Dupla Seferovic-João Félix em destaque em 2019

O Benfica já tem 118 golos faturados nesta época, 81 dos quais da Liga NOS, onde é a equipa mais concretizadora. Na frente, dois nomes estão em destaque: Seferovic é o goleador mais regular das 10 principais ligas europeias; João Félix defende o estatuto de avançado Sub-19 com maior influência nos golos.

Benfica-Setúbal

Na última partida da Liga NOS, frente ao V. Setúbal, ambos os jogadores da linha de ataque deixaram a sua marca. Com uma exibição de encher o olho, João Félix começou por assistir Rafa para os dois primeiros golos do Benfica no jogo e ainda foi a tempo de fazer o 3-1, com dedicatória especial ao irmão Hugo Félix, também ele jogador dos Iniciados do Clube; Seferovic deu seguimento a uma veia goleadora fantástica (19 golos só na Liga NOS) e fez o quarto tento das águias no jogo após assistência de Rafa.

O camisola 14, aliás, marcou em 11 dos últimos 12 jogos que realizou na Liga NOS, cadência que faz de Seferovic o goleador mais regular dos 10 maiores campeonatos da UEFA.

Com Bruno Lage à frente dos destinos dos encarnados – estreou-se em casa com o Rio Ave no dia 6 de janeiro de 2019 – o suíço ganhou outra preponderância no capítulo ofensivo da equipa. Nas últimas 12 partidas, apenas numa, com o FC Porto, ficou em branco. Em todas as outras em que foi a jogo, faturou, mesmo nas que entrou no decorrer do desafio, como foram os casos dos desafios frente a V. Guimarães (fora) e Tondela (casa), sendo que em ambos marcou o tento solitário e triunfal das águias.

Durante este percurso praticamente imaculado, Seferovic apontou 15 golos de um total de 19 no Campeonato, precisando apenas de 79 minutos em média para festejar. A forma evidenciada no ano civil de 2019 coloca-o no topo dos marcadores neste ranking particular, juntamente com Messi.

Benfica-Nacional

Mas na consistência ninguém bate o benfiquista. O facto de ter faturado em 11 dos 12 encontros realizados coloca Seferovic no patamar mais alto da regularidade entre os melhores marcadores das 10 principais ligas da UEFA. Nomes como Agüero, Quagliarella, Messi, Mbappé ou Lewandowski não marcam com a mesma frequência do internacional helvético.

Entre o top 10, quem mais se aproxima é o argentino do Barcelona, com golos em 10 das últimas 12 jornadas que fez na La Liga. Mais longe estão Mbappé (PSG), Lewandowski (Bayern) e Diagne (Galatasaray), com 8 em 12 nos respetivos campeonatos; Júnior Moraes (Shakhtar), com golos em 7 dos últimos 12 jogos; Agüero (Manchester City) e Quagliarella (Sampdoria), com 6 em 12; Samatta (Genk) com 5 em 12; e Chalov (CSKA Moscovo), com golos apontados em apenas 3 dos últimos 12 da liga russa.

Seferovic é também sinal de vitórias, revelando-se um verdadeiro talismã em 2018/19 para as águias. Sempre que o suíço marca na Liga NOS, o Benfica obtém os três pontos. Tem sido assim nesta série de 12 jogos, como já o fora antes de Bruno Lage assumir a equipa, diante do Nacional (fora), FC Porto (casa), Tondela (fora) e Feirense (casa).

Benfica-Setúbal

Época de estreia de sonho para João Félix

Aposta no plantel principal da equipa do Benfica, João Félix – que já foi convocado por Fernando Santos para a Seleção A – conta com 11 golos marcados na Liga NOS e ainda seis assistências em 21 partidas na prova. A participação em 17 golos da equipa nesta prova coloca-o como melhor Sub-19 europeu na sua posição.

Se abrirmos a análise a todas as competições, os números são ainda mais impressionantes. Com utilização regular a partir de janeiro, o 79 entrou no novo ano com três golos apontados. Quando Bruno Lage assumiu o comando técnico dos encarnados, os números de João Félix dispararam.

Em todas as provas contabiliza 37 jogos, 16 golos, sete assistências e cerca de 2400 minutos de utilização. No último jogo da Liga Europa, diante do Eintracht Frankfurt, foi a figura do encontro com um histórico hat-trick e uma assistência para o tento de Rúben Dias.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.