Passam hoje 15 anos sobre desaparecimento de Miklós Fehér

Passam hoje 15 anos sobre a morte de Miklós Fehér. Na noite de 25 de janeiro de 2004, o Benfica vencia em Guimarães para o Campeonato (0-1) e, perto do fim, Miki foi advertido pelo árbitro tendo replicado com um sorriso. Subitamente, caiu inanimado no relvado e acabou por falecer.

O corpo de Fehér esteve em câmara-ardente no átrio do Estádio da Luz para que os vários adeptos do Benfica, e não só, pudessem prestar uma última homenagem. Por respeito à sua memória o n.º 29 foi retirado do plantel encarnado.

Outra das homenagens foi a colocação de um busto do atleta junto à porta 18 do Estádio. Diariamente são centenas de pessoas que passam pela obra, acabando por, voluntária ou involuntariamente, relembrar o jogador, a história e o acontecimento.

Benfica instituiu ainda o prémio Miklós Fehér em parceria com a antiga escola do futebolista em Gyor, na Hungria, com o intuito de manter bem viva a memória do jogador.

feher-1-treino-new_thumbnail

Os números com o Manto Sagrado

Ao serviço dos encarnadosMiklós Fehér apontou oito golos. O primeiro remate certeiro de águia ao peito aconteceu em 2002/03, época de estreia no Benfica, na 3.ª jornada do Campeonato Nacional. O Benfica jogava fora de portas frente ao Moreirense e Fehér apenas entrou no início da segunda parte; aos 78′ o húngaro apontou o golo que deu a vitória (2-3).

A equipa estava balançada para o ataque em busca do golo e foi Ricardo Rocha que na extrema esquerda fez um cruzamento milimétrico, que foi respondido da melhor forma pelo avançado. Um cabeceamento de cima para baixo que não deu a mínima hipótese de defesa ao guardião João Ricardo.

Quatro dos oito golos que Fehér totalizou foram marcados ao Vitória de Guimarães, sendo que três deles aconteceram na mesma partida, ou seja, um hat-trick no último jogo do campeonato em 2002/03. O avançado foi titular e catapultou a equipa para uma sólida vitória assinada com números de goleada: 4-0 foi o resultado final.

Neste mês de janeiro, em que se recordam os 15 anos do falecimento do jogador, a equipa principal de futebol jogou duas vezes em Guimarães, no estádio onde esboçou o último sorriso, e “homenageou” o atleta com duas vitórias. Uma para a Taça de Portugal, que permitiu à equipa a passagem às meias-finais, e outra para a Liga NOS, ambas com o mesmo resultado: 0-1.

Ficam os registos e a saudade de um jogador que conquistava os adeptos pela forma simples e eficazde jogar futebol, sempre com um sorriso nos lábios

Fehér

Prémio Miklós Fehér

O Prémio Miklós Fehér foi criado em 2009 para homenagear a memória do avançado húngaro, pelo que foi o seu exemplo e o seu percurso em vida.

O mesmo resulta de um protocolo estabelecido com a escola Bercsényi Miklós, em Gyor. A escola Bercsényi Miklós, que Fehér frequentou enquanto jovem, é especializada na formação desportiva de jovens que querem fazer do desporto a sua vida profissional. No palmarés da escola constam dezenas de medalhas olímpicas. Através do protocolo, os melhores alunos selecionados pelos responsáveis da escola, visitam anualmente as instalações do Sport Lisboa e Benfica.

Este ano o Clube vai receber os últimos vencedores, nos dias 25 a 28 de março. Vão ter oportunidade de visitar o Estádio e Centro de Treinos e receber das mãos da Direção o prémio e a camisola do Clube.

O Sport Lisboa e Benfica suporta todas as despesas de alojamento e refeições dos quatro premiados:Róbert Pár teacher, Klaudia Sorok student, Eliza Takács student e Lili Bán student

Referir também que, no próximo dia 31 de janeiro, por ocasião dos 120 anos do nascimento do Béla Guttmanno Clube receberá a visita de uma comitiva húngara e, naturalmente, Fehér será igualmente recordado. A comitiva é a seguinte: H.E. Klára Breuer (Ambassador of Hungary),  Dr. Lajos Szabó (President of the Hungarian National Sport Museum), Dr. János Váczi (Grandson of Mr. Lajos Baróti, former coach of SL Benfica), Mrs. Katalin Négyessy (Economic Counsellor of the Embassy of Hungary), Mr. István Iglói (Nagy, Head of the Department of Sport Diplomacy, MFAT) e Dr. Váczi (Vice-Mayor of 12th district of Budapest).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.