Diogo Almeida avaliado por quem o conhece bem

Quem é Diogo Almeida, avançado de 19 anos por quem o Benfica pagou 500 mil euros ao Paços de Ferreira? Filipe Rocha, mais conhecido como Filó, o treinador que lançou o jovem na alta-roda do futebol português no início desta época, ao serviço dos pacenses, não conhecia Diogo, mas ficou rendido às características deste quando lhe abriu as portas da pré-época sem que este tivesse sequer lugar no plantel. O trabalho e a aplicação do miúdo natural de Mortágua fizeram o resto.

«Quando cheguei ao Paços não o conhecia bem, mas mostraram-me imagens dele nos juniores, onde estava a fazer muitos golos , e começou a pré-época connosco sem ter lugar no grupo. Mas à medida que fomos treinando com ele fomos percebendo que tinha características que se encaixavam na nossa forma de jogar, um bom perfil para o estilo de jogo que pretendíamos incutir. Tem boa compleição física, boa estatura, bate-se bem no jogo aéreo, vai ao choque e tem particularidade que o favorecia no nosso modelo: sabe jogar no corredor central e fazer diagonais curtas entre o lateral e o central, mas também pedindo a bola no apoio e em profundidade», contou Filó, que viu então em Diogo Almeida um bom intérprete da filosofia de jogo que pretendia implementar. «Chegou aos seniores e  identificou-se com a nossa forma de jogar e deu tudo nos treinos. Queria evoluir, melhorar, gostava de trabalhar, estava lá tudo. Precisava de oportunidades, de experiência nos jogos e treinos, de jogar com os mais velhos, porque é ao lado dos melhores que se melhora», observou. Filó promoveu o batismo de fogo de Diogo Almeida precisamente na Luz, na primeira jornada, ante o Benfica. E a atenção ao jogador começou a ser outra, despertando a curiosidade do então técnico nacional dos sub-20, Hélio Sousa. «O Hélio falou comigo, disse-lhe isto tudo e o Diogo foi à Seleção e esteve muito bem. Em cinco semanas, valorizámos um jogador que acabou por render 500 mil euros. Não foi mau…», atirou, crente de que Diogo Almeida não sentirá dificuldades para se integrar no Seixal e na Luz.

«No nível do Benfica julgo que aquilo que lhe vão pedir ele vai dar, porque é o que nós já trabalhámos no Paços. Claro que uma coisa é conseguir fazê-lo numa equipa como o Benfica, outra é tentá-lo numa equipa como o Paços. Mas o facto de ter ido à Seleção foi mais um degrau na evolução, para poder jogar ao lado dos melhores, agora é só dar continuidade no Benfica», vincou, deixando certeza: «O Diogo tem perfil de avançado de futebol moderno, de equipas mais evoluídas.»

Filó pede, todavia, paciência. «É um miúdo, tem coisas para melhorar, também dentro da dimensão do estilo de jogo de cada treinador, mas adapta-se a qualquer tipo de jogo e isso é uma vantagem. E é difícil encontrar atletas com este perfil, não é por ser português, mas porque concilia algo difícil de encontrar em Portugal: compleição física com qualidade técnica e tática», argumentou, sem se deter. «Há os avançados mais fixos, os mais móveis e técnicos, e os que pedem mais a bola no espaço, e o Diogo reúne um pouco de tudo. Sabe jogar na área e disputar cruzamentos, sabe tabelar e jogar com os colegas, sabe jogar tanto em apoio como em profundidade. E ir para um clube grande como o Benfica vai ser uma boa escola, basta querer continuar a aprender, evoluir e melhorar. Ele também tem boas características psicológicas, nunca se rende e mesmo quando as coisas não lhe correm bem continua a dar tudo», sublinhou, certo de que «pode evoluir mais no Benfica, com atletas mais desenvolvidos, tanto jovens como graúdos».

«Vai para um patamar que quisemos incutir no Paços, de equipa evoluída, a combinar jogo interior com exterior. Um jogo de só tirar cruzamentos é básico e limitado, assim como jogar com avançado/pinheiro é limitado. Numa equipa bem organizada defensivamente, a parte mais fácil de anular no adversário é o jogo pela linha para tirar cruzamentos», realçou, lamentando pouco tempo para colocar o Paços à imagem do que pretendia, uma vez que foi sobre ele que estalou a primeira chicotada psicológica da Liga, à quarta jornada.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.