Benfica tem a melhor defesa nas 6 principais ligas europeias

O Benfica é, nas seis principais ligas do ranking da UEFA, o clube com menor média de golos sofridos por jogo. O líder da Liga NOS tem a melhor defesa da competição em 2019/20, fazendo da sua baliza uma verdadeira fortaleza.

Com um sector defensivo de confiança, em 14 jornadas do Campeonato a formação liderada por Bruno Lage sofreu apenas cinco golos em Portugal, e não existe nenhuma equipa nas seis ligas de topo da Europa com uma média mais baixa de golos consentidos por jogo: 0,36. PSG e Stade de Reims (França), Atlético de Madrid (Espanha), Liverpool (Inglaterra), Inter (Itália) e Wolfsburgo e Borússia Mönchengladbach (Alemanha) são as equipas que se evidenciam neste parâmetro de solidez nos outros principais campeonatos (os “Big Five“) do Velho Continente.

As melhores defesas nas 6 principais ligas europeias

Futebol

O guarda-redes Odysseas, o último elemento da organização defensiva, tem-se mostrado (quase) intransponível em jogos do Campeonato Nacional e já totaliza dez partidas (em 14 jornadas) sem sofrer qualquer golo na competição. Um registo notável para este totalista, mas também suportado por toda a equipa e pela estratégia defensiva de Bruno Lage.

Em 14 rondas de Campeonato, só diante do FC Porto o Benfica sofreu dois golos no seu Estádio. Fora da Luz, a formação encarnada tem demonstrado uma solidez defensiva que salta à vista, com apenas três golos permitidos [Boavista, Santa Clara e Moreirense].

A juntar a estas contas está o facto de os encarnados não terem sofrido um único golo em dez das 14 jornadas da edição 2019/20 da Liga NOS: Paços de Ferreira (casa), Belenenses SAD (fora), Braga (fora), Gil Vicente (casa), Vitória de Setúbal (casa), Tondela (fora), Portimonense (casa), Rio Ave (casa), Marítimo (casa) e Famalicão (casa).

Odysseas, Benfica, Liga NOS

Totalista como Rúben

Internacional pela Grécia (estatuto que alcançou depois de ingressar no Benfica), Odysseas é uma das peças-chave dos números da fortaleza encarnada. Totalista do Benfica na Liga NOS 2019/20, alinhou em todos os 1260 minutos (fora tempo de compensação) das 14 partidas disputadas até à viragem do ano, algo que só Rúben Dias replicou. Grimaldo e Pizzi também foram titulares nas 14 jornadas, mas não perfizeram todos os minutos.

Odysseas completou estas 14 rondas com 446 ações defensivas no primeiro terço do terreno, segundo a plataforma Wyscout. Ao todo, foram 28 defesas. Ou seja, afastou o perigo em 35,7% dos remates que seguiam na direção da baliza encarnada.

Destaquem-se também os 257 passes certos (89,5% de eficácia) que efetuou, os 74 passes longos (66,2%), as 27 interceções, as 54 recuperações da posse bola e os nove alívios. Quanto a duelos, ganhou os seis (100%).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.