Liga Revelação – Porque não domina o Benfica, quando forma mais e melhor que os outros?

Após uma primeira época de existência, a Liga Revelação mostrou ao país futebolístico o quão bem se forma em Portugal. Não só os grandes ou habituais clubes tradicionalmente formadores, mas outros, agradáveis surpresas, como foi o caso do campeão da primeira temporada de sempre, o Desportivo das Aves.

O comum seguidor do fenómeno desportivo nacional, poderá questionar porque estiveram tão longe do título os chamados ditos grandes, como Sporting, FC Porto, e principalmente o Benfica, quiçá o maior de todos e por demais à frente de muitos na formação, mesmo a nivel internacional. Se temos esta academia de excelência, de ondem saem jogadores fenomenais como Bernardo Silva, João Cancelo, João Félix, e outros, o que está a falhar na luta pelo título em Sub-23?

A resposta a esta questão será…nada. Por mais que o adepto e sócio benfiquista queira sempre ganhar, o que é legítimo pela história do Glorioso, o objectivo desta competição, pelo menos para as águias, é outro. Formar e dar espaço de evolução a muitos atletas que saem da formação, e que depois, por falta de oportunidade no Benfica ou clubes de primeira, acabariam por sair para equipas secundárias e por lá se perderem. Outros viriam a revelar-se mais tarde, mas aí já com contratos com outros clubes. Com uma equipa de Sub-23, é possivel manter mais algum tempo estes jovens valores, e fazer chegar outros, que a nossa não menos valorosa prospecção detecte.

A questão do título em Sub-23 é, portanto, uma mais valía, caso aconteça. Pode-se estranhar esta temporada o à vontade com que o Sporting disputa a competição, com liderança destacada, onde apenas o Benfica, neste passado fim-de-semana, logrou vencer no Seixal. Ainda assim, os quatro pontos de atraso não permitem às águias depender si próprios para alcançar os leões. A verdade é que os verde-e-brancos não têm equipa B, e juntam numa só equipa todos os seus jogadores, mesmo próximos do limite de idade para este escalão. Porque não têm escolha.

O Benfica tem por opção estratégica da sua formação, as duas equipas. Com Benfica B e Sub-23 a competir em simultâneo, é possivel dar espaço de evolução aos melhores de escalões inferiores, e fazê-los crescer num nivel de exigência superior. Mesmo a equipa principal tem vários jogadores que encaixariam numa potencial equipa Sub-23, caso os encarnados quisessem realmente disputar e vencer a Liga Revelação.

Façamos um exercício, excluindo a equipa B do panorama futebolístico do Benfica, e fazendo regressar os jovens da equipa principal para jogarem na Liga Revelação, enquadrados no seu escalão de idade. Num hipotético plantel, poderiamos ter desde um Svilar ou Zlobin na baliza, com uma dupla de centrais com Rúben Dias e Ferro. Os dois laterais Tavares (Nuno e Tomás) estariam na equipa, com Florentino logo à frente do quarteto defensivo. Não ficaria sozinho no meio, pois teria a companhia de Gedson Fernandes, com Tiago Dantas e David Tavares à espreita por uma oportunidade. Nos extremos, dois entre Zivkovic, Nuno Santos, Úmaro Embaló ou Rodrigo Conceição. Na frente, Jota seria acompanhado por um entre vários, que poderia passar por Gonçalo Ramos, Daniel dos Anjos, Pedro Henrique ou Henrique Araújo.

Como se pode analisar rapidamente, esta seria uma equipa para “limpar” a competição de forma brilhante, e talvez invictamente. Grande equipa. Mas o objectivo é outro. Fornecer a equipa principal é o objectivo primordial de toda esta máquina de fazer jogadores (para além de dinheiro), e que muito deve orgulhar os adeptos e sócios encarnados. Não deveremos assim, ficar tristes ou desiludidos com o facto de não ganharmos esta competição útil e competitiva. Competitiva o suficiente para valer a pena fazer evoluir os nossos jovens nela.

Nuno Alexandre Costa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.