UEFA quis ir ao Seixal ver de perto a fábrica de talentos do Benfica

Foi Luís Filipe Vieira quem abriu à UEFA as portas do Caixa Futebol Campus, centro de formação e treino dos encarnados que suscita a curiosidade do organismo que tutela o futebol europeu. A “menina dos olhos” do Presidente do Sport Lisboa e Benfica já leva mais de 12 anos de vida e, desde 22 de setembro de 2006, já muitos talentos saíram do Seixal.

Luís Filipe Vieira

“Quando me tornei presidente do Benfica, a estratégia foi pensar seriamente no que seria o Benfica do futuro. Inaugurámos o centro de estágios do Caixa Futebol Campus sempre com o pensamento de criar jogadores com a nossa identidade. Queremos – todos os Sócios e todos os Benfiquistas – uma equipa à Benfica, constituída à base de talento produzido no Caixa Futebol Campus e com identidade do Benfica”, disse no Magazine da Liga Europa da UEFA.

Desde a abertura, há mais de 12 anos (22 de setembro de 2006), dezenas de títulos nacionais já foram conquistados nas camadas jovens, fazendo do Benfica o mais titulado clube português no que à formação de futebol diz respeito.

Tiago Pinto

Na vanguarda da tecnologia, é também aí que o Benfica tem investido. Com pouco espaço para agir, pouco tempo para pensar e executar, o Simulador 360º – ferramenta científica e tecnológica do Benfica LAB que pretende alcançar a excelência no desenvolvimento dos jogadores – é palco de uma experiência única. Pura ficção científica transformada em realidade com o objetivo de desenvolver as competências individuais dos atletas, permitindo-lhes melhorar e aumentar a rapidez de decisão, aperfeiçoar a técnica individual e recuperar de lesões, como explicou Tiago Pinto, diretor-geral para o futebol profissional do Benfica.

“Isto é mais uma das ferramentas que temos no Caixa Futebol Campus para melhorar as habilidades técnicas dos nossos jogadores. As bolas saem de diferentes lugares, com diferentes velocidades e, com o jogo de cor, a ideia é o jogador receber bem, passar bem, pensar rápido. A partir daí conseguimos trabalhar vários aspetos que depois acabam por acontecer no jogo”, detalhou Tiago Pinto.

O Caixa Futebol Campus tem vindo a crescer de forma gradual desde a sua inauguração, sendo que foi distinguido como Academia do Ano em 27 de dezembro de 2015 nos “Globe Soccer Awards”. Em 12 anos, o Centro de Formação e Treino do Seixal foi o lar de muitos jovens que trabalharam arduamente para terem sorte numa realidade de exigência máxima.

Devido aos valores envolvidos nas suas transferências, é provável que EdersonNélson SemedoLindelöfRenato Sanches Gonçalo Guedes tenham sido as mais mediáticas. No entanto, é impreterível referir os casos de João CanceloBernardo SilvaAndré Gomes.

Atualmente, no plantel principal das águias estão oito elementos feitos ou desenvolvidos na Formação do Caixa Futebol CampusJota, Rúben DiasYuri RibeiroGedson, Ferro, Florentino, Zlobin João Félix.

Rui Costa

“É um orgulho, sobretudo, fazer parte deste projeto. Eu dizer quanto orgulho tenho em ser administrador do clube por onde sempre sonhei jogar acho que é inevitável e escusado até. Fazer parte de uma administração e de um clube que está a evoluir da forma como está a evoluir e a ter as visões que está a ter de forma a recuperar todos os seus pergaminhos, deixa-me orgulhoso. Fico muito feliz de ver hoje que essa aposta que estamos a fazer na Formação começa a dar os seus frutos”, analisou o administrador da SAD encarnada, Rui Costa.

Pedro Marques

Apesar de o conceito permanecer inalterado desde o primeiro dia – Formar a Ganhar –, muita coisa mudou no Seixal ao longo de mais de 12 anos.

“Temos uma parte muito significativa da sua formação e da sua educação, principalmente para os cerca de 80/90 jogadores residentes. Tentamos integrá-los naquilo que são os valores do Clube e os valores da Formação. Queremos formar jogadores que essencialmente estejam preparados para jogar sob pressão. Obviamente que o trabalho e a relação com bola para nós é essencial, mas aprendem essencialmente o que é ser um jogador à Benfica”, explicou o diretor técnico do Futebol de Formação do Benfica, Pedro Marques.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.