Mantoras ouviu no Dragão pior que Marega em Guimarães

Racismo. A palavra da ordem pelos piores motivos. Este é um marco negro na história recente no desporto nacional, com destaque para o futebol. mas não é um caso novo, ou talvez o mais grave.

Casos recentes como a Renato Sanches nas redes sociais ou ainda Nélson Semedo no mesmo palco de Guimarães (nessa altura foi-lhe pedido que respeitasse o cliente), foram talvez os mais falados, ou talvez não. Mas um caso de gritante ataque racista sofreu o internacional angolano, Pedro Mantorras. Mais que uma vez, incluindo no Dragão. As palavras são do próprio: “Tenho orgulho em ser o que sou. Já passei por essa situação com o Marítimo e com o Porto, por duas vezes. No final do jogo na Madeira fui insultado na saída do balneário e não evitei as lágrimas no autocarro da equipa. No [estádio do] Dragão, atiraram-me moedas, chamaram-me de ‘preto’ e gritaram ‘vai para o teu país’ quando fui aquecer. Não esperava que isto pudesse acontecer no futebol português. É triste que ainda haja racismo. O futebol é paixão e alegria, e estes comportamentos são coisas que marcam e doem bastante”.

Telhados de vidro? Todos parecem ter. Mas mudam consoante a cor das camisolas e não da pele. Um outro tipo de racismo?

Nuno Alexandre Costa

7 pensamentos sobre “Mantoras ouviu no Dragão pior que Marega em Guimarães

  1. Nas suas últimas declarações, Marega diz que começou por ser insultado por 3 indivíduos, ao que não deu importância, mas que, depois, era o estádio inteiro a insultar. Ou seja, segundo Marega, todos os adeptos do Guimarães o insultaram. O que não acredito, de forma nenhuma, antes o entendendo como algo preparado para retirar dividendos dessa afirmação. Mas, mais curioso ainda, é que Marega, referindo-se ao “estádio inteiro”, engloba os próprios adeptos portistas !

    Gostar

  2. Faltou ao Mantorras a coragem que o Marega teve!
    Penso que daqui para a frente a atitude do Marega se vai repetir sempre que haja insultos racistas e oxalá que assim seja. Se o árbitro não tiver coragem de tomar uma atitude que tomem os lesados!
    Racismo é crime! A cor da camisola não o é!!! Não confundamos as coisas!!!!Racismo é crime seja qual for a cor da camisola!!!

    Gostar

    • Mas só agora é que andam preocupados? Jornaleiros, políticos, até os governantes, onde estavam estes governantes? Não acham que é palhaçada a mais? Ou então a cor das camisolas, eu não tenho dúvidas.

      Gostar

  3. Racismo é não saber que somos humanos .
    Racismo é deixar o vizinho morrer à fome.
    Racismo é violar uma criança e dizer coitado é doente mental.
    Racismo é não respeitar os outros.
    Podia estar aqui a noite toda a inumerar
    Muitas mais situações.
    Mas não ? vou apenas contar uma história verídica que se passou com as minha pessoa.
    Jogávamos futebol em Angola onde eu era o único branco na equipa chamavam-me
    Copo de leite ,branco etc etc
    Nunca achei que fosse racismo
    Apenas era diferente
    Assumia com orgulho a minha raça.
    Nunca deixei de gostar de pretos por isso . mas deixei de gostar de brancos quando estes não dignificao a raça humana ..??????

    Gostar

  4. Se o Mantorras tem sido a coragem de proceder como o Marega, provalmente, repito, provalmente, o que passou em Guimarães não teria acontecido. NÃO AO RACISMO, no Dragão, na Luz, seja onde for. JE SUIS Marega, Mantorras, etc!!!!!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.