Benfica organizou a 2.ª edição de Team Building do Futebol de Formação

Realizou-se no sábado (12 de outubro) a 2.ª edição de Team Building do Futebol de Formação. Mais de 150 colaboradores do Benfica Futebol Campus estiveram reunidos numa ação que promoveu também a união do grupo.

O evento começou no auditório do Museu Benfica – Cosme Damião, local onde foram debatidos os objetivos cumpridos e onde se projetaram novas metas para o futuro do futebol de formação do Benfica.

2.ª edição Team Building

“É uma reunião que acontece anualmente e onde se encontram todos aqueles que trabalham em redor da formação. É um dia que temos de ter em conta e é bom que isto aconteça”, afirmou Shéu, antigo jogador das águias.

“Estas iniciativas têm um carácter de team building, aproximam-nos, falamos várias horas com pessoas que raramente vemos e é bastante pertinente este tipo de contacto, seja em termos técnicos, seja em termos de outras áreas. Reforça-se a estrutura, juntam-se as pessoas e quebram-se as distâncias”, salientou Renato Paiva, treinador do Benfica B

2.ª edição Team Building

“Às vezes há muito foco nas instalações, na dimensão que passa para fora, mas depois no dia a dia, quando toda a gente se junta, não temos noção da quantidade de recursos e da quantidade de benfiquismo que existe. Em cada pessoa há o orgulho em vestir a camisola, e isso é fundamental”, destacou Jorge Maciel, treinador da equipa Sub-23.

Vários oradores subiram ao palco para explicar os resultados de cada departamento, numa palestra que contou ainda com a presença de algumas caras bem conhecidas do ClubeDomingos Soares de OliveiraPedro Mil-HomensTiago Pinto e Bruno Lage também deram o seu contributo nesta ação promovida pelo Sport Lisboa e Benfica.

Domingos Soares de Oliveira (CEO do Benfica): “Não é possível equacionar o 37 [título nacional] sem dizer que esse 37 teve o contributo de todos vocês [colaboradores da formação]. Vocês são os ourives que preparam a nossa matéria-prima, que lapidam os nossos diamantes e a parte boa do nosso projeto é que, ao contrário dos outros clubes, nós vemos esses diamantes jogarem na nossa principal equipa.”

“Sente-se efetivamente que há uma coerência ao nível dos métodos de trabalho e desta ida e volta que fazemos entre atletas e treinadores, entre os vários escalões.”

Pedro Mil-Homens (diretor-geral do futebol formação): “Nós temos futebol de formação nesta dimensão porque temos um compromisso de promoção dos jogadores, porque alicerçamos uma política de desempenho desportivo ao serviço dessa promoção. A marca Benfica tem uma dimensão que convida a que o seu futebol de formação seja uma alavanca para a estratégia de internacionalização do Benfica e, naturalmente, procuramos alicerçar tudo isto numa política de qualidade do processo de formação.”

Tiago Pinto (diretor-geral do futebol profissional): “Sinto cada vez mais que o Benfica é um só, e esse é o caminho. Seja na formação, seja nas equipas principais, chegar ao Benfica e continuar no Clube é a garantia de que se pode fazer disso profissão. Estas iniciativas são boas porque a nossa vida também é feita de ouvirmos pessoas e deixarmo-nos influenciar pelas pessoas.”

Bruno Lage (treinador da equipa principal de futebol): “Eu entrei aqui em 2004, a nossa apresentação de treinadores foi feita num hotel, éramos cerca de 30 pessoas. Foi aí que conheci o míster Nené, e quem diria nessa altura que um jovem que vinha de Setúbal pudesse um dia treinar a equipa A. Mas o caminho fez-se e construiu-se. Oito anos aqui, seis anos fora e depois o regresso que me permitiu chegar a este patamar.”

“Em 2004 o Benfica dominava pouco, lembro-me que tinha vencido o Campeonato de Juniores, mas que em termos de formação e de projeto as coisas não existiam. A partir daí foram surgindo de forma progressiva. Primeiro as instalações, o Estádio da Luz e o Benfica Futebol Campus, e depois a necessidade de ganhar na equipa A, isso é o mais importante e não podemos deixar de ter noção disso. Relativamente à formação era importante vencer campeonatos.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.