Saúde”.

aguia-estadio-1-new_thumbnail

“Atitude dos profissionais de saúde é muito afirmativa e confiante”

“Existe apreensão face à situação que vivemos porque a evolução pode ser moderada ou mais repentina. A atitude dos profissionais de saúde é muito afirmativa e confiante. A comunicação é essencial. Tem existido um comportamento exemplar por parte de todos – órgãos de comunicação social, agentes, entidades… todos têm seguido o mais rigoroso aspeto de orientação. É muito importante, e de uma forma também rigorosa, seguir as indicações das autoridades de saúde, e devemos olhar para todos os sinais que existem na comunidade. Devemos respeitar e cumprir as orientações das autoridades de saúde.”

Bandeira Benfica

“Mundo do desporto exemplar na resposta e na prevenção”

“Antes de falar do Sport Lisboa e Benfica queria elogiar a forma exemplar como o mundo do desporto de uma forma geral foi tão rápido e preventivo a responder a esta trágica pandemia, suspendendo desde logo as competições, e temos podido assistir da parte de dirigentes, técnicos, atletas, profissionais das mais variadas áreas, um grande envolvimento nas campanhas de sensibilização para todos acatarem as recomendações, nomeadamente de ficarem em casa, que é uma recomendação importantíssima.”

No Benfica, desde a primeira hora foi implementado um rigoroso plano de prevenção e contingência com total prevalência para o teletrabalho, em que estão neste momento cerca de 500 funcionários e colaboradores das áreas mais diversas do Clube a trabalhar neste sistema. Existe um minucioso acompanhamento do trabalho diário de preparação dos atletas nas suas residências, havendo inclusive preocupação de dar pública visibilidade às diferentes rotinas do dia a dia dos nossos atletas, proporcionando exemplos que sirvam de incentivo e ajuda a todos os que partilham esta fase de necessário e obrigatório recolhimento. Com vídeos, depoimentos, exercícios, palavras de afeto e incentivo, participação nas mais variadas iniciativas, visando dar público testemunho da solidariedade e do sentido de responsabilidade que, nesta hora, a todos nos deve unir.”

Serviço Nacional de Saúde Covid-19

“Doação do Clube desde já concretizada em 40 ventiladores e mil máscaras de proteção”

“Noutra frente gostaria de destacar, que com o sentido de responsabilidade e solidariedade que faz parte do nosso ADN, temos, em sinergias com outras instituições, desenvolvido várias iniciativas, de que destacaria logo em primeiro lugar, a extraordinária doação decidida pelo Presidente Luís Filipe Vieira de contribuir com um milhão de euros para a compra de equipamento médico para o Serviço Nacional de Saúde, que tão importante é e que se está a concretizar desde já na compra de 40 ventiladores e mil máscaras de proteção.”

“Há que destacar também o projeto conjunto da nossa Fundação com a GNR para prestar apoio aos idosos mais isolados, ou tudo aquilo que está a ser feito pelas nossas Casas do Benfica espalhadas pelo País e pelo mundo, ao serviço das comunidades onde se inserem.”

Águia Benfica

“Medidas de gestão adotadas pelo Benfica em diferentes níveis para proteger presente e futuro” 

O mérito do trabalho desenvolvido pelo SL Benfica nestes últimos 15 anos está reconhecidamente espelhado, como todos sabem, numa enorme estabilidade a todos os níveis e numa ótima e invejável situação financeira, patrimonial e mesmo ao nível de infraestruturas, com uma importante profissionalização. Perante estas circunstâncias absolutamente extraordinárias que vivemos, como é norma neste Clube, e sempre foi assim, de imediato foram adotadas medidas de gestão aos mais diferentes níveis, que melhor salvaguardem a capacidade de resposta a este momento, mas também para o momento posterior de regresso gradual à normalidade.”

“Nesta fase o nosso foco está essencialmente no combate que todos, sem exceção, devemos travar contra esta gravíssima pandemia. Como foi dito, nesta batalha somos todos do mesmo clube. Sobre o futuro, acredito também que, juntos, teremos a grande capacidade de salvaguardar os milhares de clubes que em Portugal têm sido tanto o garante da prática desportiva e que, conjuntamente com os maiores, também são verdadeiros embaixadores e símbolos do País, desta grande nação.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.