Rúben Dias joga sempre e em alto nivel e resistência

É um verdadeiro super-homem, tal a resistência e isenção de desgaste ou lesões. Rúben Dias parece não se cansar e à partida para nova jornada dupla de Seleção Nacional durante a paragem das competições de clubes uma vez mais se levanta a questão: voltará a jogar todas as partidas por Portugal e depois pelo Benfica ou terá direito a descanso?

Fernando Santos, selecionador nacional, não costuma abdicar do seu central de eleição desde a estreia, a 22 de maio de 2018, com a Tunísia (2-2), particular de preparação para o Mundial-2018. Luxemburgo e Ucrânia são jogos determinantes na caminhada para o Euro-2020, pelo que seria uma surpresa se não desse 180 minutos a Rúben Dias.

Já Bruno Lage, treinador do Benfica, terá de tomar a sua decisão mais tarde, no regresso do jogador ao Seixal, que acontecerá dias antes do encontro da Taça de Portugal em Almada com o Cova da Piedade. Rúben Dias não costuma ter direito a descanso, mas se for realmente poupado a essa partida então será a primeira vez que tal sucede no espaço de um ano, pois com Rui Vitória ou Bruno Lage o tratamento foi o mesmo: sem poupança, sem paragem, sem descanso entre outubro de 2018 e outubro de 2019.

Não se trata de qualquer tipo de risco, consideram os encarnados, dado que no Seixal, com apoio em toda a informação técnica recolhida em relação ao futebolista, acredita-se que quanto mais joga, melhor. Ao contrário dos outros jogadores –  a tendência é poupar atletas quando jogam pelas seleções, em função de fadiga muscular, viagens ou mesmo alteração de métodos de trabalho -, Rúben não precisa de parar e não acusa qualquer esforço suplementar. Acredita-se também que sabe fazer a sua própria gestão de esforço e que a posição que ocupa em campo também permite lidar com o desgaste de maneira a não acusar a participação em jogos consecutivos.

Não é, pois, por acaso que cumpriu 63 encontros na temporada passada, 55 com a camisola do Benfica, oito pela Seleção Nacional. Não é também por acaso que só falha um jogo quando está castigado, pois fisicamente e tecnicamente esteve sempre nos patamares ideais para os três treinadores que conhece: Rui Vitória e Bruno Lage, no Benfica, Fernando Santos na Seleção Nacional.

A última vez que Rúben Dias foi poupado, setembro de 2018, ainda Rui Vitória dirigia os encarnados, o central defrontou o Nacional, último jogo antes da paragem das competições de clubes, depois pela Seleção Nacional teve direito a duas partidas, com Croácia e Itália, numa altura em que se trabalhava o apuramento para a final four da Liga das Nações, e no regresso ao Benfica assistiu da bancada ao encontro com o Rio Ave para a Taça da Liga (2-1, favorável às águias, então com Jardel e Conti a formarem a dupla de centrais).

Desde então, com a camisola encarnada esteve sempre no último jogo e no jogo seguinte às paragens. Isto, depois de atuar como titular nos jogos da Seleção Nacional durante essas mesmas pausas. Foi assim em outubro de 2018, depois em novembro, ainda em março e setembro de 2019, já com Bruno Lage ao comando técnico dos encarnados.  

O Benfica só tem um jogador que fez cada minuto de cada um dos 11 encontros já realizados esta temporada, sete para o Campeonato, dois para a Liga dos Campeões, um para a Supertaça, que rendeu troféu, e outro para a Taça da Liga. 990 minutos tem, pois, Rúben Dias, que segue já na liderança da tabela dos mais utilizados do Benfica e não só. No que diz apenas respeito aos encarnados, é seguido pelo guarda-redes Vlachodimos e pelo lateral-esquerdo espanhol Álex Grimaldo (900 minutos).
Seferovic e Rafa, atacantes suíço e português, respetivamente, também estiveram em campo em todas as partidas da presente temporada, mas não são totalistas pois não somaram sempre os 90 minutos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.