Simão Sabrosa explicou ao plantel feminino como se prepara um dérbi

Na contagem decrescente para o primeiro dérbi oficial da equipa feminina de futebol do Benfica, Simão Sabrosa assistiu ao treino da formação orientada por Luís Andrade.

O antigo jogador e capitão encarnado partilhou a sua experiência em jogos com este impacto, realçando a importância do “trabalho de equipa”. Antes de Simão Sabrosa se dirigir ao grupo no relvado do Estádio da Tapadinha, o vice-presidente Fernando Tavares fez as honras da casa e teceu um breve enquadramento.

A contratação de Simão está associada a um momento importante na vida do Benfica, um momento de viragem. O Benfica estava há 11 anos sem ganhar uma prova e a vinda dele veio virar essa página. Ao fim desses 11 anos, o Clube passou a ter capacidade para contratar um grande jogador de futebol – na altura foi o Simão – e, com ele, voltaram os títulos”, explicou Fernando Tavares ao grupo de trabalho, passando de pronto a “bola” ao antigo atacante das águias.

“Aquilo que vos posso passar é provavelmente aquilo que vocês também já sentem, que é uma semana diferente. Todos os jogos são diferentes, mas, ao mesmo tempo, também todos são especiais. A minha principal função era, enquanto capitão, pensar primeiro no coletivo e só depois em mim. Ao pensar em mim, nessas semanas [de preparação para os dérbis], eu pensava que a parte emocional era superimportante. O treino é aquilo que nos vai levar ao jogo. Todas vocês treinam bem, querem sempre melhorar, e isso é fundamental“, considerou Simão Sabrosa, que, pelo Benfica, disputou 230 jogos, tendo marcado 94 golos.

Treino Futebol feminino Benfica

O antigo capitão do Benfica – entrou no Clube em 2001/02 proveniente do Barcelona, tendo conquistado, em seis temporadas, três troféus (1 Campeonato Nacional1 Taça de Portugal e 1 Supertaça) – experienciou, dentro de campo, mais de uma dezena de dérbis enquanto jogador encarnado.

“É fácil de falar em trabalho de equipa, mas, ao mesmo tempo, difícil de o conseguir. Num jogo de um grau de dificuldade menor, uma ou duas jogadoras podem resolver, mas este tipo de jogos, grandes jogos, são ganhos pelo trabalho em equipa. É fundamental para que depois uma ou outra jogadora possa desequilibrar ou resolver”, reforçou Simão Sabrosa, que continua a acompanhar a atualidade encarnada.

Treino Futebol feminino Benfica

A receção ao Sporting na 4.ª jornada da Liga BPI, marcada para as 17h00 de sábado (19 de outubro), terá como palco o Estádio da Luz, um cenário que por si só, considera Simão Sabrosa, é “motivante”.

“Tenho acompanhado o futebol feminino. É motivante poder jogar num grande palco, no Estádio da Luz, perante milhares de adeptos. Num sítio onde as condições são diferentes, onde só por ser dérbi já é motivador. Joguei lá muitos jogos e era fantástico jogar no Estádio da Luz, com os adeptos a apoiarem-nos. Quem me dera poder voltar a jogar lá, mas tudo tem um início e um fim. Foram seis anos maravilhosos, de aprendizagem e de conquistas. Até nas derrotas aprendi muito e cresci muito como ser humano e como profissional”, rematou.

À margem da presença no treino da equipa feminina de futebol, Simão Sabrosa recordou os seus tempos de jogador do Benfica e uma Taça de Portugal com sabor especial. Não esqueceu, também, o papel fundamental de Luís Filipe Vieira no crescimento desportivo e estrutural do Clube.

A fase de transição do Estádio antigo para o novo, em que andámos com a casa às costas, teve momentos bastante difíceis e que fizeram com que o Benfica fosse ainda mais forte. Às vezes não tínhamos condições para treinar, mas, nessa época [2003/04], conseguimos conquistar a Taça de Portugal [2-1 ao FC Porto]”, lembrou o antigo número 20.

Treino Futebol feminino Benfica

O antigo capitão dos encarnados elogiou o crescimento do Clube, a criação das bases sólidas que sustentam os títulos e não esqueceu uma pessoa que está por detrás desta estabilidade no ninho da águia.

O crescimento tem sido fantástico. As condições que hoje existem no Benfica – para além dos títulos, que são fundamentais -, as bases da Formação, as condições que são dadas aos jovens para trabalhar, a equipa profissional e tudo o que está a ser feito no Clube para que nos jogos possam dar o melhor… Tudo isto é fundamental”, sublinhou.

Todas as pessoas que trabalham no Benfica desde esse tempo de transição estão de parabéns. O Presidente tem feito um trabalho espetacular, que é de louvar. Nota-se em tudo o que está a acontecer, seja na Formação ou mesmo na equipa principal”, considerou Simão Sabrosa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.