Manuel Fernandes em entrevista admite sair em junho e lembra titulo no Benfica

lokomotiv-fernandesh-e1500354673476Na antecâmara da visita do FC Porto a Moscovo, A BOLA entrevistou Manuel Fernandes. Desde 2014 no Lokomotiv, admite o médio português que a saída no final da época é o cenário mais provável. E explica porquê.

Está para breve o dia do adeus a Moscovo? Ainda recentemente foram tornadas públicas afirmações suas de desagrado pela forma como o Lokomotiv estava a encarar o processo de renovação.

Pois, isso é inegável. Da renovação o melhor que posso dizer para descrever o que está a acontecer é que esse processo se encontra parado. Não houve evolução alguma nos últimos tempos e desconfio que não haverá no futuro próximo.

Qual a razão?

Garanto-lhe que não é por culpa minha. O meu contrato termina em junho de 2019 e até lá irei cumpri-lo com o máximo de profissionalismo, como tenho feito em todos os clubes pelos quais já tive o privilégio de passar.

É culpa de quem? Dos dirigentes? Desagradou-lhe o modo como as negociações foram conduzidas?

Desagradou-me imenso. Tudo é muito simples: quando há respeito e honestidade de todas as partes, todas as soluções são possíveis. A partir do momento em que não há respeito e, especialmente, em que há desonestidade, o melhor é cada um seguir a sua vida. Houve quem não tivesse sido honesto comigo e, por muito que goste de cá estar e que goste do clube, há situações que não tolero. Seria contra os meus princípios permanecer num clube onde a honestidade não é qualidade tida como primordial, como tive o desprazer de comprovar nos últimos meses.

Não parece sequer prever qualquer mudança de cenário…

Infelizmente, não. Se nada mudou até aqui, não acredito que vá tudo mudar repentinamente.

A ligação ao Lokomotiv está com os dias contados, é isso?

Tendo em conta que o meu contrato termina no final da época, aceito que faça esse julgamento. Não estou muito preocupado em pensar a médio prazo, pois no futebol é um risco criar ilusões ou fazer projetos para o futuro, mas admito que terá chegado o momento de mudar de ares e de deixar o Lokomotiv.

 

Dono de longa carreira no futebol, e com experiências em diferentes países, foram poucos os anos em que Manuel Fernandes teve oportunidade de atuar nos relvados portugueses. Mas há algo que não esquece: o título de campeão nacional conquistado ao serviço do Benfica, em 2004/2005.

Surpreendido por ter atingido os 32 anos numa forma invejável e com um currículo bem preenchido por experiências em campeonatos como o inglês ou espanhol, reconhecidamente, os melhores e mais competitivos do mundo?

Não diria surpreendido, porque tudo o que me aconteceu foi obra de muito trabalho, muito treino, muita dedicação, muito profissionalismo. Todos os dias quis aprender mais e mais. Quis saber o que era preciso para cuidar ainda melhor do físico, como melhorar a parte tática e técnica. Não basta termos excelentes qualidades inatas. É preciso trabalhá-las constantemente, estejamos com 20 ou 30 anos. Só assim se pode estar num patamar superlativo. Sinto-me um bocado abençoado também, por ter jogado em Inglaterra e Espanha. A liga espanhola, se calhar mais do que qualquer outra, marcou-me imenso. Porque lá, seja o Real Madrid ou o Barcelona o adversário, a prioridade é tentar atacar, jogar com a baliza adversária em mira e não ficar unicamente preocupado em proteger a nossa. Estejam as equipas em terceiro, décimo ou último. Algo semelhante somente na Turquia. A liga turca foi até a que me deixou mais saudades. O ambiente dos estádios é surreal. É como se estivéssemos a viver noutra dimensão. A paixão com que aqueles adeptos vivem o jogo é incrível e contagiante.

E de Portugal ou da Liga portuguesa guardou saudades?

De Portugal, sim. É o meu país, a minha casa, foi lá que me tornei jogador, é lá que está a minha namorada e a minha filha. Sempre que posso, volto a Portugal.

Não falou foi da liga portuguesa?

Não há muito para falar. Não joguei assim tantas épocas, mas orgulho-me de ter sido campeão pelo Benfica.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.