10 anos sem Robert Enke

Robert Enke

Há exatamente 10 anos, no dia 10 de novembro de 2009, Robert Enke, o primeiro guarda-redes alemão ao serviço do Benfica, pôs termo à vida, chocando o mundo do futebol.

Enke chegou ao Benfica em 1999, com apenas 21 anos, depois de ter terminado contrato com os alemães do Borússia Moenchengladbach. Esteve ao serviço do Clube da Luz durante três temporadas, de 1999/2000 a 2001/02, onde somou 93 jogos (77 na Liga, 8 na Liga Europa e 8 na Taça de Portugal).

Estreou-se em Vila do Conde, num jogo com o Rio Ave, no dia 22 de agosto de 1999. Disputava-se a 1.ª jornada do Campeonato Nacional, onde Robert Enke foi titular e alinhou os 90 minutos num jogo em que sofreu um golo de Hugo Henrique: 1-1 foi o resultado final.

As três épocas consecutivas a defender as redes encarnadas ao mais alto nível levaram o Barcelona a avançar para a sua contratação. Já em Espanha, perdeu espaço e foi, depois, emprestado a Fenerbahçe (Turquia) e Tenerife (Espanha). Regressou então à Alemanha para representar o Hannover 96, durante cinco anos e meio, conquistando a titularidade da seleção nacional do seu país.

A 10 de novembro de 2009, ainda quando representava o Hannover 96, Enke decidiu pôr termo à vida com apenas 32 anos, depois de vários períodos de depressão.

O guarda-redes deixou um legado e foi fundada uma instituição com o seu nome, que apoia adultos com depressão e crianças com problemas de coração.

As luvas de Enke estão expostas no Museu Benfica – Cosme Damião. O guarda-redes ofereceu-as a um adepto do Benfica depois de um dérbi, em 2000/01, que os encarnados, comandados por José Mourinho, venceram por 3-0 no antigo Estádio da Luz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.