Faz hoje 35 anos desde a genialidade de Chalana que levou Portugal ao Mundial

chalana-portugall-thumbnailFoi há 35 anos. No chuvoso dia 13 de novembro de 1983, o Pequeno Genial do Benfica, com a camisola de Portugal vestida, teve um rasgo individual que fez tombar a poderosa União Soviética no antigo Estádio da Luz. O lance de Chalana foi mais de meio golo – o resto, de penálti, coube a Jordão. E o País festejava o primeiro apuramento para um Europeu.

A Perestroika, reestruturação política desenvolvida por Gorbachev, foi o princípio do fim para a União Soviética (URSS), algo que se consumou em 1991. Anos antes, em 1983, Fernando Chalana, respondendo também pelo cognome Pequeno Genial, derrubou a União Soviética em pleno Estádio da Luz com a sua velocidade, fantasia e criatividade.

Era 13 de novembro. Dia chuvoso e cinzento em Lisboa, típico de um inverno que estava a caminho. Última jornada do Grupo 2 de qualificação para o Euro 1984, prova em que Portugal nunca participara antes. O mau tempo não afastou os portugueses da missão de incentivar os bravos jogadores. Nas bancadas do antigo Estádio do Benfica estiveram 75 mil pessoas, num apoio incessante até ao golo que trouxesse a glória. Só um triunfo assegurava o apuramento.

O ansiado golo aconteceu aos 44’, por Jordão, mas o princípio do fim para a União Soviética começou dois minutos antes e nem o relvado pesado parou o Pequeno Genial. Na zona intermediária, ligeiramente descaído para a direita, Chalana recebeu o esférico, arrancou e deixou um adversário para trás; fletiu para o meio, venceu uma entrada de carrinho de um segundo rival e, sempre com a bola colada ao seu pé esquerdo, acabou derrubado por um terceiro oponente quando invadia a grande área. Penálti!

O árbitro francês Georges Konrath assinalou de pronto para a marca dos onze metros. Portugal tinha uma soberana oportunidade para se adiantar e Rui Jordão – avançado que representara o Benfica nos anos de 1970 – não desperdiçou. Bola para um lado, Rinat Dassaev para outro e 1-0 no marcador. A Luz voltava a ser talismã!

Anos mais tarde, em pleno relvado do Estádio da Luz, Chalana recordou o lance à RTP e manteve a posição: foi penálti! “Recebi a bola mais ou menos no flanco direito, ultrapassei um adversário, dois, três… chego à área, protejo a bola com o pé esquerdo, o pé direito era o de apoio, sinto a pancada e caio. Foi simples. E foi penálti”, descreveu o Pequeno Genial.

chalana-portugal-urss-1983-new_thumbnail

O apoio de todo um País em torno de uma Seleção também foi relembrado pelo antigo jogador do Benfica.

“Nesse dia choveu muito e, mesmo assim, as pessoas foram cedo para o Estádio. Recordo-me que o estágio decorreu no Hotel Cidadela, em Cascais, e quando chegámos à Luz já as bancadas estavam bem compostas”, lembrou Chalana numa das várias entrevistas que deu.

O tento solitário permitiu a Portugal vencer o Grupo 2 e marcar presença no Campeonato da Europa de 1984, que teve lugar em França. Foi a estreia da Seleção Nacional na fase final desta competição, 18 anos depois de 1966, ano em que os Magriços, comandados por Eusébio, espalharam magia em Inglaterra no Mundial.

Em França, com o apoio dos milhares de emigrantes, Portugal esteve a minutos de ir à final. Com Espanha, Alemanha e Roménia no Grupo 2, Portugal terminou no 2.º lugar e seguiu para as meias-finais, onde mediu forças com o país anfitrião. Com mais uma grande exibição de Chalana, Jordão conseguiu um bis, mas os dois golos de Domergue e o tento de Platini adiaram o sonho luso por 32 anos.

Portugal-URSS, 1-0

Onze inicial: Bento (Benfica); João Pinto (FC Porto), Lima Pereira (FC Porto), Eurico (FC Porto) e Inácio (FC Porto); José Luís (Benfica), Carlos Manuel (Benfica), Jaime Pacheco (FC Porto) e Chalana (Benfica); Gomes (FC Porto) e Jordão (Sporting).

Jogaram ainda: Diamantino (Benfica) e Shéu (Benfica).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.