O “Rei” faria hoje 77 anos

A 25 de janeiro de 1942 nascia em Moçambique, para o mundo, Eusébio da Silva Ferreira. O Rei do futebol português faria, nesta sexta-feira, 77 anos.

Chegou ao Benfica em dezembro de 1960 e a partir daí nunca mais saiu das bocas do mundo. 15 épocas de uma história contada através de excelentes exibições, golos e conquistas, que fizeram de Eusébio um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos.

Fez 614 jogos pelo Benfica, marcou 638 golos (média superior a 1 por jogo), e ainda conquistou 10 Campeonatos Nacionais5 Taças de Portugal1 Taça dos Clubes Campeões Europeus e 5 Taças de Honra de Lisboa.

Notável também a nível individual, o Rei Eusébio foi o único jogador ao serviço de um clube português a vencer uma Bola de Ouro, em 1965, conquistando ainda, por duas vezes, a Bota de Ouro, troféu destinado ao melhor marcador europeu, em 1968 e 1973.

Eusébio

O dia em que Portugal parou

Na madrugada do dia 5 de janeiro de 2014 o país recebia a notícia de que Eusébio tinha morrido. Um dia que ficou marcado na história do Sport Lisboa e Benfica como um dos dias mais tristes de sempre.

Adeptos de todo o mundo assoberbaram o Estádio da Luz para dizerem um último “adeus” ao Pantera Negra, numa merecida e comovente homenagem. Cachecóis de vários clubes, cartazes, fotografias e outros artefactos foram deixados junto à estátua do Rei, que o eterniza.

3 de julho de 2015, o Panteão Nacional recebeu o corpo de Eusébio, numa cerimónia que contou com a presença da família do antigo futebolista, do Presidente Luís Filipe Vieira e de várias personalidades da sociedade portuguesa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.