João Cancelo diz-se triste por nunca ter jogado na equipa principal do Benfica

Em entrevista a A BOLA, João Cancelo admite a mágoa por ter deixado o Benfica sem vingar na equipa principal. Mas mantém o sonho de voltar a jogar de águia ao peito.

Passou pelo centro de estágio do Seixal para cumprimentar o treinador Bruno Lage no ano passado, antes de ir para a Juventus. Por acaso ninguém lhe perguntou se não podia ficar?…

Ficou-me aquele sabor amargo de não poder jogar regularmente na equipa principal do Benfica, de poder jogar no Estádio da Luz. Quando lá joguei pela Seleção com a Itália senti o calor do estádio e quando se joga com amor à camisola a pessoa torna-se mais forte.

E pensa realmente nisso? Um dia poder regressar ao Benfica para jogar na equipa principal?

Nunca se sabe, nunca se sabe. Sinceramente, gostava, não sei quando mas gostava.

No Benfica acabou também por fazer amigos que tiveram igualmente de procurar a sorte com outras camisolas…

Sim, Fábio Cardoso, Ivan Cavaleiro, Bruno Varela… são os meus melhores amigos no futebol, ganhei ali amigos para a vida inteira.

Depois do período áureo do Sporting, João Cancelo não tem dúvidas de que a hegemonia da formação em Portugal pertence agora ao Benfica.

Como olham João Cancelo e outros jogadores de sucesso da sua geração para o centro de estágio do Benfica?

Atualmente, é a melhor escola de futebol em Portugal. Na minha altura era o Sporting, porque da academia saíam grandes jogadores. Nani, Ronaldo, Figo mais atrás, Quaresma… Agora, porém, toda a gente fala dos jogadores do Benfica, penso que a mentalidade do clube também mudou, começaram a apostar na formação, perceberam que apostar na formação era o método certo e agora está a dar cartas.

Em clubes tão importantes como Inter ou Juventus fala-se da formação do Benfica?

Sim, sim, sim, o Benfica é muito grande e por exemplo na Juventus estão sempre a meter-se comigo, a dizer que o FC Porto é melhor, mas eles sabem que não, sabem que a grandeza do Benfica… Respeito muito o FC Porto, é uma grande equipa, mas o Benfica é o clube do povo.

João Cancelo não esquece os dois anos em que coincidiu com Bruno Lage na formação do Benfica. E diz-se convicto do valor do jovem treinador, de 42 anos, para ficar por muitos anos ao leme da equipa principal das águias.

Bruno Lage, que é agora treinador principal do Benfica, diz-lhe particularmente alguma coisa?…

Claro que diz…

Fale-nos dele. E dos tempos do Seixal.

Bom, eu não queria viver no Seixal, o Benfica bem queria, porque eu era um bocado avariado [risos], mas eu não queria, gostava de estar com os meus amigos no meu bairro, sair da escola, estar tranquilo, ainda hoje é assim. Frequento os mesmos sítios que frequentava há oito ou nove anos.

E Bruno Lage?

Se quer que lhe diga, se não foi o treinador que me marcou mais foi seguramente dos que mais me marcaram. Apanhei-o dois anos, iniciados e juvenis, mas da formação de certeza absoluta que foi o treinador mais importante para mim, porque fazia-me ver as coisas. Dizia-me que era muito talentoso, que era, se calhar, o jogador mais talentoso da equipa, mas que se continuasse com o meu comportamento não iria chegar a lado algum. Fez-me ver isso. Era muito rígido para mim e estava sempre em cima de mim. Não me deixava fazer nada, nada! Quando estava com ele era como se estivesse na tropa. Ainda hoje mantenho contacto com ele, visitei-o antes de ir para a Juventus, fui ao centro de estágio. Acho que é importante, não devemos esquecer-nos das pessoas que nos fizeram bem. Mas há outros treinadores que me fizeram bem também. O mister Hélder [Cristóvão], o mister Norton de Matos, o mister João Tralhão, o mister Luís Nascimento, irmão do mister Bruno. Marcelino [García Toral], Nuno Espírito Santo também… Foi muito importante, foi ele quem me levou para Valência e apostou em mim para ser jogador profissional.

Bruno Lage, pelo conhecimento que tem da formação, num clube que está a apostar como nunca na formação, será o homem certo no lugar certo?

Acho que sim, é o homem certo. Verão. Como pessoa consegue moralizar uma equipa inteira, é um líder, ele nasceu para ser líder de uma equipa, é a pessoa certa e o Benfica tem ali treinador para muitos anos, porque além de formar também faz os jogadores estarem com ele. Acredita muito no espírito de grupo, que nada se faz sozinho e que tudo se ganha em equipa. Porque quando se ganha, ganha a Juventus, ganha o Benfica, não ganham João Cancelo ou Bruno Lage. É o segredo dele, desejo-lhe o melhor.

João Cancelo falou sobre duas das joias da coroa do Benfica: João Félix e Rúben Dias. Dois jovens mas que evidenciam já atributos suficientes para aumentar o contingente português da Juventus.

Jogou, e cresceu, no Benfica com nomes como André Gomes ou Bernardo Silva, dois de muitos jovens que se foram espalhando pelos melhores clubes da Europa.

É engraçado agora pensar nisso, mas se quer saber nunca duvidei dos jogadores formados no Benfica. Sempre acreditei no Benfica, até porque começou a fazer o que o Sporting tinha feito na sua academia e isso também facilitou o aparecimento de novos talentos. Graças a Deus, já apanhámos essa parte e é natural, quanto melhores são as condições, mais jogadores aparecem. Agora está a aparecer um miúdo novo, João Félix, que joga pelo meu Benfica…

Esse miúdo, como referiu, que até já é apontado à Juventus e a outros grandes clubes da Europa…

Joga muito, é muito bom jogador, e, felizmente, está a jogar pelo Benfica.

Sente que pode chegar de facto a um clube como a Juventus?

Não o conheço pessoalmente, fora de campo, mas pelo que me parece, por vê-lo em campo, nada há a dizer. Muito inteligente, já é um grande jogador. Claro que há coisas que tem de melhorar, mas também só tem 19 anos. Ele vai aprender e maturar várias coisas.

E Rúben Dias? Está à espera dele em Turim?

Rúben Dias é uma pessoa que já conheço bem e gosto muito dele. Já o conhecia, e sabia que era pessoa com muito caráter, um líder, agora que estamos juntos na Seleção Nacional gostei muito de conhecê-lo ainda melhor. Não tem a braçadeira de capitão mas é um líder, é novo mas tem grande caráter, é um jogador muito trabalhador e penso que vai dar também que falar.

Fala-se há muito de uma transferência de Rúben para a Juventus e até Chiellini já abordou a questão. Tem o perfil?

Tem, o perfil tem, sem dúvida alguma. Tem.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.