“37.º troféu de Campeão Nacional coloca-nos como a quarta equipa europeia com mais títulos”

Conquistados há menos de uma semana, os troféus de Campeão Nacional masculino e a Taça de Portugal feminina chegaram, esta sexta-feira, ao Museu Benfica – Cosme Damião. Na cerimónia que marca a inauguração da exposição temporária Museu Talismã do Futebol, o Presidente Luís Filipe Vieira apontou a uma “nova época à procura de novas conquistas”.  

“Esta entrega tem um enorme simbolismo, pelo significado dos dois troféus para o Sport Lisboa e Benfica e porque assinala a inauguração da exposição temporária Museu Talismã do Futebol”, começou por dizer Luis Filipe Vieira no discurso que abriu a cerimónia.

O 37.º troféu de Campeão Nacional para o nosso Clube coloca-nos como a quarta equipa europeia com mais títulos na principal competição dos respetivos países e consolida um ciclo de hegemonia no futebol português, em que nos últimos seis anos fomos cinco vezes Campeões. No mesmo período, nas quatro competições principais, conquistámos 13 títulos, enquanto os nossos diretos adversários conquistaram, no total, apenas sete, podendo um desses clubes acrescentar amanhã [sábado] mais um título. São números que evidenciam, de forma clara, o trabalho meritório e vitorioso que temos realizado. É o trabalho de uma vasta equipa de profissionais que, ao longo destes anos, colaboraram com esta casa e que merecem um elevado reconhecimento”, agradeceu o líder máximo dos encarnados.

“A entrega do primeiro troféu da nossa história conquistada pela equipa de Futebol Feminina, reveste-se também de enorme simbolismo e significado e é um momento que ficará para sempre na nossa memória. A conquista da Taça de Portugal por uma equipa lançada este ano, que optou por iniciar a sua atividade na Segunda Liga, e que na sua primeira competição com equipas da primeira Liga, ganha a Taça, é um feito notável. Feito que demonstra o mérito e o sucesso desta aposta que, em boa hora e no mesmo ano, nos levou a criar novas equipas femininas no Futebol, Andebol e Voleibol”, salientou o Presidente.

Trofeus no Museu

Num agradecimento a toda a estrutura do futebol feminino – que na época de estreia conquistou a Taça de Portugal e corre ainda atrás da subida de Divisão – Luís Filipe Vieira enalteceu a aposta feita. 

“No caso do Futebol Feminino, felicito Fernando Tavares, toda a equipa técnica e jogadoras que tornaram possível a concretização deste sonho e a natural perspetiva que novos títulos enriquecerão, em breve, este nosso Museu”, destacou, acrescentando ainda:

Todos estes troféus são a marca principal da nossa história, de um percurso de que nos orgulhamos e que tem neste excelente Museu o mais forte dos testemunhos. E agora merecido descanso para que, com energias renovadas, enfrentemos a nova época à procura de novas conquistas.”

Depois do Tetra, a Reconquista: o Museu Benfica – Cosme Damião, ativo desde 26 de julho de 2013, volta a ser talismã do Futebol! A visita a esta exposição temporária, recorde-se, será sempre gratuita.

Trofeus no Museu

À margem da cerimónia, Luís Filipe Vieira respondeu às perguntas dos jornalistas, deixando, entre outros temas abordados, bem clara a intenção de manter todos os elementos do atual plantel no Benfica.  

Plantel é para manter

“Há coisas que o Benfica não pode fazer. Se alguém depositar o respetivo cheque das cláusulas de rescisão no banco, o Benfica aí não pode fazer nada. O que poderei adiantar aos Benfiquistas é que não iremos mexer muito no plantel. Ao dizer isto queremos dizer que queremos ficar com todos os jogadores que hoje estão no Benfica, inclusive com o João Félix. Estamos determinados em fazer todos os possíveis para o João Félix e outros ficarem no Benfica. Qualquer um dos jogadores está muito feliz no Benfica. Ouvimos muita coisa sobre João Félix, nomeadamente pressões da família, pressões do empresário… não existe nada disso! Até agora, todas as conversações que temos tido têm pautado muito e profundamente a levar que o João Félix fique no Benfica.”

Trofeus no Museu

Interesse em Raúl de Tomás?

“Neste momento o que posso adiantar é que estão definidos alguns alvos que poderão interessar ao Benfica, não me recordo desse nome estar lá.”

Final da Taça de Portugal

“Que seja um grande jogo de futebol, que haja fair-play e que ganhe o melhor. É a única coisa que o Benfica pode desejar.”

Pacificar o clima no futebol

“A postura que o Sport Lisboa e Benfica tem e da SAD do Benfica é bem demonstrativo de tudo. Somos bem organizados, com estratégia, planeamento e de certeza todo o nosso trabalho não é estar a prejudicar o futebol. Não estou a ver ninguém do Benfica a entrar em polémicas. Não compete só aos clubes fazer o abrandamento do tom em que está o futebol, compete também à Liga, à Federação e até ao próprio Governo imporem regras claras de jogo.

Trofeus no Museu

Arrepende-se de não ter escolhido Bruno Lage para o comando técnico mais cedo?

“Nunca me arrependo das decisões que tomo. Quem nada decide tem sempre razão. Quem decide tem de decidir e foi o que eu fiz. Naquele momento tinha de decidir e decidi. Na cabeça já estava o Bruno Lage e ele, melhor do que ninguém, sabe o que já tínhamos conversado. Não se faz um contrato de cinco anos com um treinador para ele vir treinar os Juniores, os Juvenis ou a Equipa B. Faz-se com muito mais profundidade. Não vou dizer que estávamos a perspetivar que fosse nesta altura, mas teve de ser assim, apesar de guardar – e penso que qualquer Benfiquista guarda – memórias de Rui Vitória porque fez um belíssimo trabalho no Benfica e agora para onde foi também voltou a ser campeão. Hoje estamos felizes como estamos, queremos ter mais vitórias e de certeza que vamos continuar todos juntos. Juntos iremos vencer.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.