Rúben Dias é o jogador mais imprescindível da europa

Soma mais de 5100 minutos em campo, entre clube e Seleção, e atingiu, diante do V. Setúbal, os 50 jogos oficiais de águia ao peito em 2018/19. O defesa-central do Benfica Rúben Dias é o jogador mais utilizado nas maiores ligas do mundo!

Aos 21 anos, o futebolista formado no Caixa Futebol Campus é hoje um valor seguro do futebol português, como atesta a sua utilização também ao serviço da Seleção Nacional. Na corrente época já atuou em oito partidas pela equipa das Quinas, foi sempre titular e apenas no particular com a Escócia não atuou os 90 minutos. Curiosamente, neste jogo defrontou Callum McGregor, do Celtic… É preciso escavar bem fundo, até ao 20.º país do ranking da UEFA, para encontrar o único jogador com mais minutos do que o benfiquista (5240 contra 5172).

Aposta no decorrer de 2017/18, Rúben Dias já pulverizou as 30 partidas da época de estreia. Na atual alinhou sempre como titular (nunca substituído) e apenas foi suplente não utilizado frente ao Montalegre, a contar para a Taça de Portugal. No total, a meia centena de partidas é repartida assim por competições: 28 na Liga NOS, 9 na Liga dos Campeões (qualificação e fase de grupos), 5 na Liga Europa, 5 na Taça de Portugal e 3 na Taça da Liga.

O único jogo que não completou foi com o AEK, em Atenas, para a fase de grupos da Liga dos Campeões (recebeu ordem de expulsão perto do intervalo). Na Liga NOS falhou uma única ronda, a 18.ª, ante o V. Guimarães por acumulação de cinco cartões amarelos. Mesmo jogando como defesa-central, Rúben Dias já festejou três golos, todos eles com Bruno Lage como técnico dos encarnados.

Rúben Dias

Centrais a todo o vapor

Na lista de futebolistas mais utilizados em 2018/19 apresentada pelo site Transfermarket, quatro dos primeiros cinco são defesas-centrais. Porém, limitando a pesquisa aos 15 principais campeonatos europeus, os guarda-redes juntam-se aos centrais no somatório de minutos.

Entre os centrais constam Daley Blind e De Ligt (Ajax), Alderweireld (Tottenham) e Van Dijk (Liverpool); nos guarda-redes estão Onana (Ajax), Ederson (Manchester City), Kepa (Chelsea) e Alisson (Liverpool).

Benfica-Chaves

Os 15 mais utilizados no top 15 das ligas europeias

JOGADORCLUBEMINUTOS
Rúben DiasBENFICA5172
Daley BlindAjax4919
De LigtAjax4803
TadicAjax4634
N’Golo KantéChelsea4625
EdersonManchester City4620
AlderweireldTottenham4600
GriezmannAtlético Madrid4542
OnanaAjax4498
KepaChelsea4469
AlissonLiverpool4410
Kyle WalkerManchester City4393
Van DijkLiverpool4375
KimmichBayern4371
RakiticBarcelona4357

O Ajax coloca mesmo vários jogadores entre os mais utilizados. A juntar a Blind, De Ligt e Onana, está o sérvio Tadic, com 4634 minutos, e Frenkie de Jong, com 4273 minutos. No Benfica, para além de Rúben Dias, o espanhol Grimaldo contabiliza 4289 minutos em 48 partidas oficiais

Rúben Dias

“Habilidade para comandar” entre elogios sem fronteiras

As exibições de alta qualidade evidenciadas por Rúben Dias pelo Clube ou pela Seleção Nacional, nas competições internas ou na Europa, têm valido rasgados elogios de vários quadrantes e que têm tido eco na Comunicação Social.

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, avisara de que o Caixa Futebol Campus seria o viveiro que alimentaria a equipa principal e Rúben Dias é um dos exemplos que personificam essa aposta do presente e do futuro.

Fã das qualidades do camisola 6, o líder das águias, numa entrevista ao jornal italiano “Tuttosport”, deixou rasgados elogios. “O Rúben tem 21 anos e, na sua posição, é um dos melhores do mundo. Terá uma carreira brilhante e parece-me que pode ser o nosso capitão nos próximos anos”, reconheceu.

Também o site da UEFA se rendeu ao talento do internacional português. Na rubrica “miúdos-maravilha” foi considerado o “futuro capitão” do Benfica. “É um grande comunicador, com habilidade para comandar, trazendo grandes expectativas”, pode ler-se.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.