A terceira vez com o Famalicão para a Taça de Portugal

Às 19h15 de terça-feira, 4 de fevereiro, arranca no Estádio da Luz o primeiro episódio da meia-final da Taça de Portugal entre Benfica e Famalicão. Os comandados por Bruno Lage tentam alcançar a 37.ª presença na final da prova.

Este jogo marca a estreia de confrontos para a prova-rainha entre águias e minhotos neste século e neste Estádio. As únicas duas vezes em que se encontraram foi nos anos 1990 e ambas sorriram ao Benfica. O primeiro frente a frente aconteceu em 1991/92, em Famalicão. Num jogo complicado de desatar, o 0-0 permaneceu até aos 119 minutos, altura em que Jonas Thern marcou o golo que colocou os encarnados nos quartos de final.

Volvidas três temporadas – 1994/95 –, Benfica e Famalicão cruzaram-se no antigo Estádio da Luz. O resultado foi favorável aos da casa e mais volumoso: 3-1. Edilson e Tavares marcaram dois golos em cinco minutos e colocaram o resultado em 2-0. Na segunda metade, Edilson bisou e Serge reduziu.

Se alargarmos o espetro, os dois emblemas já se encontraram em 15 ocasiões, entre jogos de Campeonato Nacional e Taça de Portugal, sendo que o Benfica leva clara vantagem: 13 triunfos contra um, e um empate.

TOP 3 GOLOS

Raio-X Taça

Por militarem na Liga NOS, ambos os conjuntos entraram nesta edição da prova na 3.ª eliminatória. O Benfica começou por ultrapassar o Cova da Piedade (0-4), seguindo-se Vizela (1-2), SC Braga (2-1) e Rio Ave (3-2).

Os minhotos eliminaram o Lusitânia de Lourosa nas grandes penalidades (1-1 ao fim de 120 minutos, 5-6 nos penáltis), a Académica (1-0), o Mafra (3-0) e o Paços de Ferreira (0-1).

Com 11 golos marcados nesta edição, o Benfica tem em Vinícius o seu principal matador na competição. O brasileiro, com quatro remates certeiros, está entre os melhores marcadores, só superado pelo holandês Stevy Okitokandjo, do Benfica de Castelo Branco, com seis. Contabiliza, ainda, quatro assistências. Pizzi também tem estado de pontaria afinada: na Taça de Portugal já apontou três golos.

TOP 3 ASSISTÊNCIAS

Raio-X Taça

No lado famalicense, Toni Martínez, com dois tentos, é o goleador da equipa. O adversário do Benfica tem seis golos apontados, mas surpreende pelos golos concedidos: apenas um.

A diferença existente nos golos marcados (11 contra 6) também é reflexo da diferença no número de remates. O Benfica, segundo o Wyscout, contabiliza 79, enquanto o Famalicão conta com 48. A média das águias cifra-se nos 20 por desafio, com uma taxa de acerto na baliza contrária de 42%. O oponente apresenta uma média de 12 tiros por jogo, com uma percentagem de acerto de 33%.

TOP 3 MINUTOS

Raio-X Taça

O manancial de soluções ofensivas às ordens de Bruno Lage é vasto, sendo que o Benfica tanto ataca à largura como à profundidade, ou através de jogo interior.

Um dos aspetos mais utilizados pelos encarnados são os cruzamentos. Seja através do lateral ou do ala, o Benfica efetuou, na Taça de Portugal, uma média de 28 cruzamentos por jogo, num total de 113, quase o dobro dos minhotos, que apresentam um registo de 52.

No capítulo dos passes, já não surpreende ver o Benfica na dianteira. Segundo o Wyscout, é assim na Liga NOS e tem continuidade na Taça de Portugal. A formação orientada por Bruno Lage realizou 2274 contra 1697 do adversário; na eficácia, os encarnados também lideram: 86% contra 81%.

Raio-X Taça

As 26 conquistas fazem do Sport Lisboa e Benfica o clube com mais Taças de Portugal do palmarés. Mas há mais históricos em que as águias dominam. São a equipa com mais jogos (446)mais vitórias (341) e mais golos marcados (1442) na competição.

A época 2019/20 assinala, ainda, a 50.ª vez que o Clube da Luz atinge as meias-finais da segunda prova mais importante do calendário do futebol português. Para além dos 26 títulos, o Benfica marcou presença em outras 10 finais como finalista vencido.

Já o Famalicão não tem Taças de Portugal no currículo, nem marcou presença numa final no Estádio do Jamor. O clube do Alto Minho logrou as meias-finais em duas ocasiões: 1945/46 e 2019/20.

O jogo da 2.ª mão das meias-finais, em Vila Nova de Famalicão, está agendado para as 20h45 do dia 11 de fevereiro (terça-feira).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.