As conquistas e reconquistas do Benfica 2018-2019

“Esta será a época da Reconquista” – as palavras foram proferidas pelo Presidente Luís Filipe Vieira em 27 de julho de 2018. Com caminho e destino definidos, a Família Benfiquista correspondeu à chamada e apoiou até ao fim.

Agora é tempo de balanço. O Site Oficial mostra-lhe os principais sucessos, do futebol às cinco modalidades de pavilhão, em todas as frentes, no masculino e no feminino.

Campeões Nacionais 2018/19

Futebol masculino

No futebol profissional o objetivo era cristalino! A reconquista do título nacional estava estipulada no início da temporada, mas nem tudo foi fácil na caminhada da equipa principal. Em janeiro de 2019 fechou-se o ciclo do treinador Rui Vitória e chegou o momento da aposta em Bruno Lage. O técnico, proveniente da equipa B, estava encarregue de dar aos adeptos aquilo que eles mais queriam: o 37.º Campeonato Nacional.

Benfica-Santa Clara

A equipa do Benfica cumpriu e venceu o Campeonato! E fê-lo com números fantásticos: totalizou 87 pontos (34 jogos, 28 vitórias, três empates e três derrotas) e marcou 103 golos na Liga NOS, perfazendo uma média de três golos por jogo ao longo da prova.

Seferovic foi o artilheiro da competição. O avançado fez um total de 23 golos e inscreveu o seu nome na lista restrita de jogadores do Benfica que conseguiram marcar mais de uma dezena de golos na época 2018/19. No leque referido constam ainda Rafa (17 golos), João Félix (15), Pizzi (13) e Jonas (11).

Para os remates terem êxito também contam os passes de maior precisão, que coloquem o finalizador nas melhores condições para faturar. No plantel das águias houve um nome que se destacou de todos os outros. Pizzi foi o rei das assistências na Liga NOS (com 19 passes para golo) e também nos 10 principais campeonatos europeus.

Benfica-Santa Clara

Sob a liderança de Bruno Lage, a equipa benfiquista registou a melhor 2.ª volta de sempre no Campeonato, com 49 pontos, resultado de 16 vitórias e um empate. Uma 2.ª volta brilhante que culminou em vitórias na casa dos principais rivais (vitória por 2-4 sobre o Sporting, 1-2 perante o FC Porto e 1-4 diante do Braga).

Outros registos que marcam uma temporada difícil, de bastante luta, sacrifício e glória são as 28 vitórias conseguidas pelo Benfica na Liga NOS, o total de 19 jogos sem conhecer o sabor da derrota, os 15 remates certeiros de João Félix em época de estreia na Liga NOS, o máximo de sete jogadores portugueses utilizados pelo Benfica num onze inicial e, por último, mas não menos importante, os 300 golos de Jonas em jogos oficiais, sendo que, desses, 137 foram conseguidos com o Manto Sagrado.

Festejos

Futebol – formação

No sector de formação o principal destaque vai para a equipa de Juvenis, que se sagrou Bicampeã Nacional, ainda com duas jornadas por disputar. No jogo que decidiu o título, as águias golearam o Braga por 5-1 no Caixa Futebol Campus.

Na 1.ª fase da competição o Benfica terminou no 1.º lugar com 30 pontos (dez vitórias e apenas uma derrota). Na 2.ª fase os comandados de Luís Araújo ficaram no 2.º lugar com 37 pontos arrecadados (12 vitórias, um empate e uma derrota). Na 3.ª e última fase (que encerra formalmente a 30 de junho), garantiu o 1.º lugar da tabela classificativa, detendo ainda o melhor ataque e a melhor defesa.

Benfica-SC Braga B

Futebol feminino

O primeiro ano do projeto da equipa feminina de futebol não poderia ter corrido de melhor maneira. As águias subiram ao primeiro escalão, venceram o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e também ganharam a Taça de Portugal.

No Campeonato, ao longo de todas as fases, as águias somaram 365 golos, enquanto na Taça de Portugal as jogadoras encarnadas marcaram 88 golos em oito jogos (média de 11 golos por jogo na prova-rainha do futebol português). No somatório de todas as provas, alcançaram 453 golos e sofreram apenas cinco!

Festejo no Jamor

O percurso do Benfica na Taça de Portugal foi muito forte, imparável. As atletas eliminaram Palmelense (0-20), Torreense (16-0), Marítimo (1-5), Ribeirão 1968 FC (21-0) e Ouriense (16-0). Seguiram-se as meias-finais com o SC Braga, a “final antecipada”. Em duas mãos o Benfica seguiu para o derradeiro jogo depois de afastar as bracarenses por 5-4 (resultado agregado). Na final, disputada no Estádio do Jamor, as águias venceram o Valadares Gaia por 4-0 e levantaram a primeira Taça de Portugal do seu palmarés no primeiro ano do projeto feminino.

Benfica Sub-19 Futebol feminino

Futebol feminino – formação

Motivadas também pelo sucesso da equipa principal de futebol feminino, as Sub-19 do Benfica sagraram-se Campeãs Nacionais. Um percurso exemplar que culminou numa final a duas mãos, onde as encarnadas foram mais fortes que o SC Braga. Apesar da derrota (0-1) na 1.ª mão, souberam dar a volta e levar de vencida a equipa bracarense na 2.ª mão (0-2).

Na 1.ª fase do Campeonato (Série Sul), a equipa terminou no 1.º lugar com 46 pontos, marcou 140 golos e sofreu apenas cinco. Na 2.ª fase (de apuramento de campeão) voltou a finalizar no 1.º lugar com um score de quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Benfica-Sporting

Futsal masculino

Determinado a reconquistar o título nacional sénior, o Futsal foi bem-sucedido. Os comandados de Joel Rocha estiveram em grande plano (venceram a fase regular) e,  na final da Liga Sport Zone, que foi à negra (5.º jogo), bateram o eterno rival Sporting por 4-3. O troféu de campeão nacional voltava para as águias, para o Museu Benfica-Cosme Damião.

Na Liga Sport Zone os comandados de Joel Rocha fizeram uma grande 1.ª fase, tendo terminado no 1.º lugar. Em 26 jogos, o Benfica venceu 25, marcou 149 golos e sofreu 35. No play-off a equipa afastou o Eléctrico FC (quartos de final), o Fundão (meias-finais) e, por fim, venceu o Sporting (3-2 em jogos).

Futsal

Além do Campeonato Nacional os encarnados venceram a Taça da Liga, que se disputou no Pavilhão Multiusos de Sines. Superaram Futsal Azeméis (1-7) e Modicus (2-6), para na final vencerem o SC Braga por 0-3.

Benfica Juvenis Futsal

Futsal – formação

A equipa Sub-17 do Benfica sagrou-se Campeã Nacional após bater na “negra” a ADCR Caxinas Poça Barca por 3-5.

Na 1.ª fase a jovem equipa benfiquista terminou no 1.º posto tendo conquistado 36 pontos referentes a 12 vitórias e apenas duas derrotas. Na 2.ª fase (apuramento de campeão) as águias terminaram em 3.º, mas depois somaram duas vitórias categóricas perante o Sporting no play-off de acesso à final: 9-3 e 0-10 foram os resultados a favor do Benfica, que assim chegou à derradeira etapa da luta pelo título.

Benfica

Futsal feminino

A época foi repleta de êxitos para a equipa de futsal feminino do Benfica, que fez o pleno ao nível nacional. As águias venceram o Campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça. Antes das conquistas, lembre-se que, durante o decorrer da época desportiva, Ana Catarina (guarda-redes) foi eleita a Melhor Guarda-redes do Mundo e Fifó considerada a 3.ª Melhor Jogadora do Mundo. Distinções que comprovam a qualidade existente no plantel.

No Campeonato Nacional as futsalistas benfiquistas conquistaram o 1.º lugar na 1.ª fase (Zona Sul). Depois, na 2.ª fase, de apuramento de campeão, somaram 40 pontos, celebrando o Tricampeonato a três rondas do fim da prova.

Na Taça de Portugal, prova-rainha do panorama desportivo português, o Benfica começou a sua participação na 4.ª eliminatória (vitória sobre o Vidais por 3-6), depois eliminou o CD Juventude São Pedro (1-7) e nos quartos de final triunfou perante o Belenenses (8-0).

Futsal Feminino

Nas meias-finais as encarnadas venceram as Águias Santa Marta (0-6) e, por último, na grande final, ganharam à formação da Novasemente por 2-0.

No início da temporada a equipa de futsal feminino já tinha conquistado a Supertaça, o troféu que marca o arranque oficial, ao bater a Novasemente por 4-3.

Bicampeãs

Futsal feminino – formação

A equipa de Juniores voltou a demonstrar a um grande nível revalidando o título nacional. As agora Bicampeãs fazem do Benfica o clube mais vitorioso nesta competição com três troféus em cinco possíveis.

Antes de chegar à fase final, que se disputou em Fafe, as futsalistas encarnadas terminaram a 1.ª fase no 1.º lugar (Série D) com 18 pontos. Seguiu-se a 2.ª fase (Zona Sul) onde o Benfica voltou a terminar no 1.º posto, vencendo cinco jogos em seis disputados. Na fase final, que contemplou as equipas de Benfica, Sporting, Modicus e GCR Nun’Álvares, as benfiquistas levaram a melhor vencendo os três jogos.

Voleibol masculino

Outra das equipas que espalhou perfume nos Pavilhões da Luz foi a de voleibol, sob orientação do treinador Marcel Matz. Os jogadores encarnados deram o mote e partiram para uma caminhada exemplar, conquistando o triplete nacional e fazendo uma grande prestação ao nível europeu.

No Campeonato as águias terminaram a fase regular no 1.º lugar com 75 pontos, fruto de 25 vitórias em 26 jogos. Na fase do play-off, a equipa encarnada afastou a Fonte do Bastardo por claros 0-3 e na final, à melhor de cinco jogos, venceu o Sporting (3-1).

Voleibol

Na Taça de Portugal as águias também fizeram uma excelente caminhada. Três triunfos pelo parcial de 3-0 frente a Leixões, Vitória de Guimarães e AA São Mamede até chegarem ao derradeiro jogo.

Na final, que se disputou no Pavilhão Multiusos de Sines, o Benfica venceu a Fonte do Bastardo por 3-1 e conquistou a 18.ª Taça de Portugal do seu palmarés.

Na Supertaça o adversário foi outro (Sporting), mas o vencedor foi o mesmo – vitória vermelha e branca por 3-0.

Equipa feminina de voleibol do Benfica

Voleibol feminino

Em ano de regresso à modalidade, a equipa feminina de voleibol do Benfica venceu o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão de forma exemplar, assegurando a subida ao segundo escalão.

O título, esse, discutiu-se numa fase de apuramento de campeão disputada ao longo de três dias. Vitórias contra ACD São João (3-0), Taipense (3-1) e Juventude Pacense (3-0).

Consagracao

Hóquei em patins feminino

A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica fez o pleno no panorama nacional. As águias conquistaram o triplete, ficaram pelos quartos de final na Liga Europeia e estiveram ainda presentes nas meias-finais da Taça Intercontinental.

As encarnadas sagraram-se Heptacampeãs Nacionais depois de vencerem todos os 26 jogos da fase regular. O saldo de golos foi expressivamente positivo: 262 marcados (melhor ataque) e apenas 28 sofridos (melhor defesa).

Hóquei Patins Feminino Benfica

Na prova-rainha do desporto português as hoquistas também deixaram a sua marca e conquistaram pela sexta vez a Taça de Portugal. Na final, que se realizou em Turquel, cilindraram o CACO por 9-1.

O primeiro troféu de 2018/19 foi a Supertaça, e aqui a vitória encarnada foi ainda mais dilatada: 14-2 perante o CH Carvalhos.

Sub-17 são Campeões Nacionais

Hóquei em patins – formação

O escalão Sub-17 sagrou-se Campeão Nacional depois de superar, na fase final da competição, as equipas do FC Porto, Sporting e Famalicense. Este foi o 6.º título nacional do palmarés encarnado.

As águias fizeram uma época imaculada e venceram a 1.ª fase (Série D) com 27 pontos conquistados. Voltaram a terminar no 1.º posto da classificação na 2.ª fase (Zona Sul), garantindo assim um lugar para a discussão do título nacional.  

Sporting-Benfica

Andebol masculino

A equipa de andebol do Benfica, comandada por Carlos Resende, iniciou a época 2018/19 com a conquista da Supertaça. A vitória por 24-29 sobre o rival Sporting permitiu às águias somarem a 6.ª Supertaça ao seu palmarés.

Andebol feminino

Andebol feminino

Numa temporada pautada pela regularidade nos (bons) resultados, a equipa de andebol feminino do Benfica regressou à 1.ª Divisão da modalidade 21 anos depois!

A luta pelos primeiros lugares foi até à última jornada, e a equipa feminina terminou o Campeonato como vice-campeã, fruto de 12 vitórias em 14 jogos na fase final da prova.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.