Quem é este Dínamo de Zagreb que vai jogar com o Benfica?

Campeão da Croácia e embalado para a revalidação do título nacional, o Dínamo Zagreb é o adversário do Benfica nos oitavos de final da Liga Europa. Os jogos da eliminatória estão marcados para 7 e 14 de março, sendo a 2.ª mão no Estádio da Luz.

A época europeia do Dínamo Zagreb começou com a disputa da 2.ª pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. Os croatas afastaram o Hapoel Beer Sheva (Israel) com um resultado agregado de 7-2. Seguiu-se a 3.ª pré-eliminatória (fase que o Benfica também disputou) diante o Astana (Cazaquistão). O Dínamo venceu as duas mãos e conseguiu um resultado acumulado de 3-0.

Faltava o play-off e foi aqui que terminou o sonho da Liga dos Campeões. Uma eliminatória bastante disputada contra o Young Boys (Suíça), mas que acabou por sorrir aos helvéticos. Resultado agregado: 2-3.

Depois de ter sido afastada no play-off de acesso à fase de grupos da Champions, a formação do Dínamo Zagreb ficou inserida no Grupo D da Liga Europa. A equipa croata fez um percurso imaculado no seu agrupamento (quatro vitórias e dois empates) que lhe valeu o 1.º lugar (à frente de Fenerbahçe, Spartak Trnava e Anderlecht) com 14 pontos conquistados.

Dínamo Zagreb

Nos 16 avos de final o campeão croata eliminou o Viktoria Plzen da competição. Na 1.ª mão sofreu uma derrota forasteira (2-1) e na 2.ª parte da eliminatória conseguiu uma contundente vitória no seu estádio por 3-0. Resultado agregado: 4-2.

Em suma, juntando a fase de grupos e os 16 avos de final, a formação do Dínamo Zagreb conseguiu cinco vitórias, dois empates e uma derrota.

Ao nível da concretização, conseguiram marcar 15 golos e sofreram apenas cinco. Izet Hajrovic e Mislav Orsic, com três golos cada, foram os principais responsáveis pelo acerto na hora de rematar nesta competição.

Relativamente ao Campeonato, o Dínamo Zagreb é o detentor da hegemonia do futebol croata. Para se ter uma noção, desde 2007 que o título de campeão nacional é do Dínamo (exceção feita à época 2017/18 em que o Rijeka foi o vencedor). O campeão nacional em título está na 1.ª posição com 54 pontos conquistados (mais 14 do que o 2.º classificado, NK Osijek, que defronta no domingo), fruto de 17 vitórias, três empates e uma derrota.

Dínamo Zagreb

Atualmente orientados por Nenad Bjelica (47 anos), o Dínamo Zagreb apresenta-se normalmente no sistema 4x1x4x1, sendo que o onze utilizado na última partida, referente à 2.ª mão dos 16 avos de final da Liga Europa com o Viktoria Plzen, foi o seguinte: Dominik Livakovic, Sadegh Moharrami, Kévin Théophile Catherine, Emir Dilaver, Marin Leovac, Arijan Ademi, Ivan Sunjic, Dani Olmo, Mislav Orsic, Izet Hajrovic e Bruno Petkovic.

Top jogadores mais utilizados na época

JOGADORPOSIÇÃON.º DE JOGOSMINUTOS
Ivan SunjicMédio161336
Damian KadziorMédio171218
Dino PericDefesa141214
Dominik LivakovicGuarda-redes141080
Sadegh MoharramiDefesa121012
Amer GojakMédio14966
Mario GavranovicAvançado15859
Bruno PetkovicAvançado16857
Dani OlmoMédio14851
Mislav OrsicAvançado16828
Arijan AdemiMédio11821
Marko LeskovicDefesa9812
Kévin Théophile CatherineDefesa9810
Emir DilaverDefesa9798
Petar StojanovicDefesa10791

Mercado de inverno

A formação do Dínamo Zagreb aproveitou o mercado de inverno para reforçar o seu plantel. Iyayi Atiemwen (médio-centro) foi contratado ao HNK Gorica, Bruno Petkovic (avançado-centro) largou a Serie A (Itália), mais concretamente o Bolonha. Por último, Kommen Andric (avançado-centro que passou pelo Belenenses na época 2016/17) foi contratado ao Inter Zapresic, sendo este jogador o melhor marcador no campeonato croata.

Dínamo Kiev

Top 5 marcadores

JOGADORGOLOS
Kommen Andric10
Bruno Petkovic8
Iyayi Atiemwen7
Mario Gavranovic5
Damian Kadzior4

Até ao momento, o Dínamo Zagreb conta com 43 golos marcados na Liga Croata, sendo que o seu principal artilheiro é Kommen Andric com 10 remates certeiros. Curiosamente, todos os golos apontados foram ao serviço do Inter Zapresic. Andric juntou-se ao Dínamo Zagreb apenas neste mercado de inverno.

Dínamo Zagreb

Top 5 assistentes

JOGADORASSISTÊNCIAS
Damian Kadzior9
Bruno Petkovic4
Kommen Andric3
Iyayi Atiemwen3
Mario Gavranovic3

No que diz respeito a passes para golo na Liga croata, Damian Kadzior é o grande destaque da equipa. O médio já assistiu por nove vezes nesta edição do campeonato, de acordo com os dados da plataforma Wyscout.

Dínamo Zagreb

Top 5 rematadores

JOGADORREMATES
Mario Gavranovic37
Damian Kadzior36
Bruno Petkovic32
Kommen Andric31
Iyayi Atiemwen30

Relativamente a este parâmetro estatístico, podemos rapidamente verificar que os intervenientes são os mesmos, mas com uma ordem diferente. Desta feita, é Gavranovic o jogador mais rematador do Dínamo Zagreb. É também a equipa que mais utiliza esta ferramenta na Liga croata (343 remates).

Dínamo Zagreb

Top 5 cruzamentos

JOGADORCRUZAMENTOS
Damian Kadzior60
Sadegh Moharrami52
Iyayi Atiemwen40
Mislav Orsic40
Marin Leovac30

Damian Kadzior é o jogador que mais cruzamentos efetua no Dínamo Zagreb. Dos 60 que efetuou até esta data na ediçao 2018/19 da Liga Europa, tem uma percentagem de acerto de 41,7%. Executou 54 no flanco direito e seis no flanco contrário.

Dínamo Zagreb

Top 5 passadores

JOGADORPASSES
Dino Peric60
Ivan Sunjic52
Sadegh Moharrami40
Emir Dilaver40
Marko Leskovic30

Nesta categoria os destaques vão para os jogadores Peric e Sunjic. Juntos representam 15,2% dos passes desta equipa, que já leva um total de 9592 passes no campeonato nacional.

Benfica-Dínamo Zagreb

Águias e croatas já se cruzaram três vezes

Benfica e Dínamo Zagreb já se encontraram em três ocasiões nas provas europeias, sendo que o saldo é positivo para as águias (duas vitórias e um empate). O confronto mais recente decorreu na época 2004/05 (25 de novembro de 2004) para a Taça UEFA/Liga Europa: orientados por Giovanni Trapatonni, os encarnados venceram por 2-0. Sokota e Simão Sabrosa foram os autores dos golos.

Na época 1980/81, as equipas enfrentaram-se por duas vezes na Taça das Taças. Empate sem golos na Croácia e vitória das águias em Lisboa (2-0), a 1 de outubro de 1980. Nené e César fizeram os tentos da equipa comandada por Lajos Baróti.

ÉPOCACOMPETIÇÃORESULTADO
2004/05Liga Europa (fase de grupos)Benfica-D. Zagreb 2-0
1980/81Taça das TaçasBenfica-D. Zagreb 2-0
1980/81Taça das TaçasD. Zagreb-Benfica 0-0

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.