João Alves vai orientar a Académica de Coimbra

8269b53b5a1fead7685f6b67211a0d18Aí está o regresso de um homem tão querido pela massa associativa da Briosa: João Alves foi, ao final da manhã desta quarta-feira, apresentado como novo treinador dos estudantes.

Na cerimónia, que decorreu na Sala de Imprensa da Academia, o luvas pretas colocou a fasquia elevada, sublinhou que tudo irá fazer para que a Académica consiga a tão desejada subida de divisão. Para tal, defende, é preciso dar passos firmes e seguir etapas. Tem noção da realidade atual e, por isso, prefere salientar o que é preciso fazer primeiro para chegar ao sucesso:

– Venho, juntamente com as pessoas que trabalham comigo, com esperança. Esta equipa precisa, neste momento, de paz, tranquilidade, carinho e trabalho. Agora há três questões: a primeira é tirar o clube da situação em que está, a segunda é estabilidade, a terceira é criar todas as condições para alcançarmos o que todos os academistas desejam, que é a subida de divisão. Queremos criar laços de amizade fortíssimos entre treinadores e jogadores, isso é essencial. Só um clube como a Académica me permitira voltar ao ativo neste momento. Tinha uma posição cómoda como comentador televisivo, não foi por questões financeiras que aceitei este convite, aceitei-o porque gosto de ser treinador de futebol e esta Direção acreditou em mim.  Regresso 16 anos depois de ter subido de divisão os jogadores vão saber que vão ter a orientá-los alguém que colocou a Académica na Liga. A Académica é um clube grande, pelo seu nome e pelos seus pergaminhos.

Aos 65 anos, e depois de cinco de interregno como treinador de futebol, João Alves está de volta à ribalta. Assume estar preparado para o desafio e, para isso, vai conhecer a fundo o plantel. E alerta que conta com todos, não só na equipa profissional, como também nos sub-23 e até nos juniores. Jogará quem tiver mais qualidade, salienta. «Há jogadores no atual plantel que eu ainda não conheço. Gosto de falar com conhecimento de causa e é necessário fazer um balanço. Pareceu-me que há bons jogadores. Vi o jogo com o Estoril com especial atenção e, apesar de tudo, se não tivesse visto coisas boas, nem sequer aceitava. Em termos individuais vi jogadores com qualidade e isso deu-me alento. Sempre fui um treinador de lançar gente jovem, de ir buscar miúdos aos juniores, à 3.ª Divisão e até Distrital. Isso dá-me gozo. Aqui na Académica é exatamente isso. Se houver miúdos nos juniores que sejam melhores do que os da primeira equipa, vão jogar, sem dúvida nenhuma. O mesmo se passará com a equipa de sub-23. Jogadores destas três equipas vão ter aqui alguém sempre leal com eles. Novos ou velhos, comigo jogam os melhores, não olho a idades», concluiu.

A esperança presidencial

Pedro Roxo, presidente da Académica, esteve sentado ao lado de João Alves durante a conferência de Imprensa de apresentação do novo treinador. O líder máximo do clube explicou os motivos da escolha e vislumbra o futuro com esperança. «Foi uma escolha muito criteriosa. Optámos por alguém que dispensa apresentações e que tem um passado rico no futebol e também na Académica. Aqui tem uma história bonita. Dentro de muitas coisas que tivemos em conta, a escolha do treinador e da equipa técnica baseou-se muito em alguém que conhecesse a grandiosidade da Académica. Olhamos o futuro com confiança e precisávamos de alguém que conhecesse a casa e a realidade do clube. O seu currículo fala por si», afirmou.

Refira-se que João Alves irá orientar o seu primeiro treino na tarde desta quarta-feira, na Academia do clube, sendo que o seu jogo de estreia ao leme dos estudantes será frente ao Penafiel, no reduto do emblema duriense, partida que está marcada para o próximo dia 29 (segunda-feira), às 20.15 horas.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.