A entrevista de Luís Filipe Vieira ao jornal “O Benfica”

No dia em que o Benfica comemora 115 anos de história, Luís Filipe Vieira falou em exclusivo ao Jornal O Benfica, e o resultado é um misto de convicção e esperança. A convicção de que a obra feita restabeleceu a grandeza do Clube, e a esperança de que o futuro seja de muitas vitórias e equivalente benfiquismo.

A devolução do estádio ao Clube, as promessas cumpridas, um clube moderno e lucrativo e uma aposta crescente na formação foram temas aos quais o Presidente do Benfica respondeu com abertura e clareza.

Em tempo de aniversário, a primeira pergunta só poderia ser esta: que prenda gostaria de oferecer, desta vez, a todos os benfiquistas? E, já agora, porquê?

A melhor prenda que neste aniversário todos nós, benfiquistas, vamos ter é que, graças ao processo de recuperação e consolidação da nossa situação financeira, a posse da titularidade do nosso estádio e da BTV passam para o nosso clube e deixam de estar na SAD, conforme vai ser objeto de decisão na próxima Assembleia Geral Extraordinária da SAD do Benfica marcada para o próximo dia 15 de março.

Mais uma promessa cumprida e assim o Sport Lisboa e Benfica e os seus sócios passam a deter, repito, na íntegra, a titularidade do nosso estádio e da BTV, situação diferente da que ocorria na SAD, onde o clube e os seus associados só têm uma posição maioritária. O valor da operação está avaliado em 99 milhões e 270 mil euros de acordo com avaliações independentes, e o pagamento será diferido por 25 anos.

Após se cumprir a promessa do pagamento de todas as dívidas bancárias, esta nova decisão reforça e consolida a imagem de um clube cada dia mais autónomo, credível e reputado em todas as avaliações feitas à sua gestão.

Luís Filipe Vieira

A redução do passivo e o aumento do património (Caixa Futebol Campus no Seixal, mas não só) são hoje realidades cada vez mais consolidadas. Paralelamente, existe esta decisão de passar a titularidade das sociedades detentoras do estádio e da BTV a 100% para o Clube, tudo isso torna legítima aquela ideia de que o Benfica é cada vez mais dos benfiquistas…

Essa ideia é legítima e cada dia mais concreta e real. Desde a primeira hora em que iniciámos este projeto, que numa primeira fase foi de urgente salvação e reestruturação do Clube a todos os níveis, tínhamos como pretensão, logo que possível, devolver ao Clube o seu mais valioso património que por uma questão de gestão e capacidade de financiamento passou para a posse da SAD.

Cada dia, o Clube está mais sólido e robusto, cada vez mais autónomo. Hoje já não temos de efetuar vendas inadiáveis para equilibrar as nossas contas. O Benfica é hoje apontado como um case study a nível internacional de boa gestão e inovação, apesar de não estar integrado no top cinco das principais ligas europeias. Desse ponto de vista, o nosso mérito é redobrado.

E quando hoje falamos que, dentro do possível, temos como objetivo segurar os nossos maiores talentos pelo maior número de anos, isso acontece porque já vivemos com outra estabilidade e segurança financeira.

Luís Filipe Vieira

Pérolas da formação saem apenas pelo valor das cláusulas

Quer dizer que para o Benfica perder uma das suas pérolas, só mesmo caso exista quem pague as suas cláusulas de rescisão?

Reafirmo que não temos nenhum objetivo de vender os nossos principais jogadores que chegaram agora do Seixal. A cada dia que passa, estes jovens talentos estão mais valorizados e provam a boa visão, rumo e estratégia que tivemos, quando percebemos que a aposta na formação e na criação de uma escola sólida, coerente, de autêntica filosofia própria com ADN de jogador à Benfica seria a opção mais acertada. É muito relevante observar como já chegam à primeira equipa preparados para os mais exigentes níveis competitivos.

Vejam a quantidade de jovens formados que temos no plantel principal. Veja que a grande maioria dos convocados nos diferentes escalões da nossa seleção é do Benfica tal como previ que iria acontecer. Na Europa, ninguém ficou indiferente ao recorde assumido pelo Benfica, de utilizar a equipa com a mais baixa média de idades em muitos anos como apresentou nestes jogos desta última eliminatória da Liga Europa. Vejam a quantidade de jogadores que se estão a afirmar internacionalmente nos principais clubes europeus e com formação made in Benfica.

Tudo isto obedeceu a uma estratégia de fundo. Numa primeira fase, a necessidade de ultrapassar constrangimentos financeiros levou à necessidade de efetuar e aproveitar algumas oportunidades de venda. Hoje só perante exigências legais definidas pelos valores de cláusulas de venda nos poderão levar a que isso ocorra. A prioridade é garantir que estas fornadas sejam a base das nossas equipas principais de futuro. E o futuro, acredito, é radioso.

Luís Filipe Vieira

O Benfica nunca ganha contra ninguém

O primeiro aniversário que celebrou como presidente foi precisamente o centenário: em 28 de fevereiro de 2004. O Benfica está a comemorar agora 115 anos. Quais as memórias mais fortes que guarda destes 15 anos?

São tantas e tão ricas. Construção do novo estádio, do Museu, do Caixa Futebol Campus, o reforço de todas as nossas infraestruturas, o lançamento da BTV, os resultados desportivos com o histórico Tetra, as finais europeias, as vitórias das diferentes modalidades, a aposta nas equipas femininas, na internacionalização e expansão da marca Benfica, do fantástico crescimento em número e no tipo de ofertas das Casas do Benfica.

Mas também poderei destacar o exemplar trabalho da nossa Fundação, o prestígio e reconhecimento da qualidade dos nossos recursos humanos, o respeito pelos nossos antigos atletas, no fundo, a capacidade que houve em reerguer este gigante absolutamente único e imparável, clube do povo e clube de Portugal que está presente em todo o mundo e em todas as latitudes da lusofonia e cada vez mais é uma marca global, internacional e que tem como maior símbolo, vejam bem, Eusébio.

Eusébio que confere toda uma dimensão única e uma mística sem igual ao nosso clube. E um clube que por fim, e será esta a memória que me acompanha todos os dias, tem a sua maior força e essência na sua massa associativa e de adeptos sem qualquer tipo de paralelo, que transformam qualquer deslocação das nossas equipas numa autêntica onda vermelha. Uma massa adepta que todos os dias demonstra que no Benfica as vitórias nunca são contra ninguém. São comemoradas e vividas pela simples felicidade de que ganhámos por nós e para nós.

Luís Filipe Vieira

O Clube no topo da Europa

O Benfica já esteve, durante a sua presidência, em duas finais europeias. Reafirmou recentemente o desejo de voltar a ver o Benfica no topo da Europa. Sente que esse dia acabará mesmo por chegar?

Não só sinto como cada vez mais estou convencido de que essa convicção tem razões de ser. E para isso acontecer, para nós é evidente que só com esta aposta que estamos a fazer na formação e visando criar uma base sólida na equipa principal que ganhe estabilidade e competitividade com base nos nossos principais talentos formados no Seixal é que será possível reequilibrar o jogo de forças com as principais e mais ricas equipas europeias. De outra forma seria absolutamente impossível.

Será pela estratégia, pelo trabalho em profundidade que podemos ombrear com equipas construídas com base no seu potencial em comprar todo e qualquer jogador que queiram. Mas este tem de ser um objetivo para ser assumido como algo estruturante e permanente na cultura do Clube. Estou convicto de que estamos a criar as bases para a afirmação de um longo ciclo de hegemonia no futebol português e de consolidação da nossa presença entre as principais equipas europeias.

Luís Filipe Vieira

Um Benfica de sonho e de promessas cumpridas

Mais títulos (modalidades incluídas). Mais formação nas equipas principais. Mais património (expansão do Caixa Futebol Campus e o novo Centro de Alto Rendimento). Colégio Benfica. Rádio Benfica. Hotel Benfica. Benfica Digital. Foi este o Benfica com que sonhou?

Trata-se efetivamente da concretização de muitos sonhos e projetos que programámos. Falou de alguns projetos, poderia falar de outros. Ainda nesta semana ficámos a saber que ultrapassámos a meta dos 40 mil RED PASS vendidos no nosso estádio. O crescimento do nosso clube tem sido feito a diferentes níveis, procurando sempre estar na vanguarda da inovação, da ciência e do desenvolvimento de marca em termos de marketing e comercial.

Outro exemplo que posso realçar é o ambicioso trabalho que estamos a iniciar de desenvolvimento de projetos de internacionalização nos mercados emergentes de maior potencial para a indústria do futebol como a China, os Estados Unidos e a Índia à cabeça. Tendo a noção de que o sucesso destas operações reside no elemento diferenciador que oferecemos, que tem
como principais bases os bons exemplos da nossa gestão desportiva e da nossa conceituada e reputada escola de formação de jogadores com pouco paralelo no mundo.

Quando olho para trás e vejo o percurso feito, do que no Benfica mais nos orgulhamos é de toda a nossa história centenária que podemos contar, do presente que temos para mostrar e do futuro que estamos a construir. Ganhar o futuro neste clube começa sempre todos os dias. E sinto, confesso, em todos os meus colegas dos órgãos sociais e na estrutura que me tem acompanhado ao longo destes anos, um dinamismo, um entusiasmo e uma vontade igual à do primeiro dia em que aqui chegámos.

E a cada dificuldade que possa surgir, a cada obstáculo, encaramos sempre como um novo desafio a enfrentar, cientes de que o que melhor pode falar por nós são a obra e os resultados pelos quais respondemos. E é com orgulho que em dia de aniversário, mais do que estar aqui a conversar sobre a obra feita, podemos sobretudo estar a expor a nossa visão, estratégia, rumo e projetos para o futuro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.