Ronda de Elite de acesso à final four começa esta semana

uefa-futsal-1-outro-newApós duas épocas de ausência, a formação de futsal do SL Benfica está de regresso à prova mais importante de clubes do mundo e já venceu a Ronda de Qualificação. Esta semana só a vitória no Grupo C da Ronda de Elite interessa para atingir a tão ambicionada final four.

Em 2016, aquando da última participação encarnada na prova, então ainda denominada de UEFA Futsal Cup, a turma orientada por Joel Rocha chegou mesmo à última e decisiva ronda, realizada na cidade de Guadalajara, perto de Madrid.

As meias-finais, frente ao Ugra, foram decididas na marcação de grandes penalidades, após igualdade a quatro bolas em jogo corrido. Mais sorte para os russos, que seguiram em frente e venceram o Inter Movistar na final, sendo, de resto, a última equipa a ganhar a competição antes do período hegemónico do emblema representado por Ricardinho.

No encontro que ninguém quer jogar, as águias superaram o Pescara Calcio numa série de grandes penalidades que terminou com um final mais feliz e asseguraram assim a terceira posição na prova.

Benfica 2010

Para estas emoções voltarem a ser vividas, ou até as de 2010, que ainda hoje consagram o Benfica como a única equipa portuguesa campeã europeia, os três jogos desta semana são cruciais. Três partidas em que todas as atenções estarão centradas no Pavilhão João Rocha, nas imediações do Estádio José Alvalade, e em que só o primeiro classificado passará à fase seguinte.

Pela frente, além do Sporting, o Clube da Luz terá duas equipas “completamente desconhecidas”, o Novo Vrijeme, da Croácia, e o Sibiryak, da Rússia. O desconhecimento, porém, não deverá ser sinónimo de facilidades. Se é verdade que ambas marcam presença pela primeira vez na Ronda de Elite, também é verdade que são o campeão e vice-campeão, respetivamente, dos seus países.

Novo Vrijeme

Pela primeira vez campeão em 2017/18, o Novo Vrijeme conta com dois brasileiros – Lucão e Eduardo Souza – além de 11 croatas e um esloveno. Assumiu a liderança do campeonato croata, após ter vencido o Square, no último fim de semana, por 6-4.

Na fase anterior da UEFA Futsal Champions League, os croatas somaram nove pontos e classificaram-se na primeira posição da Ronda de Qualificação B, à frente de TMC Tbilisi (Geórgia), Aktobe (Casaquistão) e KaDy (Finlândia). A partida com o Novo Vrijeme está agendada para quinta-feira, às 14h00.

O caminho do Sibiryak até esta fase foi, porém, diferente. Os vice-campeões da Rússia, reconhecidamente uma das melhores Ligas do Mundo, integraram o Grupo 3 da Ronda de Qualificação A.

Atrás dos carrascos na Liga – o Ugra – a equipa dos brasileiros Joan (vencedor de três edições da UEFA Futsal Cup) e Diego Fogaça (ex-Fundão) também ficou atrás dos eslovenos do Dobovec, passando na terceira posição, suplantando apenas a concorrência do Berettyóújfalu (Hungria).

Numa formação que, além dos brasileiros supracitados, conta ainda com mais 12 russos, o destaque vai para o guarda-redes Nikolay Balashov, de apenas 21 anos, e para o experiente ala de 36 anos, Sergey PokotyloO Benfica mede forças com os russos na sexta-feira, novamente às 14h00.

Equipa do Sibiryak

A nível interno, o Sibiryak ocupa a 6.ª posição do Campeonato, com 16 pontos, apesar de ter menos quatro jogos disputados do que o primeiro classificado, o Tyumen, que já leva 30 pontos.

Se as valências de Novo Vrijeme e Sibiryak não bastassem para manter os índices competitivos do Benfica no máximo, o último encontro da Ronda de Elite é diante do Sporting, finalista das duas últimas edições da UEFA Futsal Cup.

Considerados uma das melhores equipas do mundo, os leões venceram o Campeonato Nacional por 15 vezes. Têm procurado, sem sucesso, o título europeu. Nas duas últimas finais, o conjunto liderado por Nuno Dias perdeu diante do Inter Movistar.

Fortino, Djo, Caio Japa, Marcão e Divanei deixaram Alvalade no termo da temporada passada e chegaram nomes de peso no futsal internacional como Guitta, Alex, Leo e Rocha. Erick Mendonça regressou do empréstimo ao Fundão e tem-se revelado também peça importante no xadrez do técnico leonino.

Alex Merlim, Dieguinho e Cavinato, ou os internacionais portugueses Pany Varela, João Matos, Pedro Cary e Fernando Cardinal são outras das referências num plantel rico em quantidade e qualidade.

Benfica-Sporting Liga Sport Zone

Nas competições domésticas, os verdes e brancos seguem na perseguição ao Benfica. Depois da vitória por 4-1, no dia 21 de outubro, no Pavilhão Fidelidade, as águias lideram a prova com mais cinco pontos face ao rival lisboeta. O Sporting-Benfica está marcado para domingo, às 19h00.

Ao entusiasmo que só por si o jogo já gera em torno dos adeptos das duas equipas, junta-se o facto de este se jogar sem restrições na utilização de estrangeiros, ao contrário do que acontece na Liga Sport Zone, onde por jogo só podem ser utilizados cinco atletas não formados localmente.

Para apoiar o SL Benfica na Ronda de Elite, consulte aqui as condições para adquirir o seu ingresso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.