Números dão ao Benfica estatuto de melhor equipa da Liga 2018/19

Sabendo que ainda nada está ganho, a temporada que está prestes a terminar pode, contudo, vir a ser recordada durante muitos anos pelos adeptos do Benfica. 

Não apenas pela possibilidade da Reconquista do Campeonato – que está à distância de 90 minutos – mas também pelos diversos registos coletivos que a equipa tem vindo a acumular. 

É evidente que, mais do que qualquer outra coisa, o objetivo é o 37.º título de campeão. Sem isso, aliás, o resto não faz sentido. 

Mas, mesmo antes se conhecer o desfecho da ‘Grande Final’ de sábado, é da mais elementar justiça recordar e sublinhar, desde já, os dados que conferem ao Benfica o indiscutível estatuto de melhor equipa da Liga 2018/19. 

Uma equipa que marca 99 golos em 33 jornadas tem de ser reconhecida como uma verdadeira máquina ofensiva! É o caso. Desses 99 golos, porém, ressalta a evidência de 62 (!) terem sido apontados na 2.ª volta… que ainda não terminou. 

O Benfica é, também, até ao momento, a equipa com mais vitórias: 27 em 33 jogos. Com a particularidade de, também aqui, a 2.ª volta ser um caso ímpar: 15 vitórias e 1 empate nos 16 jogos já realizados. 

No ‘campeonato entre os grandes’, o Benfica é, claramente, a equipa com melhores resultados: fez 16 pontos frente a FC Porto, Sporting e Sp. Braga, num máximo de 18. O FC Porto tem 7 (e ainda pode chegar aos 10), o Sporting tem 5 (pode chegar aos 8) e o Sp. Braga conseguiu 3. 

O Benfica é, ainda, a equipa com maior utilização regular de jogadores portugueses. Na última jornada, por exemplo, Bruno Lage apostou num onze inicial com 7 portugueses. O FC Porto atuou com 2, o Sporting com 1 e o Sp. Braga com 6. 

E também foi a equipa que utilizou mais jogadores formados no próprio clube: 5 no jogo de Vila do Conde (Rúben Dias, Ferro, Florentino e João Félix, de início, e ainda Gedson Fernandes, como suplente utilizado). 

Por fim, o Benfica é uma das equipas com média de idade mais baixa nos principais campeonatos europeus. O onze do último jogo apresentava uma média de 24,2. Todos os jogadores abaixo dos 30 anos e 6 deles com 25 ou menos. 

A prova de que uma equipa e um projeto de futuro podem perfeitamente ter sucesso no presente. O Seixal está aí para o provar! 

Há muitos méritos nesta caminhada de 2018/19, como se vê, mas é preciso nunca perder de vista e reafirmar o essencial: ainda nada foi ganho, o Santa Clara está a fazer um excelente campeonato (7.º lugar, melhor classificação de sempre) e, por isso, será necessário manter total concentração e os altos níveis de competência para garantir a desejada Reconquista. 

Contamos com TODOS para a GRANDE FINAL! 

PS: A equipa feminina do Benfica tem, também no sábado (15 horas), o jogo mais importante da temporada: a final da Taça de Portugal, contra o Valadares Gaia. É a oportunidade de se fazer história e de trazer para o Museu Cosme Damião o 1.º troféu nacional do futebol feminino do Benfica. Um momento que merece o forte apoio dos Benfiquistas no Jamor. Que seja um sábado de festa e, se possível, de celebração.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.