Trio benfiquista insuficiente para impedir derrota dos Sub-20 frente à Argentina

Florentino, Gedson e Jota foram titulares na 2.ª jornada do Grupo F do Campeonato do Mundo de Sub-20 que decorre na Polónia. No Estádio Bielsko-Biala, Portugal perdeu com a Argentina, por 0-2, números muito injustos face ao que se passou no relvado.

Frente a frente, as duas seleções que venceram as respetivas partidas da ronda inaugural. Portugal bateu a Coreia do Sul (1-0) e os argentinos bateram a África do Sul, por 5-2.

No sul da Polónia, o jogo arrancou equilibrado, com as duas formações a tentarem chegar rápido à zona de ataque. A tentativa de resolver rápido tirou discernimento aos atletas, mas algo ficou logo esclarecido: ambas tentavam jogar ora à largura ora à profundidade.

Ainda assim, a alviceleste tinha maior percentagem de posse de bola e acentuava uma pressão alta que dificultava a saída de bola da equipa das Quinas que, dessa forma, tinha de jogar longo.

Aos 16’, a primeira oportunidade de golo e foi para Portugal. Jota lançou Rafael Leão na esquerda, o avançado do Lille trabalhou bem e rematou para defesa de Roffo; no minuto seguinte, Gedson apareceu entre linhas e sem oposição rematou de longe, com o esférico a sair a centímetros do golo.

Os Benfiquistas estavam em destaque e aos 20’, Jota ultrapassou Mura, disparou para a área e rematou forte. Roffo defendeu por instinto. Argentina com mais bola, Portugal mais perigoso. Aos 30’, Gedson apontou um pontapé de canto e Diogo Leite, de cabeça, a levar perigo à baliza argentina.

Contra a corrente de jogo, aos 33’, Gaich, oportuno, a desviar para o 0-1 após cruzamento de Alvarez. A bola ainda bateu no poste antes de aninhar nas redes lusas.

O resultado não mais se alterou e o intervalo chegou com 0-1 para a Argentina no marcador.

Portugal entrou ao ataque na segunda parte e aos 48’, o cruzamento-remate de Rúben Vinagre, após ser servido por Jota, quase encontrava Rafael Leão pelo caminho; aos 51’, Moreno, depois de uma boa jogada individual, a rematar do meio da rua ao poste da baliza de João Virgínia, que parecia batido.

Jota a ficar muito perto do empate aos 64’. Recuperação de bola em zona adiantada por parte de Portugal, o benfiquista avançou para a área e rematou à malha lateral. Aos 67’, num lance iniciado por Jota, os Sub-20 lusos, através de Rúben Vinagre, voltaram a estar perto do empate.

Através de um livre direto, Gedson ficou pertíssimo do 1-1 (73’). Passados cinco minutos, aos 78’, Gaich, isolado, quase fez o 0-2, mas João Virgínia defendeu de forma superlativa. Respondeu Portugal sob o signo do Benfica. Gedson e Jota a combinarem, com o último a rematar para defesa de Roffo.

Aos 84’, Perez fez o 0-2 depois de um livre apontado por Barco. O lance foi analisado pelo VAR por um eventual fora de jogo, que não foi assinalado.

Aos 84’, Perez fez o 0-2 depois de um livre apontado por Barco. O lance foi analisado pelo VAR por um eventual fora de jogo, que não foi assinalado.

Até final, o marcador não mais se alterou. Resultado final do Portugal-Argentina: 0-2.

Onze de Portugal: João Virgínia; Diogo Dalot, Diogo Queirós, Diogo Leite e Rúben Vinagre; Florentino Luís, Miguel Luís (77′, Pedro Martelo) e Gedson Fernandes; Trincão (62′, Mesaque Dju), Rafael Leão e Jota (88′, Pedro Neto).

Suplentes: Diogo Costa, Luís Maximiano, Mesaque Dju, Nuno Pina, Thierry Correia, Moura, Romain Correia, Pedro Neto, Pedro Martelo e Nuno Santos.

Portugal enfrenta a África do Sul a 31 de maio, às 19h30, em jogo da última ronda da fase de grupos. Um triunfo coloca a equipa das Quinas nos oitavos de final do Mundial de Sub-20.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Google

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Facebook

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.