Discurso dos 15 anos de presidência de Vieira aponta ao sonho europeu

Assinalam-se, nesta quinta-feira, 15 anos de liderança de Luís Filipe Vieira do Sport Lisboa e Benfica. O 33.º presidente da História do Clube foi eleito a 31 de outubro de 2003 e o trabalho está à vista.

Jantar comemorativo do 15.º aniversário do Estádio da Luz

As comemorações do momento juntaram-se à obra feita… e os festejos duplicaram! É que se se assinalaram também recentemente (25 de outubro) os 15 anos da Nova Catedral e a Família Benfiquista reuniu-se para comemorar as datas.

No Estádio da Luz, a noite iniciou-se com um welcome drink, seguindo-se os discursos. Carlos Moia foi o primeiro a usar da palavra, lembrando que estes foram “15 anos de Nova Luz e de muito mais”, destacando a capacidade de liderança de Luís Filipe Vieira, “um ser notável”, ao leme de um “Clube com alma e coração”. Quanto à Catedral… “É um dos melhores Estádios da Europa, o símbolo mais perfeito de um tempo e de uma obra”, afirmou o presidente executivo da Fundação Benfica.

Antes de Luís Filipe Vieira discursar, a visualização de um vídeo de cerca de 6 minutos com 15 momentos muito especiais dos 15 anos de Presidência… momento emocionante e que emocionou, num Estádio da Luz interativo, com som, luz, imagem… A Catedral a pulsar! Magia e Mística!

“15 anos como presidente, 17 anos no Benfica… Há tantas histórias bonitas para contar deste Benfica moderno. Não quereria que isto fosse pessoalizado, a obra é de todos os Benfiquistas, mas fizemos coisas fantásticas”, começou por dizer Luís Filipe Vieira, recordando de seguida aquela que foi “a pedra fundamental”, ou seja , a construção do Estádio da Luz, o que permitiu “projetar o Benfica para o futuro”.

Jantar comemorativo do 15.º aniversário do Estádio da Luz

O Presidente revelou várias peripécias, algumas histórias bem curiosas do antes e do durante a construção do recinto, e fez questão de saudar um nome.

“Foi graças a Mário Dias que o Estádio foi feito. É importante lembrar, porque às vezes as pessoas esquecem-se… Juntos, concretizámos o sonho de todos os Benfiquistas, e foi a partir dali que todos acreditámos que voltaríamos a ser o Benfica dos tempos áureos. É fantástico tudo o que foi feito! E hoje fazemos questão de ter esta casa como se fosse o seu primeiro dia”, disse.

Pegando um pouco nos 15 momentos escolhidos e ilustrados no vídeo, Luís Filipe Vieira foi elencando, ponto a ponto, aqueles que foram e são alguns dos pontos-chave da sua presidência e gestão: a construção do Estádio, os Sócios no centro da estratégia, o sucesso desportivo no Futebol e nas Modalidades, o Ecletismo, o Caixa Futebol Campus, as Casas do Benfica, a BTV, a Fundação Benfica, a recuperação e a projeção da História do Benfica, a aposta na Formação, a internacionalização da marca, a profissionalização e a luta pela verdade desportiva. 15 anos, 15 momentos, 15 pontos-chave.

Jantar comemorativo do 15.º aniversário do Estádio da Luz

“O Benfica começou a profissionalizar-se em todas as áreas e devemos também o sucesso a todos os profissionais do SL Benfica”, elogiou, passando de pronto para o local onde passa todo o futuro do Clube: “ O Caixa Futebol Campus é o primeiro pilar para o sucesso do Benfica. E não vamos deixar de investir. Não queremos parar aqui e queremos mais. O futuro do Benfica passa pela sua Formação.”

Luís Filipe Vieira destacou o papel “determinante” do treinador Rui Vitória no projeto e reiterou um desejo: “Não sairei do Benfica sem ser Campeão Europeu! Vamos construindo equipas com identidade própria, à Benfica, e acredito que – futuramente – com 80 a 90 por cento dos jogadores da nossa Formação. Peço a todos que acreditem; quando sonho quero concretizar”, disse taxativamente.

De seguida, o Presidente destacou a estabilidade financeira: “Estamos livres de qualquer tipo de hipoteca e os próximos anos dar-nos-ão razão. Neste momento já estamos a reter talento. O Benfica criou a sua própria autonomia”, reafirmado de pronto que tudo isto só tem sido possível também com o apoio dos Sócios, “os verdadeiros donos do Clube”.

Jantar comemorativo do 15.º aniversário do Estádio da Luz

Recordando a manutenção do ecletismo, a aposta nas modalidades, femininas inclusive, Luís Filipe Vieira fez questão de lembrar que esta Direção sempre apoiou e protegeu as suas glórias, pois é também devido a elas “que o Benfica hoje existe”. Honrar o passado, viver o presente, sempre na vanguarda, com os olhos postos no futuro.

A luta pela verdade desportiva foi outro dos temas em análise e a menagem é clara: união e fortalecimento!

“Apesar de todas as notícias tristes, quero destacar a estabilidade que temos tido em termos de Direções, fora um ou outro caso. Era natural que houvesse alguém que quisesse sair, demitir-se, mas mantivemo-nos sempre unidos. Isso é de louvar. Essas notícias fortaleceram-nos ainda mais. Há alturas em que parecemos ferro, ninguém nos derruba”, disse.

Olhando em frente…

O grande desafio que se coloca é como vamos proteger e sediar o património que o Benfica tem hoje e o que vamos ainda construir. Isso vai ser tratado numa revisão estatutária, bem como perceber como vamos limitar o endividamento de qualquer Direção, seja ela qual for. Não podemos andar para trás.Nunca mais! É preferível olhar para a nossa estratégia (aposta na Formação), porque é possível ter equipas supercompetitivas com jogadores da nossa Formação, e não cometer loucuras, como já as fizemos… Aprendemos com os erros e não queremos tornar a fazê-los”, revelou o Presidente.

Jantar comemorativo do 15.º aniversário do Estádio da Luz

A fechar, um agradecimento e um sonho…

“Quero agradecer profundamente a todos os Sócios que têm acreditado em mim e nas minhas Direções. Vamos continuar neste ritmo e, se calhar, até um pouco mais acelerado para concretizar o que queremos. É um orgulho muito grande ser Presidente do Benfica. Se estivermos todos juntos vamos ganhar muitas vezes, como temos ganho. E o título europeu tem de ser uma realidade. Queremos ser Campeões Europeus”, concluiu perante os aplausos dos presentes.

A noite prosseguiu com jantar e festa para as cerca de 800 pessoas presentes, entre convidados institucionais e colaboradores do Sport Lisboa e Benfica.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.