Melhor líder da Europa com números históricos

Com trabalho diário e consistência, palavras sempre vincadas pelo treinador Bruno Lage, o Benfica é nesta altura o campeão em título em melhor forma nos sete principais campeonatos da Europa.

Os campeões fazem-se de vitórias, de golos, de assistências, de jogadas, de passes, de um conjunto de jogadores unidos a lutar por um único objetivo, entre outros… Quem consegue isto, tem aquilo a que se chama a fibra de campeão!

Os números e as grandes marcas existem para ser batidos e nisso o plantel liderado por Bruno Lage tem sido exímio. Depois do recorde das 25 vitórias em 27 jogos na Liga NOS, o Benfica apresenta-se nesta fase da época como  o campeão do top sete europeu em melhor forma!

Em primeiro lugar é necessário olhar para aquilo que a equipa encarnada tem feito. Em dez jornadas para o Campeonato Nacional, soma nove triunfos (melhor… só há 36 anos!), estando numa série de sete vitórias consecutivas. Tem um total de 23 golos marcados e apenas três sofridos (este é um valor histórico, mas já lá vamos). À 10.ª jornada de 2019/20, comparando com o período homólogo da época passada, o Benfica tem mais sete pontos conquistados, mais quatro golos marcados e menos oito sofridos!

Se atentarmos na prestação dos campeões das sete principais ligas europeias (Espanha, Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Rússia e Portugal), observamos que não há nenhuma equipa que esteja em melhor forma do que o Benfica.

Outro dado que comprova o trabalho do conjunto liderado por Bruno Lage é a média de 2,7 pontos por jogo. Nenhum dos outros campeões nas sete principais ligas, com mais ou menos jogos disputados, tem uma média superior. A Juventus é quem mais se aproxima com uma média de 2,6 pontos por jornada.

Campeões do top 7 europeu em 2019/20*

EquipasPontosGolos SofridosMelhor série 
Benfica+7+4-87 vitórias
Barcelona-2-5-4 5 vitórias 
Juventus-2+5+15 vitórias
PSG-9 -154 vitórias 
M. City-4-1 +63 vitórias
Zenit-1 +6 +3 3 vitórias 
Bayern-2+7+52 vitórias

*Atabela reflete o resultadodacomparação com o desempenho tido na época passada no período de jornadas homólogo dos respetivos campeonatos.

Ao olharmos para o quadro acima, o primeiro dado que nos salta à vista é o facto de o Benfica ser a equipa com a melhor série de vitórias entre os campeões. São sete triunfos consecutivos no Campeonato! Mais dois do que Barcelona e Juventus.

Continuando a análise, verificamos que o número sete acompanha o Clube da Luz, isto porque as águias são a única equipa que consegue ter uma prestação superior relativamente à última temporada, tendo mais sete pontos do que à 10.ª jornada da Liga NOS 2018/19.

Benfica-Rio Ave

UMA DEFESA DE BETÃO HISTÓRICA

O Benfica, conforme sublinhado no começo deste conteúdo de análise, apenas sofreu três golos na presente edição da Liga NOS. Para este número em muito contribuíram os oito jogos em que a baliza das águias ficou imaculada, a zero. Mas o facto rasga fronteiras: a equipa benfiquista é que menos golos concede na grande Europa do futebol!

Os números da defesa são impressionantes. Só por uma vez, até aos dias de hoje, o Benfica sofreu menos golos nas primeiras dez jornadas do Campeonato. Aconteceu em 1982/83, temporada em que os encarnados tinham dez vitórias em dez jogos, 23 golos marcados e apenas dois sofridos! 

Top 12 europeu: os menos batidos de cada liga

EquipasPaísGolos sofridos
BenficaPortugal3
Club BruggeBélgica
ReimsFrança
ShakhtarUcrânia
Atlético MadridEspanha
ZenitRússia
WolfsburgoAlemanha
LeicesterInglaterra8
AZ AlkmaarHolanda8
LASK LinzÁustria8
JuventusItália9
GalatasarayTurquia9

Se os números impressionam ao nível nacional, quando alargamos o perímetro de análise às maiores ligas europeias os dados ganham ainda mais relevância. As águias, segundo os indicadores do Transfermarkt, têm a melhor defesa entre as 12 principais ligas do Velho Continente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.