Basquetebol: Benfica vence clássico e segue líder invicto

O Benfica venceu, na tarde de sábado, no Pavilhão Fidelidade, o FC Porto (93-88) naquele que era o prato quente da 5.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os encarnados somam a quinta vitória na prova e seguem invictos.

Perante um Benfica invicto no Campeonato e vindo de duas derrotas consecutivas na prova, o FC Porto entrou bem, a recuperar de uma desvantagem inicial. Foram os encarnados a sair na frente do marcador – com Cláudio Fonseca a fazer os dois primeiros pontos do encontro –, nuns primeiros cinco minutos muito equilibrados (16-15).

A vantagem do FC Porto ia esticando e a formação visitante terminava o primeiro quarto a vencer por 20-25. Nos primeiros 10 minutos da partida – com muitos pontos e jogadas de grande qualidade –, destaque para os 8 pontos de Fábio Lima, melhor marcador dos encarnados.

Depois de estar a perder em casa por cinco pontos, o conjunto de Arturo Álvarez aproveitou os primeiros minutos do segundo quarto para encurtar distâncias, com Miguel Maria a ser uma das figuras de destaque (com 10 pontos). Após um empate (45-45), a apenas cinco segundos do intervalo o FC Porto passou para a frente do marcador. Ferran Ventura, mesmo em cima do soar da buzina, ganhou o ressalto depois de um tiro exterior e lançou, com sucesso, ao cesto, permitindo aos dragões recolherem aos balneários com uma vantagem magra: 45-47.

Se a vantagem era curta à saída para o intervalo, as distâncias foram estendidas logo no início da segunda parte. A 6 minutos do final do terceiro quarto, o Benfica perdia por 11 pontos (49-60). Arturo Álvarez pediu desconto de tempo, mexeu na equipa e a recuperação foi impressionante. Os encarnados melhoraram o rendimento – tanto no ataque como na defesa – e até estiveram a ganhar por 63-60, mas o FC Porto acabou por igualar já nos instantes finais: 64-64. Permanecia tudo em aberto…

No último quarto era o tudo por tudo. Incrível resposta dos encarnados – que, recorde-se, estiveram a perder por 11 pontos em duas ocasiões –, com Miguel Maria Cardoso a sentenciar na linha de lance livre já nos instantes finais (93-88), numa altura em que o Benfica levava já uma confortável vantagem sobre o rival.

Destaque para Micah Downs, melhor marcador dos encarnados, com 18 pontos, menos um do que Cláudio Fonseca (17). Pontuaram ainda: Fábio Lima (16), Álex Suárez (14), Miguel Maria (13), José Silva (8), Arnette Hallman (4) e Quentin Snider (3).

Cinco inicial do Benfica: Miguel Cardoso, Fábio Lima, Alex Suárez, Micah Downs e Cláudio Fonseca.

Na próxima jornada (6.ª), o Benfica desloca-se ao terreno do CAB Madeira, numa partida agendada para as 15h30 do dia 10 de novembro (sábado).

Arturo Alvarez

“Os adeptos foram o sexto jogador”

Arturo Álvarez (treinador do Benfica): “O FC Porto começou com uma boa percentagem de triplos, o que fez com que a nossa defesa ficasse com dúvidas, mas, depois daquele parcial de 11 pontos de diferença e do time-out, o Benfica começou a fazer um melhor trabalho defensivo e um bom aproveitamento de lances. No final, cabeça fria para ganhar a uma boa equipa e seguir na frente, que é o trabalho que o Benfica tem de fazer.”

“Para o Benfica é sempre importante ganhar, é um dever. Temos de o fazer, lutar à frente dos adeptos e continuar na frente é melhor para o dia a dia da equipa.”

“Este apoio é maravilhoso. Sentimos muito calor. Eles foram o sexto jogador.”

Miguel Maria

Miguel Maria (base do Benfica): “Mais uma vitória no nosso campeonato. Lutámos até ao fim. Tivemos mais garra no final, quando passámos para a frente soubemos gerir bem e foi uma vitória importante perante os nossos adeptos.”

“Foi o coração, o querer. Queríamos muito ganhar em casa, perante um adversário direto e com cabeça e coração soubemos gerir bem as posses de bola.”

“Para a semana temos uma deslocação difícil à Madeira. Vamos pensar jogo a jogo e no final faremos as contas.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.